Na atividade 'Fábrica de Recados Divertidos', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental trabalharão em pares para criar, planejar e apresentar recados ou avisos sobre temas do cotidiano escolar. Os temas podem variar, desde lembrar da data de um passeio até o aviso de aniversário de um colega. Essa atividade tem como objetivo estimular a colaboração, a prática da oralidade e o entendimento de situações comunicativas cotidianas por meio do uso de ferramentas digitais simples. A dinâmica da aula incluirá o planejamento conjunto entre os alunos e o professor, seguido da gravação de um vídeo curto pelos alunos, comunicando o recado escolhido. Essa forma de interação criativa e colaborativa visa aprimorar as habilidades comunicativas dos alunos, trabalhando o respeito às normas sociais da língua e desenvolvendo sua capacidade de ouvir e repassar informações de forma clara e objetiva.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade enfocarão o desenvolvimento de habilidades comunicativas dos alunos, promovendo a capacidade de colaboração e expressão oral. Os alunos serão encorajados a escutar ativamente seus colegas e professores, além de formular perguntas pertinentes e solicitar esclarecimentos quando necessário. A atividade buscará também o fortalecimento da confiança dos alunos em suas habilidades de comunicação, a promoção do uso criativo das ferramentas digitais e a valorização do trabalho em equipe.
O conteúdo programático desta atividade abrange a prática do planejamento e produção de textos orais, especialmente voltados para a comunicação de recados e mensagens. Trabalha-se, também, o uso de ferramentas digitais como meio de comunicação, desenvolvendo nos alunos a capacidade de se expressar em diferentes contextos e para diferentes públicos. Os alunos vão aprender a valorizar a clareza e objetividade nas informações, respeitando as normas da língua.
A metodologia adotada irá focar em atividades práticas e colaborativas, onde os alunos são divididos em pares para fomentar o trabalho em equipe e a troca de ideias. O professor atuará como facilitador, orientando os alunos durante o planejamento dos recados e na utilização de ferramentas digitais. A abordagem prática, combinada com orientação efetiva, garante que os alunos tenham oportunidades concretas de aplicar o que aprenderam, reforçando a aprendizagem por meio de experiências significativas.
O cronograma da atividade está planejado para ocorrer ao longo de quatro aulas de 60 minutos. Cada aula tem um foco específico que orienta os alunos desde a introdução da atividade até a apresentação final dos vídeos. A divisão em etapas permite que os alunos tenham tempo suficiente para planejamento, produção e revisão, garantindo resultados positivos e um aprendizado contextualizado.
A avaliação será processual e contínua, focando não apenas no produto final, mas em todo o processo de criação dos recados. Serão observados critérios como colaboração entre a dupla, clareza e pertinência das informações transmitidas, criatividade na apresentação e uso adequado das ferramentas digitais. Durante as apresentações dos vídeos, o professor fará anotações e fornecerá feedback imediato, destacando aspectos positivos e sugerindo melhorias. Exemplos de critérios de avaliação incluem a capacidade dos alunos de se articularem claramente, o respeito pelo tema e intenções do recado e a capacidade de integrar as tecnologias de maneira coerente e eficaz.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem ferramentas digitais básicas, como gravadores de vídeo, que podem ser simples aplicativos de celular ou tablets. Recursos audiovisuais são essenciais para facilitar o processo de gravação e permitem que os alunos tenham experiências práticas significativas, desenvolvendo assim, suas competências digitais. Além disso, papéis e canetas são úteis na fase de planejamento dos recados.
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