Resenhalidade: Resenhando seu Filme favorito!

Desenvolvida por: Yasmin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Resenha Crítica de Filmes

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental irão desenvolver habilidades para criar uma resenha crítica de um filme que tenham assistido recentemente. A atividade inicia com uma discussão em grupo sobre as características essenciais de uma resenha impactante, como a análise dos pontos fortes e fracos do filme, descrição de personagens e avaliação da mensagem geral. Em seguida, cada aluno redigirá uma resenha individualmente, empregando um olhar crítico sobre o filme escolhido. Ao final, eles apresentarão um resumo oral de sua resenha para a turma, destacando os insights mais relevantes e suas opiniões pessoais. Esta prática pedagógica visa estimular o pensamento crítico, a expressão escrita e oral e a colaboração entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam consolidar o desenvolvimento da capacidade de avaliação crítica dos alunos sobre obras audiovisuais, promovendo uma compreensão mais profunda sobre como argumentos e opiniões são estruturados e apresentados. Pretende-se fomentar habilidades de escrita e oralidade, através da elaboração de textos críticos que são apresentados em grupo, permitindo que os alunos não só aperfeiçoem sua expressão individual, mas também desenvolvam habilidades de comunicação em público.

  • Estimular o pensamento crítico em relação a produções culturais.
  • Desenvolver habilidades de escrita através da produção de resenhas críticas.
  • Aprimorar a capacidade de comunicação oral ao apresentar resumos críticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP12: Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.
  • EF67LP22: Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a compreensão das características fundamentais de uma resenha crítica, organização de ideias e estruturação do texto de forma coesa e coerente. Ao longo da atividade, os alunos aprenderão a identificar pontos de análise crítica em filmes, a desenvolver argumentos claros e a organizar suas opiniões de forma lógica. Também explorarão como a escolha de linguagens específicas pode impactar a eficácia de suas críticas, tanto na forma escrita quanto na apresentação oral.

  • Elementos constitutivos de uma resenha crítica.
  • Estrutura e organização do texto crítico.
  • Desenvolvimento de argumentos e opinião crítica.
  • Técnicas de resumo e apresentação oral.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade envolve uma abordagem colaborativa e individual. Inicialmente, os alunos participarão de discussões em grupo para estimular o pensamento crítico e a troca de ideias. O trabalho individual de redação permitirá que cada aluno expresse suas percepções pessoais sobre o filme analisado. A atividade culmina com apresentações orais para a turma, promovendo um ambiente de apoio e interação, onde os estudantes podem receber feedback de seus colegas e professores.

  • Discussão em grupo para identificação de características de uma resenha crítica.
  • Redação individual da resenha crítica.
  • Apresentação oral dos resumos críticos para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi estruturado para ser executado em um total de 2 horas, distribuídas ao longo de 2,4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada. Este formato permitirá uma exploração aprofundada dos conceitos e a prática das habilidades desenvolvidas. O plano inclui o tempo necessário para discussão, escrita e apresentação, assegurando que os alunos possam aplicar o que aprenderam em cada etapa sucessivamente.

  • Aula 1: Introdução à resenha crítica e discussão em grupo sobre filmes assistidos.
  • Aula 2: Redação individual da resenha crítica.
  • Aula 3: Revisão e conclusão da redação.
  • Aula 4: Apresentação dos resumos críticos e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, focando em vários aspectos do processo de produção da resenha crítica e da apresentação oral. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade de identificar e analisar criticamente os elementos do filme, a clareza e coerência do texto escrito, e a habilidade de apresentar oralmente suas ideias de maneira estruturada e convincente. Exemplos práticos incluem o uso de rubricas que pontuam a argumentação crítica dos alunos, a originalidade nas percepções e a fluência na apresentação oral, promovendo um entendimento claro dos objetivos e expectativas. Os alunos também serão avaliados por sua participação nas discussões em grupo, incentivando a colaboração e a troca de ideias.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade incluem materiais digitais e impressos que ajudarão os alunos a compreender e produzir suas resenhas críticas. O uso de notebooks ou tablets permitirá que os alunos pesquisem e escrevam de forma eficiente. Materiais impressos de apoio com exemplos de resenhas críticas serão utilizados para direcionar a análise. Projetor ou lousa digital poderão ser empregados para apresentar conceitos-chave durante as discussões iniciais.

  • Notebooks ou tablets para escrita e pesquisa.
  • Materiais impressos com exemplos de resenhas críticas.
  • Projetor ou lousa digital para apresentações em sala de aula.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo