Roda de Histórias Mágicas

Desenvolvida por: Thais … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Contação de Histórias e Criatividade

A atividade 'Roda de Histórias Mágicas' é uma prática pedagógica destinada a desenvolver a oralidade, criatividade e a habilidade de construir narrativas em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Sentadas em círculo, as crianças interagem e colaboram para criar uma história coletiva, utilizando um objeto mágico como estímulo. A professora atua como mediadora, garantindo a participação igualitária e respeitando o tempo de fala de cada aluno. Este exercício tem como objetivo principal despertar o interesse pela narrativa e fortalecer a sequência lógica de ideias entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca fomentar o desenvolvimento de competências essenciais como a criatividade, expressão oral e o pensamento sequencial. Promovendo um ambiente de respeito e cooperação, os alunos são encorajados a explorar suas habilidades comunicativas e a experimentar diferentes formas de narrar histórias. O uso de um objeto mágico contribui para a criação de um clima lúdico, captando o interesse dos estudantes e proporcionando uma vivência rica em imaginação e interação social.

  • Estimular a expressão oral de ideias.
  • Desenvolver a capacidade de colaborar em grupo na construção de narrativas.
  • Fortalecer a criatividade e o pensamento crítico.
  • Promover a construção de enredos com sequência lógica.
  • Incentivar a participação ativa e respeitosa durante atividades coletivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Ouvir, produzir e compartilhar relatos orais de experiências pessoais e de histórias, em roda de conversa, virtual ou presencial, desenvolvendo estratégias para captar e manter a atenção de quem ouve (posição do corpo, contato visual, volume da voz, adequação do vocabulário ao contexto comunicativo, entre outros).
  • EF15LP02: Reconhecer, valorizar e utilizar necessidades, possibilidades e desafios que envolvem a fala em diversas situações de comunicação, como conversação, relato pessoal, narração ficcional, apresentações orais, entre outras.
  • EF15LP07: Planejar e produzir falas para apresentação e relatos breves, por meio de ensaio, antecipação, organização e seleção de expressões adequadas ao contexto.

Conteúdo Programático

Durante a atividade, as crianças irão se envolver em exercícios de contação de histórias com ênfase na sequência lógica e na construção conjunta de enredos. Serão trabalhadas tanto habilidades comunicativas orais quanto aspectos da criatividade e da imaginação, essenciais no processo de alfabetização e letramento infantil. Esta abordagem prática busca conectar os alunos através da narrativa compartilhada, promovendo a socialização e o respeito mútuo.

  • Prática de contação de histórias em grupo.
  • Uso de objetos lúdicos para estímulo criativo.
  • Exercícios de sequência lógica em narrativas.
  • Dinamização das habilidades de escuta e fala.
  • Colaboração na construção de enredos.

Metodologia

A metodologia adotada se baseia em práticas lúdicas e interativas, privilegiando a participação ativa e engajada dos alunos. A figura do professor como mediador garante uma experiência equilibrada, onde cada criança é incentivada a contribuir com suas ideias e a ouvir atentamente as dos colegas. O uso de um objeto mágico funciona como catalisador da imaginação, possibilitando um ambiente onde o imaginário e a realidade se cruzam de forma intuitiva e dinâmica.

  • Círculo de contação de histórias com mediação da professora.
  • Incentivo à utilização de objetos mágicos para despertar a criatividade.
  • Respeito ao tempo de fala e escuta ativa de cada aluno.
  • Integração de princípios lúdicos para potencializar a vivência pedagógica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas de 60 minutos cada, desenhadas para garantir amplo tempo de participação e reflexão sobre as histórias criadas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito e participarão da construção inicial da narrativa. A segunda aula focará na continuação e encerramento do enredo, além da reflexão coletiva sobre o aprendizado adquirido.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da construção coletiva da história (60 minutos)
  • Aula 2: Conclusão da história e reflexão sobre a atividade (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será processual, baseada na observação contínua das contribuições orais de cada aluno durante as atividades. Serão considerados critérios como a capacidade de ouvir atentamente, a coerência na adição de segmentos à história e o nível de envolvimento e criatividade demonstrado. Exemplos de parâmetros de avaliação incluem: a participação ativa na roda, a habilidade de manter a lógica e a coesão na sua parte da narrativa e a demonstração de respeito e colaboração frente aos colegas. Adicionalmente, a professora poderá anotar comentários e observar individualmente os alunos, proporcionando feedbacks construtivos, visando ao aperfeiçoamento das habilidades comunicativas de cada estudante.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados recursos que incentivam a imersão e a criatividade, como objetos cênicos e materiais variados para criar um cenário mágico. Esses elementos contribuem para que as crianças se sintam em um ambiente propício à criação e interação, valorizando o aspecto lúdico da prática pedagógica.

  • Objeto mágico (chapéu ou similar).
  • Materiais de decoração para criar um ambiente mágico.
  • Cartolina e canetas coloridas para ilustrações.
  • Folhas de papel para anotações e desenhos das histórias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo