Crie Seu Jogo e Suas Regras!

Desenvolvida por: Keila … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Jogos e Regras

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a criar um jogo original, desenvolvendo regras e instruções escritas para ele. A turma será dividida em grupos, e cada grupo deverá usar a criatividade para inventar um jogo com base em um tema de seu interesse. Após a criação, cada grupo apresentará seu jogo aos demais colegas, explicando suas regras de forma clara e objetiva. Ao final, os alunos poderão testar os jogos uns dos outros, permitindo uma avaliação prática das instruções criadas e o aprimoramento das habilidades de escrita em textos instrucionais.

Objetivos de Aprendizagem

A principal aprendizagem esperada é que os alunos desenvolvam a capacidade de criar, descrever e apresentar instruções claras e coerentes, ao mesmo tempo que exercitam a criatividade na criação de jogos. Isto envolve não apenas a escrita de textos, mas também a habilidade de comunicação oral e o trabalho em grupo, essenciais para uma boa apresentação e entendimento mútuo das regras criadas.

  • Desenvolver habilidades de escrita de textos instrucionais
  • Fomentar a criatividade na geração de ideias para jogos
  • Fortalecer a comunicação oral e a habilidade de apresentação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP12: Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade está centrado em capacitar os alunos a estruturar lógica e sequencialmente suas ideias, essencial para a criação de regras coerentes e compreensíveis. Este trabalho se alinha com a prática de leitura e produção de textos variados, ampliando a compreensão textual.

  • Estrutura e lógica em textos
  • Leitura e interpretação de textos instrucionais
  • Criação de conteúdo original

Metodologia

A metodologia envolve o aprendizado ativo por meio de atividades colaborativas e práticas. Ao proporcionarmos um espaço onde os alunos criam e apresentam suas ideias, promovemos a aprendizagem experiencial que evidência a aplicabilidade prática do conhecimento teórico.

  • Trabalho em grupo para desenvolvimento de jogos
  • Apresentações orais das criações
  • Troca de feedbacks entre grupos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos planejem, desenvolvam e apresentem seus projetos, além de avaliar as criações de seus colegas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e desenvolvimento dos jogos pelos grupos
  • Aula 2: Apresentação e testagem dos jogos criados, discussão e feedback

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios que incluem a clareza e coerência das instruções escritas, a criatividade do jogo criado e a qualidade da apresentação. Exemplos de avaliação incluem a análise das regras quanto à clareza e aplicabilidade, a originalidade do jogo e o envolvimento do grupo ao explicar e demonstrar o seu jogo. Também será avaliada a capacidade dos alunos de ressignificar o feedback recebido, ajustando suas criações conforme necessário.

Materiais e ferramentas:

São necessários materiais e recursos que fomentem a criatividade e a organização. Ferramentas de escrita, como papel e caneta ou tablets e quadros brancos, são essenciais para a elaboração das regras dos jogos.

  • Material para escrita (papéis e canetas)
  • Tablets ou computadores para criação digital
  • Quadro branco para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo