Fábrica de Recados Divertidos

Desenvolvida por: Fabric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Comunicação Oral e Escrita no Ambiente Escolar

Na atividade 'Fábrica de Recados Divertidos', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental trabalharão em pares para criar, planejar e apresentar recados ou avisos sobre temas do cotidiano escolar. Os temas podem variar, desde lembrar da data de um passeio até o aviso de aniversário de um colega. Essa atividade tem como objetivo estimular a colaboração, a prática da oralidade e o entendimento de situações comunicativas cotidianas por meio do uso de ferramentas digitais simples. A dinâmica da aula incluirá o planejamento conjunto entre os alunos e o professor, seguido da gravação de um vídeo curto pelos alunos, comunicando o recado escolhido. Essa forma de interação criativa e colaborativa visa aprimorar as habilidades comunicativas dos alunos, trabalhando o respeito às normas sociais da língua e desenvolvendo sua capacidade de ouvir e repassar informações de forma clara e objetiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade enfocarão o desenvolvimento de habilidades comunicativas dos alunos, promovendo a capacidade de colaboração e expressão oral. Os alunos serão encorajados a escutar ativamente seus colegas e professores, além de formular perguntas pertinentes e solicitar esclarecimentos quando necessário. A atividade buscará também o fortalecimento da confiança dos alunos em suas habilidades de comunicação, a promoção do uso criativo das ferramentas digitais e a valorização do trabalho em equipe.

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Estimular o trabalho colaborativo entre os alunos.
  • Promover o uso consciente de ferramentas digitais.
  • Fomentar a criatividade e expressividade dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF12LP13: Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a prática do planejamento e produção de textos orais, especialmente voltados para a comunicação de recados e mensagens. Trabalha-se, também, o uso de ferramentas digitais como meio de comunicação, desenvolvendo nos alunos a capacidade de se expressar em diferentes contextos e para diferentes públicos. Os alunos vão aprender a valorizar a clareza e objetividade nas informações, respeitando as normas da língua.

  • Planejamento de textos orais.
  • Produção de recados e avisos.
  • Uso de ferramentas digitais para gravação e apresentação.
  • Clareza e objetividade na comunicação.

Metodologia

A metodologia adotada irá focar em atividades práticas e colaborativas, onde os alunos são divididos em pares para fomentar o trabalho em equipe e a troca de ideias. O professor atuará como facilitador, orientando os alunos durante o planejamento dos recados e na utilização de ferramentas digitais. A abordagem prática, combinada com orientação efetiva, garante que os alunos tenham oportunidades concretas de aplicar o que aprenderam, reforçando a aprendizagem por meio de experiências significativas.

  • Trabalho em pares para estímulo da colaboração.
  • Uso de ferramentas digitais simples.
  • Orientação e apoio contínuos pelo professor.
  • Apresentação oral dos recados produzidos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ocorrer ao longo de quatro aulas de 60 minutos. Cada aula tem um foco específico que orienta os alunos desde a introdução da atividade até a apresentação final dos vídeos. A divisão em etapas permite que os alunos tenham tempo suficiente para planejamento, produção e revisão, garantindo resultados positivos e um aprendizado contextualizado.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação das duplas.
  • Aula 2: Planejamento e elaboração dos recados.
  • Aula 3: Gravação dos vídeos com os recados.
  • Aula 4: Apresentação e feedback dos vídeos.

Avaliação

A avaliação será processual e contínua, focando não apenas no produto final, mas em todo o processo de criação dos recados. Serão observados critérios como colaboração entre a dupla, clareza e pertinência das informações transmitidas, criatividade na apresentação e uso adequado das ferramentas digitais. Durante as apresentações dos vídeos, o professor fará anotações e fornecerá feedback imediato, destacando aspectos positivos e sugerindo melhorias. Exemplos de critérios de avaliação incluem a capacidade dos alunos de se articularem claramente, o respeito pelo tema e intenções do recado e a capacidade de integrar as tecnologias de maneira coerente e eficaz.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem ferramentas digitais básicas, como gravadores de vídeo, que podem ser simples aplicativos de celular ou tablets. Recursos audiovisuais são essenciais para facilitar o processo de gravação e permitem que os alunos tenham experiências práticas significativas, desenvolvendo assim, suas competências digitais. Além disso, papéis e canetas são úteis na fase de planejamento dos recados.

  • Gravadores de vídeo (celulares, tablets).
  • Quadro branco e marcadores.
  • Papéis e canetas para anotações.
  • Acesso à internet para pesquisa de temas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo