Jornal dos Pequenos Repórteres

Desenvolvida por: Anna I… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção de Jornal Infantil

A atividade proposta tem como título 'Jornal dos Pequenos Repórteres' e visa transformar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em pequenos repórteres, estimulando a criatividade e a escrita colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos para criar um jornal infantil, onde reportarão notícias fictícias ou acontecimentos interessantes da escola. Cada grupo será responsável por redigir manchetes, lides e fotolegendas, o que promoverá a colaboração e reforçará a escrita compartilhada. A atividade culminará com a impressão ou digitalização do jornal, que será compartilhado com a comunidade escolar e as famílias. Este exercício incentiva o desenvolvimento de habilidades linguísticas essenciais, alinhadas às diretrizes da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão focados em promover a capacidade dos alunos de planejar e redigir textos colaborativos, exercitando a escrita em contexto jornalístico e cotidiano. Através dessa prática, os alunos aprendem a articular frases e palavras dentro de gêneros textuais específicos, ampliando seu entendimento sobre diferentes formas de comunicação escrita. O envolvimento em tarefas de redação conjunta também contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, preparando-os para colaborações futuras em suas vidas acadêmicas e pessoais.

  • Estimular a criatividade e a expressão por meio da escrita.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de escrita jornalística, como a criação de manchetes e lides.
  • Fomentar a capacidade de planejar e produzir textos do cotidiano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla a introdução aos elementos básicos do jornalismo, como a estruturação de notícias e a criação de manchetes atrativas. Além disso, trabalhar com fotolegendas adiciona uma camada visual ao aprendizado, ajudando os alunos a entenderem a importância da comunicação visual aliada à verbal. Este conteúdo é fundamental para desenvolver não apenas a competência escrita, mas também uma compreensão de como o texto pode interagir com imagens para comunicar de forma eficaz.

  • Estrutura de uma notícia: manchetes, lides e desenvolvimento.
  • Elaboração de fotolegendas.
  • Trabalho em equipe para a produção de textos.
  • Introdução ao conceito de público alvo e adequação textual.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade enfoca o aprendizado colaborativo e a prática contextualizada de escrita. Utilizando técnicas de ensino cooperativo, os alunos aprendem uns com os outros enquanto trabalham em pequenos grupos para desenvolver seus jornais. Este formato incentiva a participação ativa de todos os alunos, permitindo que o professor atue como facilitador e guia no processo de ensino. Ao final, a apresentação do jornal pronto promove o propósito comunicativo real, fechando o ciclo de produção e valorizando o esforço coletivo.

  • Divisão dos alunos em grupos para discussão e criação de ideias.
  • Utilização de brainstorming para a seleção de tópicos noticiosos.
  • Redação colaborativa com revisão e feedback dos pares.
  • Apresentação e entrega do jornal em formato impresso ou digital.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma planejado para esta atividade contempla uma abordagem distribuída ao longo de duas aulas, permitindo que os alunos tenham tempo adequado para cada etapa de produção do jornal. Esta estrutura ajuda a assegurar que todos os grupos possam planejar, desenvolver e finalizar suas matérias de maneira atenta e organizada.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos, discussão de ideias e início da produção das notícias.
  • Aula 2: Continuação da produção, revisão e finalização das matérias, diagramação e apresentação do jornal.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada através de observação contínua e feedback ao longo do processo de produção do jornal. O professor irá avaliar a participação de cada aluno no grupo, a criatividade e originalidade das notícias, bem como a clareza e estrutura dos textos. Exemplos de critérios de avaliação incluem: contribuição para o brainstorming, capacidade de redigir manchetes significativas, e criação de fotolegendas coesas. Além disso, a qualidade do trabalho em equipe também será avaliada, valorizando a colaboração e a interação entre os participantes. Ao final, o impacto do jornal junto à comunidade escolar e familiar servirá como reflexo da eficácia comunicativa da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização bem-sucedida da atividade incluem materiais digitais e impressos, que permitem aos alunos explorar a escrita e a diagramação de maneira prática e criativa. A utilização de tais recursos prepara os alunos para a realidade digital e impressa do mundo moderno, amparando a aprendizagem com ferramentas acessíveis e versáteis.

  • Folhas ou cadernos de anotação.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa e diagramação.
  • Impressora para a produção do jornal físico.
  • Materiais gráficos para desenho e colagem de fotolegendas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo