Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar sua criatividade e habilidades de narrativa através do planejamento de uma viagem fictícia. Cada aluno escolherá um destino, seja um país real ou um mundo de fantasia, e definirá um propósito para esta visita. Eles realizarão pesquisas em livros ou na internet para enriquecer suas histórias, organizando as informações em tópicos. Posteriormente, transformarão esses dados em um diário de viagem, relatando aventuras, experiências e descobertas do local escolhido. O objetivo é estimular a imaginação, melhorar a escrita e incentivar a capacidade de pesquisa e organização de informações. Ao final, as histórias serão lidas e compartilhadas na classe, promovendo a confiança na comunicação oral e a construção coletiva de conhecimentos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em desenvolver competências essenciais de escrita e pesquisa nos alunos. Através da criação de um diário de viagens imaginárias, eles são incentivados a praticar a criatividade literária ao mesmo tempo que aprimoram suas habilidades de organização e sistematização de informações pesquisadas. A atividade propicia um ambiente em que a expressão pessoal é valorizada, enquanto competências técnicas são aprimoradas, como estruturação textual e coerência narrativa.
O conteúdo programático da atividade enfoca principalmente o desenvolvimento da escrita narrativa e da pesquisa. Os alunos irão explorar diversos formatos textuais e aprender como adaptar suas ideias para diferentes tipos de audiência e propósitos. Esta atividade também desafia os alunos a aprofundar suas habilidades de pesquisa, organizando informações de maneira coerente que contribuam para a construção de suas histórias.
A metodologia aplicada inclui o ensino centrado no aluno, onde o professor atua como facilitador do processo criativo e de pesquisa. A atividade inicia com uma introdução aos conceitos de escrita narrativa e estrutura de diários de viagem. Em seguida, os alunos realizarão pesquisas guiadas e organizadas. A culminação ocorre na escrita das narrativas e compartilhamento em classe, possibilitando a prática da comunicação oral e a aprendizagem colaborativa.
O cronograma da atividade foi planejado para abranger duas horas completas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula dedica-se principalmente à introdução da temática, planejamento e fase inicial de pesquisa. A segunda aula foca na finalização do diário de viagens e a apresentação das histórias para a classe, permitindo que os alunos pratiquem habilidades de expressão oral e escuta.
A avaliação dos alunos será conduzida de maneira formativa e qualitativa, focando no desenvolvimento individual e no processo de aprendizagem. Os critérios incluem criatividade na descrição das viagens, clareza e coerência na organização das informações, a habilidade de pesquisa demonstrada, e a participação na leitura e discussão das histórias. Exemplos incluem avaliar como cada aluno estrutura seu diário de viagem, como utiliza informações pesquisadas para enriquecer a narrativa, e sua capacidade de compartilhar e discutir ideias com os colegas de forma organizada e respeitosa.
Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto variado de recursos que facilite tanto o processo de pesquisa quanto a escrita e compartilhamento das narrativas. Esses recursos apoiam os alunos na busca por informações relevantes e na organização criativa de suas ideias, garantindo uma experiência de aprendizagem prática e envolvente.
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