Cartografia Histórica: Desvendando o Antigo Regime

Desenvolvida por: Camilo… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Mapas Históricos e Política Territorial

A atividade 'Cartografia Histórica: Desvendando o Antigo Regime' explora a utilização de mapas históricos e ferramentas digitais para analisar os limites territoriais, conflitos e expansões durante o Antigo Regime. Os alunos investigarão como as configurações territoriais impactaram a política e economia da época. Por meio de uma roda de debate, discutirão as transformações geográficas e seus efeitos nas práticas socioeconômicas. Essa atividade busca não só o desenvolvimento das habilidades em leitura de mapas e gráficos, mas também incentiva o pensamento crítico acerca da utilização histórica de recursos sob diferentes regimes de poder. Os estudantes serão encorajados a refletir sobre a evolução das fronteiras e suas influências nas relações de poder, promovendo uma compreensão mais ampla dos impactos destas mudanças. A atividade integra e aplica conhecimentos de história e geografia utilizando metodologias ativas e interdisciplinares.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam desenvolver nos alunos a capacidade de interpretação crítica de documentos históricos, especialmente mapas, permitindo-os identificar alterações nas fronteiras geográficas e compreender seus impactos políticos e econômicos. A atividade visa enriquecer a compreensão dos alunos sobre os diferentes regimes de poder e seu manejo dos recursos territoriais, além de promover habilidades de pesquisa, análise e comunicação.

  • Analisar mapas históricos para identificar mudanças nas fronteiras políticas durante o Antigo Regime.
  • Compreender o impacto dessas mudanças no contexto político e econômico da época.
  • Desenvolver habilidades de interpretação cartográfica e análise crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na compreensão das mudanças territoriais sob o Antigo Regime e seus efeitos sobre as estruturas políticas e econômicas. A atividade abordará também o desenvolvimento das capacidades analíticas através da interpretação de mapas históricos, promovendo o entendimento crítico sobre o uso de espaço e poder.

  • Análise de mapas históricos do Antigo Regime.
  • Estudo das transformações políticas e econômicas decorrentes das mudanças territoriais.
  • Ferramentas digitais de visualização de mapas.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade envolve o uso de ferramentas digitais e mapas históricos para engajar os alunos em análises práticas e críticas. A roda de debate será a culminação das atividades práticas, permitindo uma troca rica de ideias e opiniões embasadas por dados pesquisados pelos alunos, estimulando a interação e a construção coletiva do conhecimento.

  • Utilização de ferramentas digitais para análise de mapas.
  • Realização de debates para discussão dos impactos geográficos.
  • Atividades práticas de interpretação cartográfica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para acontecer em uma aula de 50 minutos. Durante este tempo, os alunos terão a oportunidade de explorar mapas históricos e participar de debates, permitindo uma experiência completa de aprendizado em um curto espaço de tempo.

  • Exploração de mapas históricos e ferramentas digitais (25 minutos).
  • Debate sobre os impactos das mudanças geográficas (25 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação nas atividades práticas e no debate. Critérios como a capacidade de interpretar mapas corretamente, a habilidade em argumentar criticamente durante o debate e a utilização eficaz das ferramentas digitais de visualização serão considerados. Exemplos incluem a avaliação de mapas desenvolvidos pelos alunos, suas contribuições no debate e o uso de dados históricos para embasar argumentos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem mapas históricos, ferramentas digitais e dispositivos para acesso à internet. Tais materiais são essenciais para proporcionar uma experiência interativa e prática aos alunos, ajudando-os a visualizar e compreender as complexas questões territoriais do Antigo Regime.

  • Mapas históricos do Antigo Regime.
  • Acesso a ferramentas digitais de visualização.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.

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