Contadores de Histórias

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interação Oral e Reconto de Histórias

A atividade 'Contadores de Histórias' visa proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de trabalhar a interação oral e a compreensão de textos literários de forma prática e colaborativa. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e escolherão um livro já lido anteriormente pelo professor para criar uma sinopse oral. Cada grupo focará nos aspectos principais da história, como personagens, cenário e enredo principal. Para auxiliar na apresentação, os alunos desenharão ilustrações que irão complementar suas narrativas. A atividade será concluída com a apresentação das sinopses para a turma, seguida de uma discussão que incentivará a reflexão sobre diferentes perspectivas e elementos importantes da história. Dessa forma, os alunos desenvolverão habilidades de comunicação, criatividade e compreensão leitora, além de fomentar a interação e cooperação entre os colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de compreender e compartilhar histórias de maneira clara e organizada. Através do reconto oral, os alunos aprenderão a identificar e apresentar os principais elementos de uma história, como personagens e cenário, aprimorando suas habilidades de comunicação e cooperação em grupo. Além disso, o uso de ilustrações feitas pelos próprios alunos visa estimular a criatividade e a expressão pessoal.

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Promover o reconhecimento de elementos narrativos em textos literários.
  • Fomentar a criatividade por meio de ilustrações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

Para essa atividade, os conteúdos programáticos se concentram no desenvolvimento de habilidades orais e na reinterpretação de textos literários. A utilização de recursos visuais como ilustrações também integra o aprendizado, promovendo uma compreensão mais completa e visual das histórias.

  • Estratégias de interação oral.
  • Elementos de histórias: personagens, enredo e cenário.
  • Uso de recursos visuais para complementação de narrativas.
  • Técnicas de reconto e interpretação de histórias.

Metodologia

A metodologia adotada é centrada no aluno e visa promover o aprendizado ativo e colaborativo. A atividade começa com a escolha da história e a formação de grupos, proporcionando aos alunos autonomia e responsabilidade. À medida que os grupos trabalham juntos na criação de sua sinopse e ilustrações, eles experimentam o processo criativo e cooperam para alcançar um objetivo comum. As apresentações finais incentivam o compartilhamento de ideias e a escuta ativa por parte dos colegas.

  • Trabalho em grupo para elaboração de sinopses.
  • Utilização de ilustrações como complemento narrativo.
  • Apresentação oral para compartilhamento de histórias.
  • Discussão coletiva sobre diferentes perspectivas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas, cada uma com duração de 60 minutos. A primeira aula focará na escolha das histórias, formação dos grupos e início do planejamento das sinopses. Durante a segunda aula, os alunos finalizarão suas sinopses e ilustrações, culminando nas apresentações para a turma.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, divisão dos grupos, escolha dos livros e início do planejamento das sinopses.
  • Aula 2: Finalização das sinopses e ilustrações, apresentações orais e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de forma contínua e qualitativa, focando no envolvimento e participação dos alunos durante toda a atividade. O professor observará o comportamento dos alunos em relação à colaboração em grupo, clareza e organização na apresentação da sinopse e criatividade na elaboração das ilustrações. Além disso, o feedback entre os colegas durante as apresentações também será considerado. Por exemplo, grupos que demonstrarem uma compreensão clara da história e se engajarem ativamente na discussão receberão elogios direcionados e construtivos, encorajando a autoavaliação e o desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem livros previamente selecionados, materiais de desenho como papel e lápis de cor, além de um espaço adequado para as apresentações. A disponibilidade desses recursos garantirá que os alunos tenham o suporte necessário para desenvolver suas sinopses e ilustrações de maneira eficaz e organizada.

  • Livros previamente lidos pelo professor.
  • Papel e materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas).
  • Ambiente adequado para apresentações de grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo