Jogo das Rimas Encantadas

Desenvolvida por: Ana Ér… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Brincadeiras com Rimas: Quadrinhas, Parlendas e Trava-línguas

A atividade Jogo das Rimas Encantadas tem como propósito estimular o desenvolvimento da escuta ativa e da oralidade dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, através de uma dinâmica lúdica. Os alunos formarão duplas para criar e recitar quadrinhas, parlendas ou trava-línguas, explorando a sonoridade das palavras e identificando rimas. Essa atividade não só diverte, como também promove o envolvimento social dos alunos, permitindo que exercitem a cooperação e a criatividade. Durante a brincadeira, os alunos terão oportunidade de identificar fonemas e suas representações, fazendo associações de palavras e compreendendo melhor a estrutura do sistema alfabético. O contexto lúdico torna o aprendizado mais significativo e facilita a absorção dos conteúdos programáticos de forma natural e espontânea.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem se concentram em desenvolver a habilidade dos alunos de reconhecer a estrutura sonora da língua, através da identificação de rimas e fonemas, e a associação destes às suas representações gráficas. Além disso, almeja-se que os alunos aprendam a trabalhar em dupla, promovendo a cooperação e o respeito mútuo, e que aprimorem suas competências comunicativas ao compartilhar e ouvir histórias rimadas. Essa atividade busca reforçar o conhecimento sobre o alfabeto e sua relação com os sons da fala, integrando esses elementos em um contexto de brincadeira coletiva que facilita o engajamento dos alunos.

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a estrutura sonora da língua.
  • Promover a cooperação e o respeito mútuo entre os alunos.
  • Aprimorar competências comunicativas através da escuta ativa e da oralidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca no reconhecimento e identificação de fonemas e suas representações gráficas, através de um envolvimento direto dos alunos com gêneros textuais que utilizam rimas. Os alunos serão introduzidos a diferentes formas de textos rimados, como quadrinhas, parlendas e trava-línguas, e incentivados a criar suas próprias versões, explorando a criatividade e desenvolvendo uma compreensão prática sobre o sistema alfabético. Esta abordagem não só reforça o conhecimento formal da língua, mas também instiga a curiosidade e o prazer em lidar com sua musicalidade.

  • Reconhecimento e identificação de fonemas.
  • Exploração de rimas em quadrinhas e parlendas.
  • Criação de trava-línguas.
  • Associação de sons às suas representações gráficas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é baseada em práticas colaborativas e lúdicas que estimulam a interação social e o aprendizado mútuo. Trabalhar em duplas permite que os alunos troquem experiências e aprendam de maneira conjunta, fortalecendo o senso de comunidade na sala de aula. O uso de brincadeiras com rimas, quadrinhas e trava-línguas fornece uma abordagem divertida e eficaz para ensinar fonética, já que os alunos se envolvem mais profundamente quando o aprendizado é associado à diversão. A prática oral ativa é fundamental, pois permite que os alunos exercitem a fala e ouçam as diferentes variações sonoras, reforçando o aprendizado.

  • Práticas colaborativas em duplas.
  • Dinâmicas lúdicas de interação.
  • Exploração de textos rimados.
  • Envolvimento ativo na criação e recitação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em duas etapas de 30 minutos, dividindo o tempo de forma a garantir que os alunos tenham oportunidade de explorar tanto a criação quanto a recitação dos textos rimados. Na primeira aula, introduziremos os conceitos de rimas e exemplos de quadrinhas, parlendas e trava-línguas. Os alunos serão orientados a formar duplas e inicialmente brincar com os exemplos dados. Na segunda aula, será o momento de pôr a mão na massa, onde cada dupla criará suas próprias rimas, expandindo a atividade para uma recitação final. Esse planejamento garante um equilíbrio entre a teoria e a prática.

  • Aula 1: Introdução às rimas, exemplos de quadrinhas e parlendas, formação de duplas.
  • Aula 2: Criação de rimas pelas duplas e recitação para a turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e observacional, focando no engajamento dos alunos e sua capacidade de colaborar com os colegas. Durante as atividades, o professor observará a interação das duplas, a participação ativa na criação das rimas e a habilidade de identificar e aplicar rimas e fonemas. Critérios como criatividade, clareza na recitação e cooperação serão utilizados para fornecer feedback construtivo aos alunos. Por exemplo, será observado se os alunos conseguem identificar rimas corretamente e se conseguem trabalhar em conjunto para criar suas rimas. Após a atividade, o professor pode solicitar que cada dupla explique o processo de criação, promovendo a reflexão sobre o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a condução do Jogo das Rimas Encantadas são simples e visam facilitar o acesso e a execução da atividade. Utilizaremos um quadro ou flipchart para apresentar exemplos de rimas e um espaço adequado na sala de aula que permita a movimentação e o trabalho em duplas. Materiais visuais ajudam a manter a atenção dos alunos e estimulam a participação ativa. Além disso, cartões com palavras que rimam podem ser utilizados para auxiliar os alunos a iniciar sua criação, servindo como incentivo e inspiração.

  • Quadro ou flipchart para apresentação de exemplos.
  • Espaço na sala de aula para organização das duplas.
  • Cartões com palavras que rimam.

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