Roda de Notícias

Desenvolvida por: Alexan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Crítica e Interpretação de Notícias

A atividade 'Roda de Notícias' tem como propósito promover a análise crítica e a interpretação de conteúdos noticiosos. Os alunos irão engajar-se em uma roda de debate trazendo uma notícia à sua escolha, com ênfase no fato central e suas principais circunstâncias. Durante o debate em grupos, serão explorados aspectos como a perspectiva e abordagem da reportagem, assim como as consequências dos fatos apresentados. Esta prática incentiva a troca de diferentes pontos de vista, possibilitando a identificação de nuances nos textos e o desenvolvimento de habilidades analíticas, permitindo uma compreensão mais ampla do funcionamento das notícias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são fundamentais para desenvolver nos alunos a capacidade crítica de leitura e interpretação de textos jornalísticos. Durante a atividade, busca-se que reconheçam e analisem o fato central de uma notícia, suas circunstâncias e decorrências, incentivando o desenvolvimento da habilidade de distinguir diferentes perspectivas e abordagens utilizadas pelos jornalistas. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem sua capacidade de comunicação e argumentação ao expressar suas opiniões e conclusões durante os debates em grupo.

  • Desenvolver a habilidade de leitura crítica de textos jornalísticos.
  • Identificar o fato central e suas principais circunstâncias em uma notícia.
  • Analisar diferentes perspectivas e abordagens jornalísticas.
  • Aprimorar a capacidade de comunicação e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
  • EF69LP47: Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca no estudo da estrutura jornalística, identificação de fatos centrais e circunstâncias relevantes em diversas reportagens, análises de abordagens estilísticas e percepção crítica de diferentes formas de linguagem utilizadas na narrativa de notícias. Os alunos terão a chance de aplicar essa análise no contexto de uma roda de debate, ampliando o entendimento sobre os diferentes elementos que compõem um texto jornalístico.

  • Estrutura de notícias e reportagens.
  • Identificação de fatos centrais e circunstâncias.
  • Análise de perspectivas jornalísticas.
  • Percepção crítica de linguagem narrativa.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade prioriza a interação e a discussão coletiva. Através de uma roda de debater, os alunos serão incentivados a explorar e apresentar suas perspectivas individuais enquanto analisam notícias escolhidas. Esta abordagem prática não só dinamiza o aprendizado, mas também permite que os alunos construam argumentos sólidos e participem de trocas cognitivas enriquecedoras, essenciais para o desenvolvimento de habilidades analíticas e interpretativas.

  • Debates em grupo.
  • Análise crítica de notícias.
  • Apresentações e discussões coletivas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em duas aulas de 60 minutos cada. Este formato permite que os alunos se aprofundem no tema, desde a escolha da notícia e identificação dos elementos centrais até a apresentação e debate em grupo. Durante a primeira aula, as atividades iniciais serão focadas em introduzir o tema e preparar os alunos para o debate. Na segunda aula, será dada ênfase às discussões em grupo e ao fechamento com reflexões sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução à estrutura das notícias e escolha da reportagem.
  • Aula 2: Debate em grupos e discussão coletiva sobre os aspectos das notícias.

Avaliação

A avaliação terá foco na participação ativa dos alunos durante os debates, observando-se a capacidade de identificar e articular o fato central e suas circunstâncias nas notícias analisadas. Serão considerados critérios como clareza na expressão oral, qualidade das análises apresentadas, respeito e capacidade de escuta durante as discussões em grupo. Exemplos incluem um aluno que consegue expor claramente o fato central, suas circunstâncias e as diferentes perspectivas abordadas na notícia. Outro critério pode incluir a habilidade do aluno de responder e contrapor argumentos de colegas, demonstrando compreensão aprofundada do tema debatido.

Materiais e ferramentas:

Diversos recursos serão utilizados para apoiar as atividades, incluindo materiais impressos e digitais que ajudem na interpretação crítica das notícias. Ademais, buscou-se garantir que os recursos estimulassem um ambiente de aprendizagem interativo, permitindo uma análise comparativa entre diversos gêneros de mídia noticiosos.

  • Impressões de notícias variadas.
  • Computadores ou tablets para acesso online.
  • Quadro branco e marcadores.

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