Caça ao Tesouro de Palavras

Desenvolvida por: Debora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Compreensão de Textos

A atividade 'Caça ao Tesouro de Palavras' é uma dinâmica interativa e educativa onde os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental embarcam em uma busca por palavras específicas escondidas em vários pontos da escola. Através de pistas e charadas, os alunos são incentivados a ler textos curtos, desenvolver a fluência em leitura e utilizar o dicionário para garantir a ortografia correta das palavras encontradas. Ao encontrar as palavras, os alunos devem ler em voz alta e construir frases, promovendo a prática da leitura e escrita, bem como o fortalecimento do vocabulário. Esta atividade busca tornar a aprendizagem da língua portuguesa mais envolvente e significativa, ao integrar o aprendizado teórico com uma experiência prática e divertida.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de leitura silenciosa e em voz alta com fluência e autonomia, a compreensão de textos curtos e o uso correto do dicionário para esclarecimento de dúvidas ortográficas. Estas habilidades são essenciais para a formação de leitores proficientes e críticos e são trabalhadas de forma integrada e dinâmica através da atividade prática de caça ao tesouro, que incentiva o engajamento e a motivação dos alunos.

  • Melhorar a fluência na leitura em voz alta.
  • Compreender textos curtos de forma autônoma.
  • Utilizar o dicionário para verificar a ortografia das palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
  • EF35LP12: Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra no desenvolvimento de competências de leitura e escrita, focando na identificação e compreensão do significado de palavras em diversos contextos. Além disso, reforça o uso de ferramentas como o dicionário para resolver dúvidas sobre ortografia, um recurso essencial para o domínio da língua escrita.

  • Leitura de textos curtos e charadas.
  • Reconhecimento e leitura em voz alta de palavras específicas.
  • Construção de frases a partir das palavras encontradas.
  • Consulta ao dicionário para verificação de ortografia.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade combina aprendizado colaborativo, resolução de problemas e prática orientada. Os alunos trabalharão em grupos para encontrar as palavras, o que promove a cooperação e a comunicação eficaz. A integração de charadas e pistas irá estimular o raciocínio lógico e a dedução, enquanto a leitura e a construção de frases favorecem a prática das habilidades de língua portuguesa de forma lúdica e envolvente.

  • Formação de grupos para colaborar na caça ao tesouro.
  • Uso de charadas e pistas para indicar a localização das palavras.
  • Leitura em voz alta de palavras e construção de frases.
  • Verificação de palavras utilizando o dicionário.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em um total de 20 horas, distribuídas em sessões diárias de 60 minutos ao longo de 20 dias. Cada aula é projetada para abordar diferentes etapas da atividade, desde a introdução e entendimento das regras, até a execução prática, reflexão e feedback.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2-4: Introdução e prática de leitura de pistas.
  • Aula 5-10: Execução da caça ao tesouro.
  • Aula 11-15: Construção de frases e leitura em voz alta.
  • Aula 16-18: Uso do dicionário e revisão ortográfica.
  • Aula 19: Reflexão e discussão em grupo.
  • Aula 20: Feedback e encerramento da atividade.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de observação contínua durante toda a atividade, focando na participação, colaboração em grupo e desempenho individual em tarefas como leitura e uso do dicionário. Critérios específicos incluem a fluência na leitura em voz alta, a habilidade de construção de frases coerentes e a correta verificação ortográfica das palavras encontradas. Exemplos de avaliação incluem a observação de um aluno ao ler corretamente uma palavra e utilizá-la em frase ou o uso eficaz do dicionário para corrigir uma grafia errada.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer o uso de materiais didáticos e ferramentas que suportem a execução e enriquecimento do aprendizado. Livros, dicionários e materiais impressos serão essenciais para fornecer pistas e contextos necessários para a caça ao tesouro. Recursos adicionais podem incluir dispositivos de áudio para gravações e playback de leituras dos alunos.

  • Livros de leitura com textos curtos.
  • Dicionários físicos ou eletrônicos.
  • Cartões de pistas e charadas.
  • Materiais de escrita para frases.
  • Dispositivos de áudio para gravação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo