Planner do Explorador

Desenvolvida por: Fatini… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Organização Pessoal e Sequenciamento de Dias

Nesta atividade, intitulada Planner do Explorador, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver habilidades de organização pessoal e compreensão da sequência dos dias da semana por meio da criação de seus próprios planners semanais. Utilizando cartolinas e adesivos, cada aluno terá a tarefa de decorar e organizar seus planners, discutindo em grupos para decidir atividades comuns a serem incluídas em dias específicos. Esta atividade não só ensina às crianças a importância de planejar e priorizar seus compromissos semanais, mas também reforça conceitos de tempo, sequência e rotina, que são essenciais para a formação de hábitos organizacionais e comportamento autônomo. Ao final, os alunos terão suas produções para ajudá-los no dia a dia, facilitando o entendimento dos dias da semana e a gestão eficiente do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem capacitar os alunos a reconhecer e articular a sequência dos dias da semana, além de internalizar a importância de planejar atividades diárias. Ao desenvolverem seu planner semanal, os estudantes terão que tomar decisões em grupo e individualmente, permitindo que pratiquem habilidades de comunicação e resolução de problemas. Através desse processo, espera-se que os alunos desenvolvam maior autoconfiança na organização de suas atividades diárias e compreendam a aplicabilidade dos conceitos de domingo a sábado na vida cotidiana.

  • Reconhecer a sequência dos dias da semana.
  • Compreender a importância do planejamento de atividades.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA17: Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade focará na exploração dos conceitos de tempo e organização pessoal, utilizando recursos visuais e interativos para engajar os alunos. Os alunos terão a chance de usar materiais como cartolinas e adesivos para criar uma ferramenta visual que simboliza a passagem do tempo e a importância de cada dia no contexto semanal.

  • Exploração dos dias da semana.
  • Uso de planners como ferramentas de organização.
  • Decoração e personalização de materiais.

Metodologia

As metodologias aplicadas nesta atividade são centradas no aprendizado ativo e cooperativo, promovendo a interação entre os alunos. Os estudantes trabalharão em grupos para discutir e chegar a acordos sobre as atividades incluídas em seus planners semanais, estimulando as competências de comunicação e colaboração. O uso de materiais táteis e visuais incentivará o aprendizado prático e criativo.

  • Trabalho em grupo para discussão de atividades.
  • Atividade prática com uso de materiais físicos.
  • Participação ativa dos alunos na tomada de decisões.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi desenhado para proporcionar um avanço gradual dos conceitos e habilidades. Serão realizadas 18 aulas de 60 minutos cada, onde os alunos iniciarão com a introdução dos conceitos e progressivamente desenvolverão seus planners semanais, refineando e ajustando suas escolhas até que as produções finais estejam prontas para serem utilizadas em seu cotidiano.

  • Aula 1: Introdução à atividade e aos conceitos de organização semanal.
  • Aula 2-3: Discussão em grupo sobre atividades semanais.
  • Aula 4-5: Criação inicial dos planners.
  • Aula 6-7: Personalização com adesivos e cores.
  • Aula 8-9: Revisão das atividades planejadas.
  • Aula 10-11: Refinamento dos planners baseados em feedback.
  • Aula 12-13: Discussão sobre a importância de cada dia.
  • Aula 14-15: Correções e ajustes finais.
  • Aula 16-17: Apresentações dos planners preparados.
  • Aula 18: Reflexão e avaliação da atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua, consistindo na observação direta dos alunos durante o processo de criação e discussão dos planners. Critérios como participação ativa, capacidade de trabalhar em grupo, criatividade na decoração do planner e entendimento dos conceitos de tempo serão utilizados para avaliar o progresso de cada aluno. Por exemplo, será observado se o aluno consegue definir uma sequência lógica de atividades durante a semana e se participa das discussões em grupo para decidir essas atividades. O produto final, ou seja, o planner, também será avaliado quanto à organização e clareza apresentada nos dias e atividades cadastradas. Serão promovidos momentos de autoavaliação onde os estudantes poderão refletir sobre seu aprendizado e identificar áreas que podem ser melhoradas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são preparados para estimular a criatividade e o envolvimento dos alunos através de materiais táteis e visuais. Ao trabalhar com cartolinas, adesivos e ferramentas de desenho, as crianças são incentivadas a explorar suas habilidades artísticas enquanto organizam suas ideias em um formato de planner.

  • Cartolinas coloridas.
  • Adesivos diversos.
  • Colas e tesouras (uso sob supervisão).
  • Materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas).
  • Calendário para referência.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo