Projeto Vox Populi: Vozes da Comunidade

Desenvolvida por: Alícia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Investigação Social e Comunitária

O Projeto Vox Populi: Vozes da Comunidade tem como propósito envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma investigação prática sobre temas sociais ou comunitários que sejam de relevância em suas vidas. Os alunos formarão grupos para realizar pesquisas e explorar diferentes perspectivas sobre o tema escolhido, por meio da metodologia baseada em projetos. Este projeto incentivará os alunos a desenvolver habilidades de investigação, análise crítica e expressão oral. Cada grupo deverá reunir informações por meio de pesquisas, entrevistas e coleta de opiniões de diversas fontes. Ao final do processo, os grupos apresentarão suas descobertas em uma roda de debate, onde terão a oportunidade de defender suas conclusões e propor soluções para os problemas abordados.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam na capacitação dos alunos para desenvolverem habilidades essenciais em pesquisa e comunicação. A atividade estimulará o pensamento crítico e analítico, permitindo que os estudantes reflitam sobre questões sociais de maneira estruturada e fundamentada. Além disso, será uma oportunidade para que pratiquem trabalho em equipe e aperfeiçoem suas habilidades de argumentação e persuasão, essenciais para a vida acadêmica e profissional.

  • Desenvolver habilidades de investigação e pesquisa em temas sociais.
  • Aprimorar a capacidade de análise crítica e solução de problemas.
  • Fortalecer habilidades de comunicação oral e em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Analisar informações de fontes diversas para construir argumentos pertinentes.
  • EM13CHS102: Utilizar métodos de investigação para o levantamento de dados em situações concretas.
  • EM13CHS103: Debater sobre questões sociais relevantes, usando argumentos coerentes e articulados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a compreensão e pesquisa de questões sociais e comunitárias. Os alunos serão orientados sobre como conduzir investigações e analisar criticamente as informações obtidas. Envolver-se em debates permite que os estudantes pratiquem a exposição de ideias de forma clara e estruturada. Ao abordar temas relevantes, eles desenvolverão um entendimento mais profundo sobre seu papel na sociedade e as possíveis intervenções em situações problemáticas.

  • Investigação de temas sociais de relevância.
  • Análise crítica de fontes e dados coletados.
  • Estruturação de argumentos e discussão em público.

Metodologia

A metodologia pedagógica utiliza-se da aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos são os protagonistas do processo de aprendizagem, sendo responsáveis por todas as etapas do projeto - desde a escolha do tema até a apresentação final. A diversidade de métodos, como entrevistas, coletas de opiniões e apresentações, proporciona um contexto dinâmico de ensino, permitindo que diferentes habilidades sejam trabalhadas durante a atividade.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Pesquisa de campo e entrevistas.
  • Roda de debate para apresentação final.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi estruturado para garantir que todas as etapas do projeto sejam realizadas de forma eficiente dentro de um período total de 2 horas, dividido em 2,4 aulas de 50 minutos cada. Cada aula possui um foco específico, desde introdução e desenvolvimento do projeto até a apresentação e avaliação dos resultados. Este planejamento garante a progressão e compreensão do conteúdo de forma organizada e sistemática.

  • Aula 1: Introdução à metodologia de projetos e formação dos grupos - 50 minutos.
  • Aula 2: Pesquisa de campo e entrevistas - 50 minutos.
  • Aula 3: Análise e estruturação dos dados coletados - 25 minutos.
  • Aula 4: Preparação para a roda de debate e apresentação final - 25 minutos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando principalmente a participação, o empenho e a qualidade da apresentação final. Serão utilizados critérios como a coerência dos argumentos, a relevância dos dados apresentados e a capacidade de dialogar e responder a perguntas durante o debate. Exemplos de avaliação incluem a observação das habilidades de comunicação dos alunos e a capacidade de trabalhar em equipe de forma harmônica e colaborativa. Os professores também podem fornecer feedback durante as pesquisas para garantir que os alunos mantenham o foco e acompanhem o tempo de forma eficaz.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são variados e incluem tanto materiais físicos quanto digitais, para apoiar um processo investigativo e envolvente. O acesso a tecnologias, como computadores e internet, é essencial para facilitar as pesquisas e compartilhamento de informações. As entrevistas podem ser gravadas, por exemplo, usando dispositivos eletrônicos simples, como smartphones.

  • Computadores e acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de papelaria como papel, caneta e marcador.
  • Dispositivos de gravação de áudio ou vídeo (smartphones, gravadores).

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