Jogo Adedonha dos Textos Instrucionais

Desenvolvida por: Marcie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Textos Instrucionais e suas Funções Sociais

Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participarão de um jogo de adedonha adaptado para explorar textos instrucionais. Divididos em equipes, os alunos tentarão listar o maior número possível de tipos de textos instrucionais, suas características, funções sociais e exemplos práticos. Cada rodada terá um foco específico, como os verbos no imperativo ou a objetividade do texto, incentivando a equipe a identificar informações explícitas e discutir coletivamente para gerar a lista mais rica e precisa. Esse jogo visa familiarizar os alunos com os diferentes formatos e usos dos textos instrucionais no cotidiano, desenvolvendo suas habilidades de leitura e compreensão em uma atividade dinâmica e colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são dar aos alunos a oportunidade de entender e se aprofundar nas funções sociais dos textos instrucionais usados no dia a dia, desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas e compreender a ideia central destes textos de maneira colaborativa. Através do jogo, espera-se que os alunos internalizem o reconhecimento dos textos instrucionais, fortalecendo seu vocabulário e habilidades de leitura crítica.

  • Reconhecer diferentes tipos de textos instrucionais e suas funções sociais.
  • Desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas nos textos.
  • Compreender a ideia central de um texto instrucional.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará em proporcionar aos alunos um entendimento abrangente dos textos instrucionais, destacando sua estrutura, função e contexto de uso. O jogo adedonha será um veículo para aplicar essas aprendizagens em tempo real, incentivando os alunos a explorarem textos comuns em seu cotidiano de uma forma crítica e analítica.

  • Tipos de textos instrucionais.
  • Verbos no imperativo em textos instrucionais.
  • Característica de objetividade em textos instrucionais.

Metodologia

A metodologia da atividade utilizará princípios da aprendizagem baseada em jogos, promovendo a interação e a colaboração entre os alunos. O uso do formato de jogo adedonha visa engajar os alunos de maneira lúdica, enquanto fortalece suas habilidades cognitivas por meio do pensamento crítico e da cooperação.

  • Aprendizagem baseada em jogos.
  • Trabalho em equipe.
  • Debate e colaboração.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será distribuído em duas aulas de 60 minutos, possibilitando uma abordagem inicial dos conceitos e permitindo exploração e discussão aprofundada em um segundo momento. Isso assegura tempo suficiente para a prática do jogo e a reflexão sobre o aprendido.

  • Aula 1: Introdução aos textos instrucionais e início do jogo adedonha.
  • Aula 2: Continuação e conclusão do jogo, discussão e reflexão coletiva sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseada na observação do engajamento dos alunos durante a atividade e na qualidade das contribuições feitas nas listas. Critérios incluem a variedade e relevância dos exemplos dados, a capacidade de identificar funções sociais dos textos e a colaboração no trabalho em equipe. Um exemplo de avaliação prática seria observar como cada aluno participa das discussões e contribui para o grupo. Feedback será dado ao longo da atividade, estimulando a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram selecionados para promover acessibilidade e eficiência pedagógica. O uso de materiais simples como papel e caneta facilita a dinâmica do jogo e o envolvimento dos alunos, enquanto quadros ou projetores podem ajudar na visualização coletiva dos resultados.

  • Folhas de papel e canetas.
  • Quadro branco ou lousa digital.
  • Cartões de exemplos de textos instrucionais.

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