Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a criar um jogo original, desenvolvendo regras e instruções escritas para ele. A turma será dividida em grupos, e cada grupo deverá usar a criatividade para inventar um jogo com base em um tema de seu interesse. Após a criação, cada grupo apresentará seu jogo aos demais colegas, explicando suas regras de forma clara e objetiva. Ao final, os alunos poderão testar os jogos uns dos outros, permitindo uma avaliação prática das instruções criadas e o aprimoramento das habilidades de escrita em textos instrucionais.
A principal aprendizagem esperada é que os alunos desenvolvam a capacidade de criar, descrever e apresentar instruções claras e coerentes, ao mesmo tempo que exercitam a criatividade na criação de jogos. Isto envolve não apenas a escrita de textos, mas também a habilidade de comunicação oral e o trabalho em grupo, essenciais para uma boa apresentação e entendimento mútuo das regras criadas.
O conteúdo programático dessa atividade está centrado em capacitar os alunos a estruturar lógica e sequencialmente suas ideias, essencial para a criação de regras coerentes e compreensíveis. Este trabalho se alinha com a prática de leitura e produção de textos variados, ampliando a compreensão textual.
A metodologia envolve o aprendizado ativo por meio de atividades colaborativas e práticas. Ao proporcionarmos um espaço onde os alunos criam e apresentam suas ideias, promovemos a aprendizagem experiencial que evidência a aplicabilidade prática do conhecimento teórico.
O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos planejem, desenvolvam e apresentem seus projetos, além de avaliar as criações de seus colegas.
A avaliação será baseada em critérios que incluem a clareza e coerência das instruções escritas, a criatividade do jogo criado e a qualidade da apresentação. Exemplos de avaliação incluem a análise das regras quanto à clareza e aplicabilidade, a originalidade do jogo e o envolvimento do grupo ao explicar e demonstrar o seu jogo. Também será avaliada a capacidade dos alunos de ressignificar o feedback recebido, ajustando suas criações conforme necessário.
São necessários materiais e recursos que fomentem a criatividade e a organização. Ferramentas de escrita, como papel e caneta ou tablets e quadros brancos, são essenciais para a elaboração das regras dos jogos.
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