Cartão de Gratidão

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Expressão de Gratidão]

[Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão explorar o valor da gratidão através da criação de cartões personalizados. A proposta visa desenvolver habilidades de escrita e revisão em um contexto prático. Em um primeiro momento, cada aluno escolherá para quem será seu cartão e qual o propósito dele, iniciando um rascunho do seu texto. Sob a orientação do professor, os alunos refletirão sobre a linguagem adequada, considerando o destinatário e o propósito do cartão. Em seguida, as crianças formarão duplas para revisar o conteúdo, realizando correções ortográficas e organizando melhor suas ideias. Finalmente, a versão final do cartão será feita, incorporando ilustrações personalizadas. Esta atividade ajuda a aprimorar o desenvolvimento linguístico e social dos estudantes, incentivando a expressão de sentimentos de forma criativa e significativa.]

Objetivos de Aprendizagem

[A atividade tem como objetivo principal desenvolver habilidades de escrita e revisão, considerando o contexto e o público-alvo. Ao longo deste exercício, os alunos aprendem a planejar suas ideias de forma organizada, refletindo sobre a estrutura e a linguagem apropriadas para o propósito do seu cartão. A interação entre pares durante a revisão também promove a empatia e a cooperação, essenciais para o ambiente escolar.]

  • [Desenvolver a habilidade de planejar um texto considerando o seu propósito e público-alv

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático desta atividade envolve o desenvolvimento de competências linguísticas através da escrita de textos de gratidão. Os alunos irão aprender a identificar o propósito comunicativo dos textos e a importância da linguagem e estrutura adequadas. A prática de revisão é fundamental para a melhoria da expressão escrita, enquanto a ilustração de textos reforça o aprendizado por meio de abordagens visuais.]

  • [Escrever textos pessoais com enfoque em gratidã

Metodologia

[A metodologia aplicada será de caráter participativo e colaborativo, promovendo a interação entre alunos e professor durante todo o processo. A atividade começará com uma conversa inicial para introduzir o conceito de gratidão, seguida por momentos individuais de planejamento e escrita, seguidos de revisão em duplas. A finalização envolverá a ilustração do cartão, tornando o aprendizado multidisciplinar e estimulante.]

  • [Discussão inicial sobre gratidã

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma desta atividade está dividido em duas aulas subsequentes. Durante a primeira aula, será apresentada a atividade e os alunos iniciarão o planejamento e a escrita inicial. Na segunda aula, a revisão em duplas será o foco, finalizando com a edição e a ilustração dos cartões prontos. Esta divisão estrutural permite que os alunos tenham tempo adequado para cada parte do processo, garantindo um aprendizado eficaz.]

  • [Aula 1: Introdução e planejamento inicial - 60 minuto

Avaliação

[A avaliação será feita de forma contínua, observando o empenho e a participação dos alunos em cada etapa do processo. Os professores deverão monitorar o planejamento inicial, a participação durante a revisão em duplas e a criatividade na ilustração dos cartões. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza do texto final, a pertinência das correções feitas durante a revisão, assim como a adequação das ilustrações ao tema proposto. A colaboração será fundamental para a nota, incentivando a troca de ideias e o respeito entre pares.]

Materiais e ferramentas:

[Os recursos necessários para esta atividade incluem material de escrita, como papel, lápis e borrachas, além de materiais para ilustração, como lápis de cor ou canetinhas. É importante que os alunos também tenham acesso a ambientes onde possam trabalhar em duplas sem interrupções, fomentando uma atmosfera de foco e colaboração durante a atividade.]

  • [Papel e material de escrit

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo