Caça ao Tesouro do Alfabeto

Desenvolvida por: Ana Me… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Reconhecimento do Alfabeto

A atividade 'Caça ao Tesouro do Alfabeto' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover o reconhecimento e a familiarização com as letras do alfabeto de forma lúdica e interativa. Utilizando a dinâmica de uma caça ao tesouro, cartões com letras do alfabeto são previamente escondidos nos cantos da sala de aula. As crianças, em grupos ou individualmente, buscam as letras, identificam-nas e colaboram para organizá-las em ordem alfabética. Durante a atividade, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades para distinguir letras de outros símbolos e reforcem o conhecimento do sistema de escrita alfabético como representação dos sons da fala. A atividade culmina em uma roda de conversa, onde os educandos discutem sobre as letras encontradas, refletindo sobre sua importância e uso na comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem a promoção da distinção entre letras e outros sinais gráficos, o reconhecimento do alfabeto em sua totalidade e a compreensão de seu papel na representação dos sons da fala. Procura-se também desenvolver a capacidade dos alunos de nomear e recitar o alfabeto na ordem correta, motivando-os a explorar as relações entre letras e sons, fundamental para a alfabetização inicial.

  • Distinguir letras de outros sinais gráficos.
  • Reconhecer o alfabeto como um sistema de escrita dos sons.
  • Nomear as letras e recitá-las na ordem correta.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange conceitos fundamentais da alfabetização que incluem o reconhecimento das letras, a distinção de sinais não alfabéticos e a ordenação do alfabeto. A interação dos alunos com as letras ao longo da atividade é essencial para consolidar o entendimento do sistema alfabético e sua aplicação prática na leitura e escrita, baseando-se na associação de letras a sons e na organização do alfabeto.

  • Reconhecimento de letras do alfabeto.
  • Diferenciação de sinais não alfabéticos.
  • Ordenação alfabética das letras.

Metodologia

A metodologia utilizada se baseia em uma abordagem lúdica, com ênfase na interação ativa e na cooperação entre os alunos. A caça ao tesouro promove o engajamento e a curiosidade, enquanto a roda de conversa oferece uma oportunidade para reflexão e discussão ativa. Ao final, atividades complementares reforçam a compreensão e fixação dos conceitos abordados.

  • Caça ao tesouro de letras do alfabeto.
  • Organização das letras em roda de conversa.
  • Atividades de reflexão e fixação dos conceitos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em 20 horas, totalizando 30 aulas de 40 minutos. As aulas são divididas para introdução da atividade, exploração ativa, roda de conversa, e tarefas de revisão e reforço, garantindo um aprendizado contínuo e progressivo ao longo de todo o período.

  • Aula 1-5: Introdução e explicação da caça ao tesouro.
  • Aula 6-15: Atividades de caça e identificação das letras.
  • Aula 16-20: Roda de conversa e sistematização das descobertas.
  • Aula 21-25: Atividades complementares de ordenação e reflexão.
  • Aula 26-30: Avaliações e fechamento da atividade.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de forma contínua através da observação direta das interações durante a atividade principal, da organização correta das letras em ordem alfabética e da participação nas discussões em roda de conversa. A observação direta visa identificar o nível de engajamento, a capacidade de reconhecimento e nomeação corretos das letras. Além disso, serão utilizadas atividades escritas individuais ao final do ciclo de ensino para aferir a compreensão das habilidades. Exemplos incluem tarefas de completar o alfabeto em faltas ou identificar sons correspondentes a cada letra.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da 'Caça ao Tesouro do Alfabeto' incluem materiais simples e pedagógicos que garantam a eficiência e o envolvimento ativo dos alunos. Eles incluem desde cartões de papel para a confecção das letras até materiais de suporte para atividades de consulta e reforço das aprendizagens.

  • Cartões de papel com letras do alfabeto.
  • Caixas ou baús para esconder os cartões.
  • Cartazes com o alfabeto para consulta visual.
  • Lousa e giz ou quadro branco e marcadores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo