Nesta atividade, chamada 'Hora do Debate: Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto!', os alunos participarão de um círculo de debate onde terão a oportunidade de recontar histórias literárias previamente lidas pelo professor. O propósito é incentivar a interação oral e desenvolver a clareza e o ritmo na narração. Os alunos poderão optar por usar ou não imagens como suporte durante o relato, e serão encorajados a acrescentar seus próprios pontos de vista ou experiências. Esta prática visa garantir que todos compreendam e apreciem a história original, além de fomentar a habilidade de comunicação e expressão verbal dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.
O objetivo desta atividade é enriquecer as habilidades de comunicação oral dos alunos, permitindo-lhes expressar de forma clara e eficaz suas ideias e experiências ao recontarem histórias. Além disso, busca-se desenvolver a capacidade de narrar ocorrências com fluidez, ritmo adequado e articulação coerente, ampliando assim a capacidade interpretativa das crianças e promovendo a familiaridade com os elementos narrativos encontrados em textos literários.
O conteúdo programático abrange técnicas de narração oral, desenvolvimento da clareza e coesão no discurso, e estratégias para enriquecer histórias pessoais com base em textos literários. Também será abordada a identificação de propósitos na interação oral, considerando contextos variados e o uso de suportes visuais quando necessário.
A metodologia adotada será baseada em práticas de comunicação ativa e colaborativa, onde os alunos se tornarão narradores de histórias em um ambiente de círculo de debate. Styles e estratégias específicas de recontagem, com o uso opcional de imagens, proporcionarão uma dinâmica participativa e contextualizada, favorecendo a troca de experiências e pontos de vista pessoais entre os alunos.
O cronograma está dividido em quatro aulas de 60 minutos cada, possibilitando um planejamento estruturado e gradual para a prática de intercâmbio oral. Cada aula foi planejada para abordar aspectos específicos da atividade, como introdução à narração, prática com imagens de apoio, recontagem livre e avaliação do desempenho dos alunos.
A avaliação dos alunos será contínua e baseada em sua participação ativa durante os debates. Os critérios incluirão clareza na expressão oral, uso adequado do ritmo e articulação, capacidade de recontagem e enriquecimento da história original com experiências pessoais. Exemplos de critérios específicos são: a clareza ao descrever cenários e personagens, a consistência na sequência narrativa, e a interação com os ouvintes durante a apresentação. Além disso, o professor observará a capacidade dos alunos de adaptar suas histórias ao contexto fornecido e a habilidade de ouvir ativamente seus colegas.
Os recursos necessários incluem uma seleção de livros literários infantis previamente lidos, que servirão como base para as histórias a serem recontadas. Ademais, imagens relacionadas a essas histórias estarão disponíveis para aqueles que optarem por utilizar suporte visual. O ambiente deverá ser organizado em um círculo para facilitar a interação direta entre os alunos, promovendo um clima de partilha de ideias e respeito mútuo.
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