A atividade 'Caixa Surpresa das Diferenças' tem como propósito promover a conscientização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental sobre a diversidade física de forma acolhedora e respeitosa. A ação visa ajudar os estudantes a conhecer e valorizar suas características físicas únicas, como cor de cabelo e olhos, bem como reconhecer as diferenças entre si e os colegas. A atividade começa com cada aluno trazendo um espelho, que será utilizado para a auto-observação, seguido de uma Roda de Debate onde se discutirá o que os torna únicos. Em seguida, haverá uma sessão prática onde as crianças criarão pequenos retratos que serão anexados a um mural coletivo. Esta experiência culminará na celebração da diversidade da turma, fomentando um ambiente de respeito e acolhimento às diferenças.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no reconhecimento e valorização das características individuais e coletivas, promovendo a auto-estima e o respeito mútuo. Visa também desenvolver as habilidades de comunicação e interação social entre os alunos, ao permitir que eles compartilhem suas percepções e aprendam sobre as semelhanças e diferenças que os compõem.
O conteúdo programático desta atividade abrange o autoconhecimento, a identificação das características físicas, e a diversidade humana. Tem também uma ênfase no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, através de práticas que visam reconhecer e valorizar as diferenças entre os indivíduos, fortalecendo o sentido de comunidade na sala de aula.
A metodologia proposta enfatiza o uso de práticas interativas e reflexivas, permitindo que os alunos tenham um papel ativo em seu aprendizado. A atividade é estruturada de modo a alternar momentos de introspecção, como a auto-observação com o espelho, com momentos de diálogo em grupo, promovendo tanto o desenvolvimento individual como coletivo.
O cronograma foi cuidadosamente planificado para as duas horas de atividade, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e ao exercício de auto-observação, seguido pela Roda de Debate. A segunda aula será focada na atividade prática de criação dos retratos e na montagem do mural.
A avaliação será conduzida ao longo da atividade e se centrará no envolvimento e na participação ativa dos alunos nas discussões e atividades práticas. Critérios têm como base a capacidade dos alunos em identificar e discursar sobre características próprias e alheias, expressar-se coerentemente durante os debates e participar da construção do mural de maneira coletiva. Exemplos de evidencia a ser captada: a habilidade de comunicar e respeitar a diversidade, observada durante as discussões, e a criatividade no retrato que demonstra a percepção individual de suas características.
Os recursos necessários para esta atividade foram selecionados para estimular a interação e a criatividade dos alunos, fornecendo as ferramentas que apoiam o autoconhecimento e a expressão pessoal. Itens como espelhos pessoais incentivam os alunos a explorarem suas próprias características, enquanto os materiais de arte promovem a criatividade no exercício de criação dos retratos.
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