A atividade 'Jornal Literário' convida os estudantes do 1º ano do Ensino Médio a se engajarem na criação de um jornal que reflete suas análises e interpretações de obras da literatura brasileira. Os alunos deverão eleger títulos significativos, analisar o contexto histórico, social e cultural das obras selecionadas e produzir textos que englobem resenhas críticas, artigos de opinião, entrevistas fictícias com autores e leitores da época, entre outros formatos jornalísticos. Esta proposta pedagógica visa desenvolver habilidades de leitura crítica, escrita coesa e argumentação sólida, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais profunda das obras literárias e seu impacto na sociedade. Além disso, busca-se fomentar a criatividade ao permitir que os alunos utilizem diferentes gêneros de produção textual para expressar suas interpretações pessoais e coletivas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade giram em torno de capacitar os alunos a desenvolver suas habilidades de leitura crítica e argumentação, além de aprimorar suas competências em produção textual e cooperação em equipe. A construção do jornal literário permite uma abordagem interdisciplinar, onde os estudantes exploram e identificam diferentes temáticas literárias, contextualizam obras e autores no cenário histórico-social, e exercitam a criação de textos informativos e opinativos.
O conteúdo programático desta atividade abrange a leitura e análise de obras literárias brasileiras selecionadas, o estudo dos contextos históricos e sociais das produções literárias e o desenvolvimento de habilidades de escrita nos gêneros jornalísticos. Os alunos serão incentivados a estabelecer relações entre os textos literários e os meios de comunicação, explorando a linguagem jornalística como ferramenta de crítica e interpretação das obras.
A metodologia adotada buscará integrar leitura, pesquisa e produção textual de forma colaborativa e dinâmica. Os estudantes trabalharão em grupos para eleger as obras literárias a serem analisadas e, posteriormente, dividirão tarefas que envolvem pesquisa crítica, criação de textos e planejamento do layout do jornal. Serão promovidas discussões em sala de aula para compartilhamento de ideias e construção coletiva do conhecimento.
O cronograma desta atividade estará dividido em duas aulas de 60 minutos, onde inicialmente os alunos dedicarão tempo para selecionar e analisar as obras literárias e, na segunda parte, focarão na produção dos textos e finalização do jornal literário.
Os alunos serão avaliados pela capacidade de análise crítica das obras literárias, criatividade e clareza na elaboração dos textos, além da cooperação na dinâmica de grupo. Serão considerados como critérios a originalidade, coesão e coerência textual, bem como a apresentação final do jornal. Por exemplo, uma equipe que integre bem as análises críticas nas entrevistas fictícias ou resenhas terá destaque em suas avaliações. Além disso, reflexões apresentadas nas discussões em sala poderão somar pontos adicionais à composição da nota final.
Para a realização da atividade 'Jornal Literário', haverá a necessidade de diferentes recursos que incentivem a pesquisa, a leitura crítica e a produção textual. Estes materiais não apenas apoiarão o desenvolvimento dos jornais, mas também servirão como ferramentas de consulta e inspiração.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula