Cartão Postal dos Sonhos

Desenvolvida por: Jose C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Desenvolvimento da Escrita Criativa

Nesta atividade, intitulada 'Cartão Postal dos Sonhos', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar suas habilidades de escrita criativa através da elaboração de cartões postais fictícios. Cada aluno receberá um pedaço de papel no formato de um cartão postal para que possa imaginar e descrever um destino dos seus sonhos, compondo uma mensagem para um amigo ou familiar. Durante essa atividade, o foco está em promover a habilidade descritiva e a escrita autônoma. Os alunos serão incentivados a descrever vividamente suas experiências e sensações no lugar escolhido, utilizando linguagem expressiva e detalhada. No final, estes cartões serão exibidos na 'parede dos sonhos', constituindo um espaço de compartilhamento de histórias e imaginações, oferecendo aos alunos a oportunidade de apreciar diferentes perspectivas e fomentar um ambiente de aprendizado colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam estimular a escrita criativa e a capacidade descritiva nos alunos, fundamentais para o domínio da língua escrita no Ensino Fundamental. Através do exercício de imaginar e detalhar um destino dos sonhos, os alunos têm a oportunidade de aguçar sua criatividade e enriquecer vocabularmente, possibilitando a ampliação de seu repertório linguístico. É esperado que os alunos desenvolvam habilidades importantes como coesão e coerência textuais, além de incentivar a autonomia e a confiança no processo de escrita.

  • Estimular a criatividade e a linguagem descritiva.
  • Desenvolver a coesão e coerência textuais.
  • Promover a autonomia e confiança na escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP02: Produzir textos narrativa, descritivos, expositivos, instrucionais e injuntivos, considerando a situação comunicativa e o gênero textual.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos fundamentais da escrita, focando no desenvolvimento das habilidades narrativas e descritivas. Os alunos serão introduzidos a diferentes maneiras de transportar o leitor para o cenário descrito, entrelaçando sensações, cores e detalhes que capturam a essência do destino dos seus sonhos. O desenvolvimento da expressão escrita estará no centro das atividades propostas, alicerçando a prática de elementos como vocabulário, ortografia e gramática, além de trabalhar o encadeamento lógico de ideias.

  • Habilidades narrativas e descritivas.
  • Uso de elementos linguísticos adequados.
  • Estruturação lógica do texto.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade baseia-se em uma abordagem lúdica e participativa, permitindo que os alunos explorem livremente sua imaginação enquanto desenvolvem suas habilidades de escrita. Utilizando-se de técnicas de brainstorming inicialmente, os alunos poderão partilhar ideias, colaborando entre si para a inspiração mútua. A criação prática dos cartões postais incentiva o engajamento e a interação social, culminando na exposição das produções na 'parede dos sonhos', incentivando o respeito e a valorização das criações dos colegas.

  • Atividades de brainstorming.
  • Criação prática dos cartões postais.
  • Exposição colaborativa dos trabalhos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em duas aulas de 60 minutos cada, proporcionando tempo adequado para a exploração criativa e produção dos cartões postais. A primeira aula será dedicada à introdução da atividade, brainstorming e planejamento das ideias. Já na segunda aula, os alunos se concentrarão na escrita dos cartões postais e na sua organização para a exposição na 'parede dos sonhos'.

  • Aula 1: Introdução e brainstorming.
  • Aula 2: Escrita e exposição dos cartões postais.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, focando no processo de escrita e criatividade demonstrada em seus cartões postais. Os critérios incluirão a coerência e coesão do texto, o uso adequado do vocabulário e a capacidade de apresentar informações e descrições de forma clara e cativante. Exemplos de avaliação incluem a observação da originalidade na escolha do destino e a riqueza dos detalhes descritos. Feedbacks construtivos serão fornecidos individualmente, com o intuito de apoiar o desenvolvimento das habilidades de escrita de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados nesta atividade são simples e visam facilitar a criatividade dos alunos ao mesmo tempo que oferecem um suporte visual apropriado. A disponibilidade de materiais variados incentiva a expressão individual e o compartilhamento de ideias, reforçando a interação e o aprendizado colaborativo no ambiente escolar.

  • Papéis em formato de cartão postal.
  • Material de escrita como canetas e lápis.
  • Cartolina para a exposição 'parede dos sonhos'.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo