Hora do Debate: Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto!

Desenvolvida por: Evaldo… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Intercâmbio Oral e Recontagem de Histórias

Nesta atividade, chamada 'Hora do Debate: Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto!', os alunos participarão de um círculo de debate onde terão a oportunidade de recontar histórias literárias previamente lidas pelo professor. O propósito é incentivar a interação oral e desenvolver a clareza e o ritmo na narração. Os alunos poderão optar por usar ou não imagens como suporte durante o relato, e serão encorajados a acrescentar seus próprios pontos de vista ou experiências. Esta prática visa garantir que todos compreendam e apreciem a história original, além de fomentar a habilidade de comunicação e expressão verbal dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é enriquecer as habilidades de comunicação oral dos alunos, permitindo-lhes expressar de forma clara e eficaz suas ideias e experiências ao recontarem histórias. Além disso, busca-se desenvolver a capacidade de narrar ocorrências com fluidez, ritmo adequado e articulação coerente, ampliando assim a capacidade interpretativa das crianças e promovendo a familiaridade com os elementos narrativos encontrados em textos literários.

  • Praticar clareza e coesão na narrativa oral.
  • Desenvolver ritmo e articulação na fala.
  • Envolver-se em atividades de recontagem de histórias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange técnicas de narração oral, desenvolvimento da clareza e coesão no discurso, e estratégias para enriquecer histórias pessoais com base em textos literários. Também será abordada a identificação de propósitos na interação oral, considerando contextos variados e o uso de suportes visuais quando necessário.

  • Técnicas de narração oral.
  • Estratégias de coesão e clareza.
  • Interação oral em diferentes contextos.

Metodologia

A metodologia adotada será baseada em práticas de comunicação ativa e colaborativa, onde os alunos se tornarão narradores de histórias em um ambiente de círculo de debate. Styles e estratégias específicas de recontagem, com o uso opcional de imagens, proporcionarão uma dinâmica participativa e contextualizada, favorecendo a troca de experiências e pontos de vista pessoais entre os alunos.

  • Círculo de debate.
  • Recontagem de histórias com suporte visual.
  • Troca de experiências pessoais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em quatro aulas de 60 minutos cada, possibilitando um planejamento estruturado e gradual para a prática de intercâmbio oral. Cada aula foi planejada para abordar aspectos específicos da atividade, como introdução à narração, prática com imagens de apoio, recontagem livre e avaliação do desempenho dos alunos.

  • Aula 1: Introdução à narração oral e estrutura do círculo de debate.
  • Aula 2: Prática de recontagem com uso de imagens.
  • Aula 3: Recontagem livre e introdução de experiências pessoais.
  • Aula 4: Reflexão sobre as histórias e avaliação das habilidades desenvolvidas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e baseada em sua participação ativa durante os debates. Os critérios incluirão clareza na expressão oral, uso adequado do ritmo e articulação, capacidade de recontagem e enriquecimento da história original com experiências pessoais. Exemplos de critérios específicos são: a clareza ao descrever cenários e personagens, a consistência na sequência narrativa, e a interação com os ouvintes durante a apresentação. Além disso, o professor observará a capacidade dos alunos de adaptar suas histórias ao contexto fornecido e a habilidade de ouvir ativamente seus colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma seleção de livros literários infantis previamente lidos, que servirão como base para as histórias a serem recontadas. Ademais, imagens relacionadas a essas histórias estarão disponíveis para aqueles que optarem por utilizar suporte visual. O ambiente deverá ser organizado em um círculo para facilitar a interação direta entre os alunos, promovendo um clima de partilha de ideias e respeito mútuo.

  • Livros literários infantis.
  • Imagens de suporte.
  • Ambiente organizado em círculo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo