Laboratório de Memes: Linguagem e Humor

Desenvolvida por: Vânia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise de Ironia e Ambiguidade em Memes

A atividade 'Laboratório de Memes: Linguagem e Humor' tem como objetivo explorar a linguagem do humor por meio de memes, incentivando os alunos a identificar e analisar o uso de ironia e ambiguidade. Divididos em grupos, os alunos receberão uma coleção de memes famosos para estudar. Durante a atividade, eles deverão destacar os elementos de humor presentes, reconhecendo como a ambiguidade e a ironia são usadas para gerar efeitos humorísticos. Após essa análise, cada grupo terá a tarefa de criar seu próprio meme, utilizando expressões ambíguas e recursos iconográficos. A atividade culmina com uma apresentação, onde os grupos justificam suas escolhas e explicam o efeito de humor intencionado. Esse processo permite que os alunos desenvolvam habilidades críticas de análise de texto, expressão criativa e uso significativo de linguagem multimodal.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem incentivam o entendimento crítico das estruturas humorísticas presentes em textos multissemióticos, como memes e tirinhas. Os alunos aprenderão a identificar elementos de ironia e ambiguidade, desenvolvendo a capacidade de expressar essas características em seus próprios memes. Além disso, a atividade promove a habilidade de comunicar ideias de maneira crítica e fundamentada, articulando adequadamente seu entendimento da linguagem humorística.

  • Identificar o uso de ironia e ambiguidade em memes.
  • Criar e justificar a elaboração de um meme original com humor intencional.
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de textos multimodais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
  • EF89LP03: Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na análise do discurso humorístico dos memes, com ênfase em estratégias linguísticas, como ironia e ambiguidade. Os alunos explorarão diferentes maneiras de gerar humor, analisando contexto e imagem para a elaboração de textos multimodais. Essa abordagem pedagógica visa não só o desenvolvimento de habilidades de linguagem, mas também a compreensão da cultura digital contemporânea.

  • Definição e função dos memes na cultura digital.
  • Análise de ironia e ambiguidade em textos humorísticos.
  • Criação de memes originais.

Metodologia

A metodologia envolve atividades práticas de grupo, estimulando a colaboração e a comunicação crítica. Utiliza-se a análise de conteúdos visuais e textuais em memes para desenvolver a percepção e argumentação dos alunos. A criação dos próprios memes permite que exercitem a criatividade, testando a eficácia dos elementos humorísticos estudados. A exposição dos resultados fomenta a habilidade de justificar suas escolhas, proporcionando um aprendizado reflexivo e interativo.

  • Divisão dos alunos em grupos para análise colaborativa de memes.
  • Discussões orientadas para identificação de elementos linguísticos de humor.
  • Atividade prática de criação e apresentação de memes.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em 2,4 aulas, cada uma demandando 50 minutos. A atividade começa com a introdução teórica e distribuição dos memes a serem analisados. Na sequência, há etapas de discussão e elaboração criativa dos memes. Por fim, as produções são apresentadas ao grupo para avaliação conjunta. Essa estrutura permite que os alunos passem por todas as etapas do aprendizado prático e teórico.

  • Aula 1: Introdução e análise teórica dos memes entregues aos grupos.
  • Aula 2: Discussão em grupos sobre elementos de humor identificados.
  • Aula 3: Criação dos memes pelos grupos, utilizando ferramentas digitais.
  • Aula 4 (30 min): Apresentação e justificação dos memes criados, com feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação consistirá em três etapas: análise crítica dos memes, criação de um meme original e apresentação com justificativa. Na etapa de análise, os alunos serão avaliados pela capacidade de identificar elementos humorísticos e justificar suas escolhas baseadas nas características de ironia e ambiguidade. A criação do meme original será avaliada pela originalidade, uso eficaz de elementos linguísticos e visuais, além da clareza do humor pretendido. Durante a apresentação, os alunos deverão demonstrar habilidades de comunicação ao justificar suas escolhas e o efeito humorístico desejado. Exemplos de critérios incluem a capacidade de articulação de ideias, pertinência dos elementos linguísticos e iconográficos usados, além da criatividade expressa na atividade prática.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a atividade incluem desde coleções de memes selecionados até ferramentas digitais para a criação de novos memes. Esses recursos são essenciais para fomentar o processo de análise e produção criativa, permitindo que os alunos acessem linguagem multimodal em um ágil contexto interativo e moderno.

  • Coleção de memes impressa ou em formato digital.
  • Computadores ou tablets com software de edição de imagem.
  • Projetor para a apresentação dos memes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo