VerboemJogo: Conjugação em Ação

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Conjugação Verbal e Gramática Normativa

A atividade 'VerboemJogo: Conjugação em Ação' é uma abordagem lúdica e interativa ao ensino de conjugação verbal para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Utilizando um jogo de tabuleiro temático, os alunos são desafiados a aplicar corretamente regras de conjugação verbal em diversos tempos e modos. Durante o jogo, encaram cartas de desafios gramaticais que reforçam o conhecimento da norma padrão da Língua Portuguesa. Esta metodologia ativa não apenas torna o aprendizado mais envolvente, mas também promove o raciocínio rápido e colaborativo, incentivando a competitividade saudável enquanto consolida as normas gramaticais aprendidas em sala de aula. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e usar corretamente tempos verbais, assim como aprimorar sua capacidade de aplicação da gramática normativa em situações práticas e dinâmicas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade é fortalecer a compreensão e domínio dos alunos sobre a conjugação verbal, aprimorando sua capacidade de aplicar as regras gramaticais em contextos práticos. Busca-se desenvolver não apenas habilidades cognitivas relacionadas à gramática, mas também promover um ambiente de interação e cooperação, essencial para o aprendizado coletivo.

  • Desenvolver a habilidade de conjugar verbos corretamente em diferentes tempos verbais.
  • Aprimorar o conhecimento das normas padrão da Língua Portuguesa.
  • Estimular o raciocínio rápido em contextos competitivos e colaborativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP05: Analisar e aplicar normas gramaticais da Língua Portuguesa para melhorar a comunicação escrita e oral.
  • EM13LP06: Compreender estruturas linguísticas para aprimorar a interpretação e produção de textos em diferentes contextos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca na conjugação de verbos regulares e irregulares em tempos verbais como presente, passado e futuro, tanto no indicativo quanto no subjuntivo. Além disso, são explorados aspectos da gramática normativa, com ênfase na correta aplicação das regras em exercícios práticos.

  • Conjugação de verbos regulares nos tempos presente, passado e futuro.
  • Conjugação de verbos irregulares em diferentes modos.
  • Revisão das regras gramaticais normativas.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade baseia-se na aprendizagem ativa promovida por meio do jogo de tabuleiro, estimulando a interação e a competição saudável entre os alunos. Esta abordagem favorece a fixação do conteúdo de maneira prática e divertida, permitindo que os alunos aprendam fazendo.

  • Uso de jogo de tabuleiro temático como ferramenta de ensino.
  • Abordagem prática da conjugação verbal através de desafios e exercícios.
  • Trabalho em grupo para promover a colaboração e a troca de conhecimentos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para maximizar o tempo disponível durante uma aula de 60 minutos. É organizado de maneira a garantir que todas as etapas do jogo sejam concluídas, oferecendo tempo suficiente para explicação, prática, execução e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e regras (10 minutos), execução do jogo (40 minutos), feedback e discussão (10 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, baseada na participação ativa durante o jogo, capacidade de aplicar corretamente as regras de conjugação e interação com os colegas. Será dada ênfase na observação de desempenhos individuais e coletivos, incentivando a autoavaliação e reflexão sobre o aprendizado. Exemplos de critérios incluem: número de verbos conjugados corretamente, capacidade de resolução dos desafios gramaticais, e colaboração durante a atividade em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a atividade incluem o jogo de tabuleiro criado especificamente para este fim, além de cartas com desafios gramaticais. Esses recursos são fundamentais para promover a experiência prática e interativa que a atividade propõe, facilitando o envolvimento dos alunos.

  • Tabuleiro de jogo temático.
  • Cartas de desafios de conjugação verbal.
  • Relógio ou cronômetro para gestão do tempo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo