Economia Açucareira em Jogo: O Ciclo do Açúcar

Desenvolvida por: Bruna (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Período Colonial Brasileiro e a Economia Açucareira

A atividade 'Economia Açucareira em Jogo: O Ciclo do Açúcar' visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão prática e dinâmica do período colonial brasileiro por meio da simulação da economia açucareira. As turmas serão dividas em equipes que representarão as diferentes etapas da produção de açúcar, desde o cultivo até o comércio do produto final. Durante o jogo, cada grupo precisará elaborar estratégias e tomar decisões econômicas com base em dados fornecidos, o que incentivará a reflexão e análise sobre processos econômicos e sociais da época. Esta abordagem prática dedicar-se-á a identificar o conhecimento dos alunos sobre a economia colonial e sua relação intrínseca com a escravidão, além de desenvolver competências críticas relacionadas à análise histórica e econômica. O jogo é estruturado para permitir que os alunos visualizem a complexa rede econômica do ciclo do açúcar e sua influência na sociedade colonial.

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos terão a oportunidade de relacionar a economia açucareira com a estrutura social do Brasil colonial e sua dependência da mão de obra escrava. A atividade permitirá aos discentes a análise crítica das estratégias econômicas adotadas e sua influência sobre questões sociais, culturais e econômicas ainda perceptíveis na contemporaneidade.

  • Compreender a dinâmica da economia açucareira no Brasil colonial.
  • Analisar a interdependência entre economia e escravidão no período colonial.
  • Elaborar estratégias econômicas com base em dados históricos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
  • EM13CHS104: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se no estudo aprofundado e crítico do ciclo econômico do açúcar no período colonial brasileiro, explorando não apenas as etapas de produção, mas também os impactos econômicos e sociais, com especial atenção à escravidão como pilar desse processo.

  • História da economia açucareira no Brasil colonial.
  • Impacto da escravidão na economia colonial.
  • Estratégias econômicas e decisões comerciais no ciclo do açúcar.

Metodologia

A metodologia adotada inclui a simulação coletiva que promove um ambiente colaborativo e capacita os alunos a trabalharem em equipe, desenvolvendo suas habilidades analíticas e de tomada de decisão por meio de recursos didáticos interativos.

  • Divisão dos alunos em equipes para simulação.
  • Elaboração de estratégias baseadas em dados e cenários históricos.
  • Discussão e reflexão coletiva das decisões e resultados do jogo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade contará com uma carga horária de 1 hora, durante a qual os alunos serão guiados em um jogo dinâmico. Todos os momentos serão cronometrados para otimizar a participação e assegurar que cada fase seja explorada satisfatoriamente.

  • Aula única de 60 minutos, englobando introdução, realização do jogo e discussão final.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação ativa, permitindo a observação do envolvimento individual no processo coletivo, e na capacidade de formular e defender suas estratégias e decisões. Critérios como a coerência das ações com o contexto histórico, justificativa das decisões tomadas e contribuição para o grupo serão considerados. Por exemplo, a equipe que conseguir utilizar melhor os dados históricos e formular estratégias bem fundamentadas ganhará pontos adicionais.

Materiais e ferramentas:

A atividade utilizará materiais didáticos atualizados, incluindo dados históricos sobre o ciclo do açúcar, para enriquecer a experiência dos alunos com informações autênticas e propiciar uma melhor compreensão das dinâmicas econômicas e sociais do período.

  • Cartas de dados históricos sobre o ciclo do açúcar.
  • Materiais de suporte visual, como mapas e gráficos econômicos.
  • Fichas para registro das decisões e estratégias das equipes.

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