Caixa Mágica dos Contos

Desenvolvida por: Luis E… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Exploração de Contos Narrativos

Nesta atividade destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, os estudantes irão embarcar em uma experiência imersiva com contos narrativos. Ao utilizar uma abordagem lúdica e interativa, o professor apresenta uma 'caixa mágica' contendo objetos simbólicos que remetem a diferentes histórias. Cada aluno é convidado a escolher um objeto e participar de uma roda de conversa, onde compartilham suas percepções sobre a narrativa associada e os sentimentos que ela evoca. Posteriormente, incentivamos a criatividade dos alunos ao solicitar que eles escrevam finais alternativos para os contos, respeitando a estrutura narrativa e a pontuação correta. Esta atividade não apenas reforça o entendimento da forma e dos elementos dos contos, mas também estimula a expressão criativa e a apreciação literária.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa aprimorar a capacidade dos alunos de identificar e compreender os elementos narrativos presentes em contos, além de promover a escrita criativa. Os alunos serão incentivados a refletirem sobre a estrutura narrativa e a emoção transmitida pelos contos, ampliando sua percepção literária e cultural. Ao final, eles serão capazes de elaborar suas próprias narrativas, respeitando aspectos como coesão, coerência e composição textual.

  • Compreender a estrutura narrativa de contos.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Fomentar a apreciação e interpretação de textos literários.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o reconhecimento dos elementos constitutivos de narrativas, como cenário, personagens, enredo, conflito e desfecho. Além disso, promove a habilidade de interpretação de textos e a capacidade crítica dos alunos ao analisar diferentes versões e possibilidades narrativas. Este processo de exploração literária é essencial para cultivar uma relação prazerosa e significativa com a literatura.

  • Elementos da narrativa: cenário, personagens, enredo, conflito e desfecho.
  • Estrutura dos contos e suas variações.
  • Interpretação e ressignificação de textos literários.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é centrada na experiência prática e coletiva de construção do conhecimento. Ao utilizar uma 'caixa mágica', os alunos são estimulados a interagir fisicamente com objetos e, posteriormente, envolver-se em debates e reflexões em grupo sobre as histórias associadas. Esta abordagem dinâmica facilita a absorção de conceitos literários, ao mesmo tempo que incentiva a expressão individual por meio da criação de novos finais, respeitando a estrutura narrativa.

  • Uso de objetos simbólicos para estímulo visual e tátil.
  • Atividades de roda de conversa para troca de ideias e interpretações.
  • Produção escrita individual de finais alternativos para contos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está estruturado em duas aulas de 60 minutos, totalizando duas horas. O planejamento foi desenvolvido para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para refletir, criar e compartilhar suas experiências narrativas, além de desenvolver suas habilidades de escrita e interpretação.

  • Aula 1: Introdução à atividade e escolha dos objetos da 'caixa mágica'. Roda de conversa e discussão sobre impressões e sentimentos gerados pelos contos.
  • Aula 2: Produção escrita dos finais alternativos. Leitura e partilha dos textos produzidos em turma.

Avaliação

A avaliação será contínua e observacional, considerando o envolvimento e participação dos alunos nas rodas de conversa, a criatividade e coerência dos finais alternativos produzidos, e o respeito à estrutura narrativa. O professor deve atentar-se ao desenvolvimento do pensamento crítico e da expressão dos alunos durante as atividades, valorizando a originalidade e o entendimento dos contos. Exemplos para a avaliação incluem: verificar se o aluno conseguiu identificar os elementos do conto escolhido; se o final alternativo proposto possui começo, meio e fim adequados; e se a produção respeita as regras de pontuação e gramática previamente discutidas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos são fundamentais para o sucesso desta atividade, proporcionando um ambiente visualmente estimulante e convidativo para a participação dos alunos. A utilização de uma 'caixa mágica' com objetos relacionados ao tema dos contos funciona como um potente recurso didático, instigando a imaginação e a curiosidade dos alunos.

  • Caixa com objetos simbólicos que representam diferentes contos.
  • Materiais de escrita: papel, lápis e borracha.
  • Cartolina e canetas coloridas para registros visuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo