O Baú Mágico das Histórias

Desenvolvida por: Jocema… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Criação e Narração de Histórias Coletivas

A atividade 'O Baú Mágico das Histórias' tem como propósito estimular a criatividade, a oralidade e o encantamento das crianças com narrativas literárias. Neste projeto, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental utilizarão um baú recheado de objetos mágicos como inspiração para criar uma história coletiva. Cada criança escolherá um objeto que servirá como elemento central em sua parte da história. Após a escolha do objeto, os alunos desenharão uma cena que ilustre sua narrativa e escreverão um breve texto sobre a imagem criada. Ao final, cada aluno compartilhará sua contribuição com a turma, facilitando o desenvolvimento de habilidades de linguagem e expressão oral, além de promover a apreciação pela diversidade cultural presente nos textos narrativos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar o aprimoramento da criatividade e da expressão oral nos alunos, além de promover uma compreensão mais profunda das histórias literárias. Por meio da escolha de objetos e da construção de narrativas, os estudantes são estimulados a relacionar texto e imagem, aumentando a comunicação imagética e verbal. A habilidade de compartilhar histórias de forma colaborativa também desenvolve a empatia e o entendimento intercultural.

  • Estimular a criatividade e a inventividade dos alunos por meio da criação de histórias.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e narrativa.
  • Fomentar a capacidade de relacionar textos com imagens de forma coesa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade enfoca a criação e a narração de histórias coletivas. A construção de narrativas permite que os alunos integrem texto e imagem, desenvolvendo um método estruturado para contar histórias utilizando objetos como base. Isso contribui para o reconhecimento dos textos literários como parte do mundo do imaginário, com um enfoque na diversidade cultural e no lúdico.

  • Criação de narrativas baseadas em estímulos visuais.
  • Integração de texto e imagem na construção de histórias.
  • Reconhecimento e valorização de diferentes tradições culturais narrativas.

Metodologia

A metodologia aplicada neste projeto abordará tanto o uso de estímulos físicos, através de objetos mágicos, quanto um espaço de criação coletiva que promoverá a interação social. Individualmente, as crianças desenharão e escreverão narrativas curtas, enquanto a partilha das histórias em um contexto de grupo fomentará o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de empatia.

  • Seleção de um objeto mágico como elemento narrativo.
  • Desenho representando parte da história criada pelo aluno.
  • Escrita de um texto narrativo curto.
  • Compartilhamento e narração oral da história com a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 12 horas, divididas em 6 aulas de 120 minutos cada. Este cronograma permitirá que os alunos tenham tempo suficiente para explorar cada etapa do processo criativo, desde a escolha dos objetos até a apresentação final de suas histórias.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração do baú de objetos mágicos.
  • Aula 2: Escolha dos objetos e início do desenho das cenas.
  • Aula 3: Conclusão dos desenhos e início da criação dos textos narrativos.
  • Aula 4: Continuação e finalização dos textos narrativos.
  • Aula 5: Preparação para a narração e prática de apresentação oral.
  • Aula 6: Narração das histórias para a turma e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, considerando o processo de criação e a participação dos alunos. Serão avaliados: a criatividade na escolha e uso do objeto mágico, a coerência e coesão do texto narrativo, a qualidade do desenho, e a expressividade e clareza na apresentação oral. Exemplos incluem avaliação do envolvimento do aluno com exercícios criativos, habilidade de relacionar texto e imagem, e capacidade de transmitir a história com entusiasmo.

Materiais e ferramentas:

Diversos recursos serão necessários para apoiar esta atividade, garantindo um ambiente envolvente e criativo. Desde materiais físicos, que permitem a interação direta, até recursos educacionais que incentivem a imaginação e a expressão artística dos alunos.

  • Baú com objetos variados e temáticos.
  • Papel para desenho e escrita.
  • Lápis, lápis de cor e canetinhas.
  • Quadro branco e projetor (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo