A atividade 'Diário da Cinderela' é projetada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e visa conectar a compreensão narrativa com a expressão escrita. Através de uma abordagem colaborativa, os alunos são desafiados a criar um diário como se fossem a Cinderela, narrando o seu dia a partir de diferentes momentos da história. Este exercício não apenas reforça o entendimento dos elementos sequenciais de uma narrativa clássica, mas também promove habilidades de empatia, ao fazer com que os alunos se coloquem no lugar da personagem. Para fomentar a participação de todos os alunos, especialmente daqueles que podem ter dificuldades de comunicação, a utilização de imagens como suporte adicional é incentivada. No final da atividade, o diário criado é lido em voz alta para a turma, o que contribui para o desenvolvimento das habilidades orais e de escuta.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem incentivar a criatividade e a expressão pessoal, bem como desenvolver competências de interpretação de textos e organização de ideias em ordem cronológica. Ao escrever em conjunto o diário da Cinderela, os alunos exercitarão a narrativa sob uma nova perspectiva, promovendo não apenas a habilidade de contar histórias coerentes, mas também a empatia e a capacidade de trabalhar em grupo.
O conteúdo programático é centrado na leitura e escrita, especificamente na construção de textos narrativos simples. A atividade convida os alunos a analisarem e relatarem a sequência de eventos na história da Cinderela, proporcionando oportunidades para praticar habilidades linguísticas e literárias fundamentais.
A metodologia utilizada será interativa e colaborativa, com foco na participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Ao dividir a turma em grupos para escrever o diário, esperamos promover um ambiente de aprendizagem ativo, onde os alunos possam trocar ideias e construir narrativas de forma colaborativa, apoiados por recursos visuais quando necessário.
O cronograma está dividido em duas aulas de 60 minutos, organizadas para permitir que os alunos planejem, escrevam e revisem o diário enquanto vivenciam a experiência de trabalho coletivo, utilizando tempo para discussão e reflexão.
A avaliação terá um enfoque qualitativo, considerando a participação dos alunos, sua capacidade de contribuir para o trabalho em grupo e o entendimento demonstrado na construção das narrativas. Será dada especial atenção à criatividade e coerência das ideias apresentadas. Por exemplo, um aluno poderá ser avaliado positivamente se mostrar uma compreensão clara da cronologia dos eventos da história original e conseguir incluí-los de maneira lógica e criativa no diário colaborativo.
Os recursos necessários incluem materiais visuais que ajudem na criação e compreensão da narrativa, como imagens sequenciais da história da Cinderela. Também são necessários papel e caneta para a escrita manual e material audiovisual para apoiar a leitura final do diário.
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