Caixa Surpresa das Diferenças

Desenvolvida por: Salete (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Diversidade e Respeito às Diferenças

A atividade 'Caixa Surpresa das Diferenças' tem como propósito promover a conscientização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental sobre a diversidade física de forma acolhedora e respeitosa. A ação visa ajudar os estudantes a conhecer e valorizar suas características físicas únicas, como cor de cabelo e olhos, bem como reconhecer as diferenças entre si e os colegas. A atividade começa com cada aluno trazendo um espelho, que será utilizado para a auto-observação, seguido de uma Roda de Debate onde se discutirá o que os torna únicos. Em seguida, haverá uma sessão prática onde as crianças criarão pequenos retratos que serão anexados a um mural coletivo. Esta experiência culminará na celebração da diversidade da turma, fomentando um ambiente de respeito e acolhimento às diferenças.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no reconhecimento e valorização das características individuais e coletivas, promovendo a auto-estima e o respeito mútuo. Visa também desenvolver as habilidades de comunicação e interação social entre os alunos, ao permitir que eles compartilhem suas percepções e aprendam sobre as semelhanças e diferenças que os compõem.

  • Promover a conscientização sobre as características físicas próprias e dos colegas.
  • Incentivar a valorização da diversidade e o respeito às diferenças.
  • Desenvolver habilidades de comunicação em contextos sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI03: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
  • EF01CI04: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
  • EF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o autoconhecimento, a identificação das características físicas, e a diversidade humana. Tem também uma ênfase no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, através de práticas que visam reconhecer e valorizar as diferenças entre os indivíduos, fortalecendo o sentido de comunidade na sala de aula.

  • Autoconhecimento e auto-observação.
  • Identificação das características físicas.
  • Diversidade e respeito às diferenças.
  • Habilidades sociais e emocionais.

Metodologia

A metodologia proposta enfatiza o uso de práticas interativas e reflexivas, permitindo que os alunos tenham um papel ativo em seu aprendizado. A atividade é estruturada de modo a alternar momentos de introspecção, como a auto-observação com o espelho, com momentos de diálogo em grupo, promovendo tanto o desenvolvimento individual como coletivo.

  • Uso de espelhos para auto-observação.
  • Roda de Debate para partilha de percepções.
  • Atividade prática de criação de retratos.
  • Mural colaborativo da turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi cuidadosamente planificado para as duas horas de atividade, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e ao exercício de auto-observação, seguido pela Roda de Debate. A segunda aula será focada na atividade prática de criação dos retratos e na montagem do mural.

  • Aula 1: Introdução ao tema, auto-observação com espelhos, Roda de Debate sobre a diversidade.
  • Aula 2: Criação dos retratos pela turma e montagem do mural de celebração da diversidade.

Avaliação

A avaliação será conduzida ao longo da atividade e se centrará no envolvimento e na participação ativa dos alunos nas discussões e atividades práticas. Critérios têm como base a capacidade dos alunos em identificar e discursar sobre características próprias e alheias, expressar-se coerentemente durante os debates e participar da construção do mural de maneira coletiva. Exemplos de evidencia a ser captada: a habilidade de comunicar e respeitar a diversidade, observada durante as discussões, e a criatividade no retrato que demonstra a percepção individual de suas características.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade foram selecionados para estimular a interação e a criatividade dos alunos, fornecendo as ferramentas que apoiam o autoconhecimento e a expressão pessoal. Itens como espelhos pessoais incentivam os alunos a explorarem suas próprias características, enquanto os materiais de arte promovem a criatividade no exercício de criação dos retratos.

  • Espelhos pessoais para cada aluno.
  • Materiais de arte como papel, lápis de cor, giz de cera, tintas e pincéis para criar retratos.
  • Painel para montagem do mural coletivo.
  • Sala de aula organizada em um círculo para a Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo