A atividade 'Economia Açucareira em Jogo: O Ciclo do Açúcar' visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão prática e dinâmica do período colonial brasileiro por meio da simulação da economia açucareira. As turmas serão dividas em equipes que representarão as diferentes etapas da produção de açúcar, desde o cultivo até o comércio do produto final. Durante o jogo, cada grupo precisará elaborar estratégias e tomar decisões econômicas com base em dados fornecidos, o que incentivará a reflexão e análise sobre processos econômicos e sociais da época. Esta abordagem prática dedicar-se-á a identificar o conhecimento dos alunos sobre a economia colonial e sua relação intrínseca com a escravidão, além de desenvolver competências críticas relacionadas à análise histórica e econômica. O jogo é estruturado para permitir que os alunos visualizem a complexa rede econômica do ciclo do açúcar e sua influência na sociedade colonial.
Os alunos terão a oportunidade de relacionar a economia açucareira com a estrutura social do Brasil colonial e sua dependência da mão de obra escrava. A atividade permitirá aos discentes a análise crítica das estratégias econômicas adotadas e sua influência sobre questões sociais, culturais e econômicas ainda perceptíveis na contemporaneidade.
O conteúdo programático centra-se no estudo aprofundado e crítico do ciclo econômico do açúcar no período colonial brasileiro, explorando não apenas as etapas de produção, mas também os impactos econômicos e sociais, com especial atenção à escravidão como pilar desse processo.
A metodologia adotada inclui a simulação coletiva que promove um ambiente colaborativo e capacita os alunos a trabalharem em equipe, desenvolvendo suas habilidades analíticas e de tomada de decisão por meio de recursos didáticos interativos.
A atividade contará com uma carga horária de 1 hora, durante a qual os alunos serão guiados em um jogo dinâmico. Todos os momentos serão cronometrados para otimizar a participação e assegurar que cada fase seja explorada satisfatoriamente.
Os alunos serão avaliados com base na participação ativa, permitindo a observação do envolvimento individual no processo coletivo, e na capacidade de formular e defender suas estratégias e decisões. Critérios como a coerência das ações com o contexto histórico, justificativa das decisões tomadas e contribuição para o grupo serão considerados. Por exemplo, a equipe que conseguir utilizar melhor os dados históricos e formular estratégias bem fundamentadas ganhará pontos adicionais.
A atividade utilizará materiais didáticos atualizados, incluindo dados históricos sobre o ciclo do açúcar, para enriquecer a experiência dos alunos com informações autênticas e propiciar uma melhor compreensão das dinâmicas econômicas e sociais do período.
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