Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Aldeci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de textos e função social

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' tem como objetivo principal estimular a leitura e interpretação de textos pelos alunos, enquanto exercitam a habilidade de inferir informações implícitas. Os alunos, divididos em grupos, receberão pistas em forma de pequenos trechos de textos espalhados pela escola. Essas pistas contêm informações que demandam compreensão não explícita, os conduzindo ao próximo local. Além de promover a prática da leitura em grupo, a atividade busca o desenvolvimento da habilidade de percepção da função social de diferentes textos, relacionando-os com o cotidiano escolar. Como resultado, os alunos tendem a se engajar mais, pois a atividade favorece a construção de sentido através de uma experiência colaborativa e lúdica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam na ampliação da competência leitora, através do desenvolvimento de habilidades relacionadas à compreensão e interpretação de textos. Busca-se que os alunos identifiquem e reconheçam a função dos textos no contexto social escolar, além de aprimorar a inferência de informações implícitas. Essa prática favorece a construção de uma leitura mais crítica e participativa, necessária para a interpretação e compreensão de diferentes gêneros textuais no dia a dia.

  • Promover a compreensão e interpretação de textos.
  • Estimular a inferência de informações implícitas.
  • Reconhecer a função social de diferentes tipos de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF35LP04: Inferir informações implícitas nos textos lidos.

Conteúdo Programático

Este conteúdo programático está desenhado para desenvolver habilidades de compreensão textual, com um foco especial na função social dos textos e na capacidade de inferência. Mesmo considerando o nível básico em que os alunos se encontram, será trabalhado o reconhecimento do contexto e finalidade dos textos utilizados na atividade. A interação e o trabalho colaborativo com os pares são essenciais para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem neste nível de ensino.

  • Compreensão de textos escritos.
  • Identificação e inferência de informações implícitas.
  • Reconhecimento do contexto e função social dos textos.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade baseia-se em estratégias de ensino lúdicas e colaborativas que incentivam a participação ativa dos alunos. O formato de caça ao tesouro permite a aplicação prática das habilidades de leitura e interpretação de maneira descontraída e engajadora. A divisão em grupos promove a cooperação e o desenvolvimento de habilidades sociais, enquanto as pistas desafiadoras estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas.

  • Divisão em grupos para cooperação.
  • Uso de pistas textuais como ferramentas de aprendizagem.
  • Atividade prática em ambiente escolar.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da 'Caça ao Tesouro Literário' está cuidadosamente estruturado para aproveitar ao máximo as duas aulas disponíveis. A organização em etapas, desde a introdução até a conclusão e feedback, proporciona uma experiência de aprendizado sequencial e enriquecedora. Cada fase é planejada para garantir que os alunos tenham tempo para discutir, inferir e colaborar, consolidando as habilidades abordadas.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos, e início da caça ao tesouro com as primeiras pistas.
  • Aula 2: Continuação da caça ao tesouro, discussão dos resultados e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será baseada na observação do trabalho em grupo, participação ativa e na capacidade de interpretar as pistas para avançar na caça ao tesouro. Serão considerados critérios como colaboração, contribuição individual dentro do grupo, e habilidades de inferência ao decifrar as pistas. Exemplos práticos podem incluir a capacidade de um aluno justificar sua interpretação de uma pista para o grupo ou a forma como um grupo discute e conclui a localização do próximo passo. O professor poderá utilizar uma grade de observação, anotando o desempenho de cada aluno e oferecendo feedback detalhado ao final da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da 'Caça ao Tesouro Literário' foram cuidadosamente selecionados para alinhar-se com os objetivos pedagógicos e o formato da atividade. Materiais como cópias das pistas e mapas da escola são fundamentais, enquanto ferramentas de ambientação podem auxiliar na imersão e engajamento dos alunos. A utilização adequada destes recursos é essencial para a condução harmoniosa da atividade e para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

  • Cópias impressas das pistas.
  • Mapas da escola com marcações específicas.
  • Materiais de escrita para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo