Diário de Aventuras

Desenvolvida por: Natali… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção Textual e Ortografia

A atividade 'Diário de Aventuras' tem como foco o desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Trabalhando em duplas, os alunos criarão um diário fictício onde narrarão aventuras imaginárias vividas por personagens criados por eles mesmos. O exercício deverá permitir que os alunos copiem textos curtos mantendo suas características originais e apliquem a grafia correta de palavras conhecidas. Ao revisarem suas criações, identificarão e corrigirão erros de escrita e pontuação, ligando diretamente a atividade às habilidades EF12LP03 e EF02LP01 da BNCC. Esta tarefa não só aprimora a competência ortográfica, mas também a criatividade dos alunos por meio da narração de histórias.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade se concentram na habilidade de copiar, planejar e produzir textos curtos enquanto se observa a correta grafia de palavras conhecidas. O foco é que os estudantes consigam aplicar as normas básicas da língua portuguesa em suas produções, promovendo a autoconfiança nas suas capacidades de escrita. Ao trabalhar em duplas, a atividade também propicia a cooperação e o desenvolvimento de habilidades sociais.

  • Desenvolver habilidades de escrita e copiação.
  • Aplicar a grafia correta de palavras conhecidas.
  • Trabalhar a criatividade e cooperação entre pares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP13: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado na prática da escrita correta e no desenvolvimento da habilidade de revisão textual. A atividade é desenhada para que os alunos percebam a importância da segmentação correta das palavras e do uso adequado de sinais de pontuação, contribuindo para a sua compreensão e participação em atividades de comunicação escrita.

  • Prática da escrita correta.
  • Revisão textual orientada.
  • Segmentação de palavras e uso de pontuação.

Metodologia

A metodologia adotada é a Atividade Mão-na-massa, que encoraja o envolvimento ativo e a exploração criativa. Os alunos são levados a constantemente revisar e aprimorar suas produções, estimulados pelo feedback de seus pares e do professor. Trabalhar em duplas também promove colaboração e troca de ideias, enriquecendo o processo de aprendizagem.

  • Envolvimento ativo através da Atividade Mão-na-massa.
  • Revisão e aprimoramento constantes dos textos.
  • Trabalho colaborativo em duplas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê que a atividade seja desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos, totalizando 2 horas. Esta divisão permite que os alunos passem pelas fases de elaboração, revisão e apresentação das histórias de forma estruturada e eficiente, garantindo o aproveitamento pedagógico ideal.

  • Aula 1: Introdução e planejamento das histórias.
  • Aula 2: Desenvolvimento e revisão crítica das narrativas.
  • Aula 3: Apresentação e feedback das produções.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada em critérios como criatividade, correção ortográfica, uso adequado de sinais de pontuação e segmentação de palavras. O professor observará o envolvimento dos alunos durante o processo, além de avaliar o produto final do diário de aventuras. Exemplos incluem a apresentação da história pelos alunos e a revisão mútua entre duplas, com o professor guiando a identificação de pontos de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, os recursos necessários são básicos, mas essenciais para garantir um ambiente de aprendizagem propício. Serão utilizados materiais que incentivem a escrita e revisão, possibilitando que os alunos se concentrem no desenvolvimento criativo das suas histórias.

  • Folhas de papel pautado para produção do diário.
  • Lápis, borracha e apontador.
  • Materiais visuais como imagens ou desenhos para inspiração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo