Jornal Literário

Desenvolvida por: Ricard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Produção Textual e Análise Crítica de Obras Literárias Brasileiras]

A atividade 'Jornal Literário' convida os estudantes do 1º ano do Ensino Médio a se engajarem na criação de um jornal que reflete suas análises e interpretações de obras da literatura brasileira. Os alunos deverão eleger títulos significativos, analisar o contexto histórico, social e cultural das obras selecionadas e produzir textos que englobem resenhas críticas, artigos de opinião, entrevistas fictícias com autores e leitores da época, entre outros formatos jornalísticos. Esta proposta pedagógica visa desenvolver habilidades de leitura crítica, escrita coesa e argumentação sólida, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais profunda das obras literárias e seu impacto na sociedade. Além disso, busca-se fomentar a criatividade ao permitir que os alunos utilizem diferentes gêneros de produção textual para expressar suas interpretações pessoais e coletivas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade giram em torno de capacitar os alunos a desenvolver suas habilidades de leitura crítica e argumentação, além de aprimorar suas competências em produção textual e cooperação em equipe. A construção do jornal literário permite uma abordagem interdisciplinar, onde os estudantes exploram e identificam diferentes temáticas literárias, contextualizam obras e autores no cenário histórico-social, e exercitam a criação de textos informativos e opinativos.

  • Estimular a leitura crítica e interpretativa de obras literárias.
  • Desenvolver habilidades de escrita em diferentes gêneros textuais.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e colaboração.
  • Ampliar o repertório cultural e literário dos estudantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP09: Analisar de forma crítica produções literárias, considerando seus temas, estruturas e aspectos formais.
  • EM13LP10: Articular textos literários com outras linguagens artísticas e culturais, percebendo a intertextualidade.
  • EM13LP11: Propor pautas para situações de produção textual que envolvam a literatura como objeto de reflexão e crítica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a leitura e análise de obras literárias brasileiras selecionadas, o estudo dos contextos históricos e sociais das produções literárias e o desenvolvimento de habilidades de escrita nos gêneros jornalísticos. Os alunos serão incentivados a estabelecer relações entre os textos literários e os meios de comunicação, explorando a linguagem jornalística como ferramenta de crítica e interpretação das obras.

  • Leitura e análise crítica de obras literárias brasileiras.
  • Estudo dos contextos históricos e sociais das obras selecionadas.
  • Produção de textos em diferentes formatos jornalísticos.
  • Exploração da intertextualidade entre textos literários e jornalísticos.

Metodologia

A metodologia adotada buscará integrar leitura, pesquisa e produção textual de forma colaborativa e dinâmica. Os estudantes trabalharão em grupos para eleger as obras literárias a serem analisadas e, posteriormente, dividirão tarefas que envolvem pesquisa crítica, criação de textos e planejamento do layout do jornal. Serão promovidas discussões em sala de aula para compartilhamento de ideias e construção coletiva do conhecimento.

  • Trabalho em grupos para eleição de obras e divisão de tarefas.
  • Pesquisa e análise crítica de obras literárias.
  • Produção textual e planejamento do layout do jornal.
  • Discussões coletivas para troca de ideias e avaliação crítica dos textos produzidos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade estará dividido em duas aulas de 60 minutos, onde inicialmente os alunos dedicarão tempo para selecionar e analisar as obras literárias e, na segunda parte, focarão na produção dos textos e finalização do jornal literário.

  • Aula 1 da atividade: Seleção de obras e análise crítica das mesmas, além de divisão de tarefas entre os grupos.
  • Aula 2 da atividade: Produção dos textos, revisão e finalização do jornal literário.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela capacidade de análise crítica das obras literárias, criatividade e clareza na elaboração dos textos, além da cooperação na dinâmica de grupo. Serão considerados como critérios a originalidade, coesão e coerência textual, bem como a apresentação final do jornal. Por exemplo, uma equipe que integre bem as análises críticas nas entrevistas fictícias ou resenhas terá destaque em suas avaliações. Além disso, reflexões apresentadas nas discussões em sala poderão somar pontos adicionais à composição da nota final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Jornal Literário', haverá a necessidade de diferentes recursos que incentivem a pesquisa, a leitura crítica e a produção textual. Estes materiais não apenas apoiarão o desenvolvimento dos jornais, mas também servirão como ferramentas de consulta e inspiração.

  • Livros e textos digitais das obras literárias brasileiras selecionadas.
  • Computadores e acesso à internet para pesquisa e desenvolvimento dos textos.
  • Programas de edição de texto e layout para elaboração do jornal.
  • Biblioteca da escola para consulta e estudo de obras e contextos históricos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo