Jornalzinho da Turma

Desenvolvida por: Sulami… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Colaboração

A atividade 'Jornalzinho da Turma' visa incentivar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a planejarem e produzirem, de forma colaborativa, um jornal. Com duração de duas aulas de 60 minutos, a primeira aula adota uma abordagem de sala de aula invertida, onde os alunos são incentivados a pesquisar notícias e discutir ideias em grupo. Na segunda aula, com orientação do professor, os alunos escreverão manchetes, fotolegendas e montarão o jornal, reforçando a habilidade EF12LP11. Esta atividade promove o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura crítica e trabalho em equipe, introduzindo os alunos às práticas do campo jornalístico de forma lúdica e prática.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver a habilidade de planejamento e produção textual em um contexto colaborativo. Os alunos serão estimulados a trabalhar juntos para criar um produto final coerente e coeso, exercitando a criatividade na elaboração de notícias e no uso de linguagem apropriada ao público infantil. Ademais, a atividade busca promover a capacidade de discussão e argumentação, habilidades essenciais para o desenvolvimento da competência comunicativa e social.

  • Desenvolver habilidades de planejamento e estruturação de textos.
  • Estimular a escrita colaborativa e o trabalho em equipe.
  • Incentivar o pensamento crítico por meio da pesquisa e discussão de notícias.
  • Fomentar a criatividade na criação de manchetes e fotolegendas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF12LP12: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade compreende a introdução dos alunos ao conceito de jornal e as suas diferentes seções, além de desenvolver habilidades de escrita de manchetes e fotolegendas. Através da análise e discussão de notícias reais, os alunos aprenderão a identificar o que constitui uma notícia e como comunicar informações de maneira clara e concisa. Este estudo inicial prepara os alunos para a prática de escrita colaborativa, incentivando a expressão pessoal e coletiva.

  • Conceito e estrutura de um jornal.
  • Elementos de uma notícia: manchete, fotolegens e lide.
  • Processo de pesquisa e seleção de informações.
  • Criação de conteúdos para o público infantil.

Metodologia

A metodologia adotada combina a pesquisa ativa com a escrita colaborativa, reforçando o aprendizado através da prática de sala de aula invertida. Ao pesquisar notícias, os alunos exercitam habilidades de análise e síntese, enquanto a atividade prática de produção do jornal permite que eles apliquem conceitos teóricos em um projeto real, reforçando a retenção de conhecimento através da experiência direta.

  • Sala de aula invertida para pesquisa e discussão.
  • Trabalho em grupos para planejamento do jornal.
  • Orientação do professor na escrita colaborativa.
  • Revisão e edição coletiva do conteúdo produzido.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em duas aulas sequenciais de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos dedicarão tempo à pesquisa e discussão em grupos pequenos, enquanto a segunda aula será focada na produção prática do jornal, incluindo a escrita de manchetes e montagem de páginas, permitindo um equilíbrio eficaz entre teoria e prática.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, pesquisa de notícias em grupos e discussão de ideias.
  • Aula 2: Redação de manchetes e fotolegendas, montagem do jornal com orientação do professor, e revisão final.

Avaliação

A avaliação será baseada na observação contínua do envolvimento dos alunos durante as atividades e na análise do produto final, o jornal da turma. Critérios de avaliação incluirão a colaboração e participação ativa nos grupos, a criatividade e pertinência das manchetes e fotolegendas produzidas, e a capacidade de utilizar linguagem adequada ao público infantil. Exemplos de avaliação incluem verificar se o aluno propôs ideias inovadoras durante as discussões em grupo, se contribuiu de forma efetiva para a escrita das notícias, e se respeitou as diferentes opiniões e ideias dos colegas, promovendo a colaboração.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução bem-sucedida desta atividade incluem materiais físicos e digitais que facilitarão a pesquisa, a escrita e a editoração do jornal. A infraestrutura deve permitir a interação entre os alunos e favorecer o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e manuseio de ferramentas de escrita e layout.

  • Computadores ou tablets para pesquisa de notícias.
  • Papel e materiais de escrita para rascunhos e anotações.
  • Software de editoração para montagem do jornal.
  • Projetor para apresentação e discussão em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo