A atividade 'Jornalzinho da Turma' visa incentivar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a planejarem e produzirem, de forma colaborativa, um jornal. Com duração de duas aulas de 60 minutos, a primeira aula adota uma abordagem de sala de aula invertida, onde os alunos são incentivados a pesquisar notícias e discutir ideias em grupo. Na segunda aula, com orientação do professor, os alunos escreverão manchetes, fotolegendas e montarão o jornal, reforçando a habilidade EF12LP11. Esta atividade promove o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura crítica e trabalho em equipe, introduzindo os alunos às práticas do campo jornalístico de forma lúdica e prática.
O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver a habilidade de planejamento e produção textual em um contexto colaborativo. Os alunos serão estimulados a trabalhar juntos para criar um produto final coerente e coeso, exercitando a criatividade na elaboração de notícias e no uso de linguagem apropriada ao público infantil. Ademais, a atividade busca promover a capacidade de discussão e argumentação, habilidades essenciais para o desenvolvimento da competência comunicativa e social.
O conteúdo programático desta atividade compreende a introdução dos alunos ao conceito de jornal e as suas diferentes seções, além de desenvolver habilidades de escrita de manchetes e fotolegendas. Através da análise e discussão de notícias reais, os alunos aprenderão a identificar o que constitui uma notícia e como comunicar informações de maneira clara e concisa. Este estudo inicial prepara os alunos para a prática de escrita colaborativa, incentivando a expressão pessoal e coletiva.
A metodologia adotada combina a pesquisa ativa com a escrita colaborativa, reforçando o aprendizado através da prática de sala de aula invertida. Ao pesquisar notícias, os alunos exercitam habilidades de análise e síntese, enquanto a atividade prática de produção do jornal permite que eles apliquem conceitos teóricos em um projeto real, reforçando a retenção de conhecimento através da experiência direta.
O cronograma da atividade está organizado em duas aulas sequenciais de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos dedicarão tempo à pesquisa e discussão em grupos pequenos, enquanto a segunda aula será focada na produção prática do jornal, incluindo a escrita de manchetes e montagem de páginas, permitindo um equilíbrio eficaz entre teoria e prática.
A avaliação será baseada na observação contínua do envolvimento dos alunos durante as atividades e na análise do produto final, o jornal da turma. Critérios de avaliação incluirão a colaboração e participação ativa nos grupos, a criatividade e pertinência das manchetes e fotolegendas produzidas, e a capacidade de utilizar linguagem adequada ao público infantil. Exemplos de avaliação incluem verificar se o aluno propôs ideias inovadoras durante as discussões em grupo, se contribuiu de forma efetiva para a escrita das notícias, e se respeitou as diferentes opiniões e ideias dos colegas, promovendo a colaboração.
Os recursos necessários para a execução bem-sucedida desta atividade incluem materiais físicos e digitais que facilitarão a pesquisa, a escrita e a editoração do jornal. A infraestrutura deve permitir a interação entre os alunos e favorecer o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e manuseio de ferramentas de escrita e layout.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula