Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participarão de um jogo de adedonha adaptado para explorar textos instrucionais. Divididos em equipes, os alunos tentarão listar o maior número possível de tipos de textos instrucionais, suas características, funções sociais e exemplos práticos. Cada rodada terá um foco específico, como os verbos no imperativo ou a objetividade do texto, incentivando a equipe a identificar informações explícitas e discutir coletivamente para gerar a lista mais rica e precisa. Esse jogo visa familiarizar os alunos com os diferentes formatos e usos dos textos instrucionais no cotidiano, desenvolvendo suas habilidades de leitura e compreensão em uma atividade dinâmica e colaborativa.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são dar aos alunos a oportunidade de entender e se aprofundar nas funções sociais dos textos instrucionais usados no dia a dia, desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas e compreender a ideia central destes textos de maneira colaborativa. Através do jogo, espera-se que os alunos internalizem o reconhecimento dos textos instrucionais, fortalecendo seu vocabulário e habilidades de leitura crítica.
O conteúdo programático focará em proporcionar aos alunos um entendimento abrangente dos textos instrucionais, destacando sua estrutura, função e contexto de uso. O jogo adedonha será um veículo para aplicar essas aprendizagens em tempo real, incentivando os alunos a explorarem textos comuns em seu cotidiano de uma forma crítica e analítica.
A metodologia da atividade utilizará princípios da aprendizagem baseada em jogos, promovendo a interação e a colaboração entre os alunos. O uso do formato de jogo adedonha visa engajar os alunos de maneira lúdica, enquanto fortalece suas habilidades cognitivas por meio do pensamento crítico e da cooperação.
O cronograma da atividade será distribuído em duas aulas de 60 minutos, possibilitando uma abordagem inicial dos conceitos e permitindo exploração e discussão aprofundada em um segundo momento. Isso assegura tempo suficiente para a prática do jogo e a reflexão sobre o aprendido.
A avaliação será contínua e formativa, baseada na observação do engajamento dos alunos durante a atividade e na qualidade das contribuições feitas nas listas. Critérios incluem a variedade e relevância dos exemplos dados, a capacidade de identificar funções sociais dos textos e a colaboração no trabalho em equipe. Um exemplo de avaliação prática seria observar como cada aluno participa das discussões e contribui para o grupo. Feedback será dado ao longo da atividade, estimulando a melhoria contínua.
Os recursos para esta atividade foram selecionados para promover acessibilidade e eficiência pedagógica. O uso de materiais simples como papel e caneta facilita a dinâmica do jogo e o envolvimento dos alunos, enquanto quadros ou projetores podem ajudar na visualização coletiva dos resultados.
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