Jogo do Bingo Silábico

Desenvolvida por: Sabrin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Segmentação Silábica

Nesta atividade, os alunos participarão de um jogo interativo de Bingo Silábico, com o objetivo de reforçar o reconhecimento e a segmentação das palavras em sílabas. A dinâmica consiste em fornecer cartelas de bingo aos alunos com diferentes sílabas. O professor sorteará fichas contendo palavras de uso cotidiano, e os alunos, ao identificarem as sílabas que compõem essas palavras, deverão marcá-las em suas cartelas. Esta prática promove a escuta ativa, o foco nos sons da fala e começa a introduzir os alunos ao conceito de leitura e escrita. A competição saudável estimula o entusiasmo e o prazer pela aprendizagem, incentivando também a interação social entre os estudantes. O jogo proporciona um ambiente lúdico e colaborativo que potencializa o engajamento dos alunos com o processo de aquisição de linguagem, de forma divertida e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade estão centrados em promover o entendimento do sistema de escrita alfabética e o reconhecimento dos sons da fala. Por meio da segmentação de palavras em sílabas, os alunos serão capazes de entender a estrutura básica das palavras, o que é fundamental na fase inicial da alfabetização. Além disso, a atividade busca internalizar e aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas, promovendo a escuta ativa e a habilidade de segmentação oral, que são essenciais para o desenvolvimento do letramento.

  • Promover o reconhecimento de sílabas na formação de palavras.
  • Estimular a escuta ativa e o foco nos sons da fala.
  • Facilitar o entendimento do sistema de escrita alfabética.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está voltado para o reconhecimento e segmentação das palavras em suas unidades silábicas. Esta é uma habilidade fundamental no processo de alfabetização, pois compreende o início do aprendizado sobre como os sons são representados nas letras e sílabas escritas. A prática de escuta ativa, interpretação e análise das sílabas no contexto das palavras sorteadas, estimula o desenvolvimento da percepção auditiva e visual, habilidades essenciais na formação dos leitores e escritores iniciantes.

  • Reconhecimento de sílabas em palavras.
  • Segmentação silábica de palavras.
  • Identificação de sons e letras correspondentes.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é centrada na ludicidade e interação. O uso do jogo de bingo como ferramenta educativa oportuniza um ambiente de aprendizado envolvente e dinâmico. Através da competição saudável, os alunos são motivados a participar ativamente, focando na escuta e reconhecimento de sílabas. Este método promove não só a aquisição do conteúdo formal, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, como cooperação, respeito às regras e superação de desafios.

  • Uso de jogos lúdicos para aprendizagem.
  • Atividade prática e interativa em sala de aula.
  • Promoção de competição saudável entre alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para otimizar o tempo e garantir que todos os alunos participem ativamente. Dividida em duas sessões, cada uma com duração de 60 minutos, a atividade começa com uma introdução, seguida pela explicação das regras do jogo, a dinâmica do bingo silábico e a conclusão com um momento de revisão e reflexão sobre o que foi aprendido. Este formato permite que os alunos absorvam o conteúdo gradualmente e aprimorem suas habilidades de escuta e segmentação ao longo das sessões.

  • Aula 1: Introdução à atividade e jogo inicial de bingo.
  • Aula 2: Continuação do jogo e revisão/reflexão sobre a aprendizagem.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua, ao longo da atividade, observando-se a participação e o envolvimento de cada estudante durante o jogo. Serão considerados critérios como a capacidade de segmentar corretamente as palavras em sílabas, a compreensão e aplicação das regras do jogo, e a habilidade de escuta ativa para identificar as sílabas chamadas. Exemplos incluem verificar se o aluno consegue identificar corretamente as sílabas nas palavras sorteadas e se está engajado na atividade, respeitando as regras e interagindo positivamente com os colegas. Essa observação permitirá ao professor identificar dificuldades específicas e oferecer feedback individualizado, promovendo assim uma aprendizagem mais eficaz.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade, é essencial o uso de recursos que sejam atrativos e facilitadores do aprendizado. Os materiais devem ser acessíveis e eficientes na comunicação dos conceitos de segmentação e reconhecimento de sílabas. O Bingo, como um jogo tradicional, quando adaptado ao conteúdo linguístico, torna-se uma poderosa ferramenta de ensino ao proporcionar uma experiência de aprendizado prática e divertida que mantém os alunos motivados e engajados.

  • Cartelas de bingo com sílabas.
  • Fichas com palavras para sorteio.
  • Quadro e marcador para explicações adicionais.

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