Mapa Mental da Redemocratização

Desenvolvida por: Denise… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Redemocratização no Brasil após 1946

Esta atividade tem como objetivo construir um mapa mental coletivo que represente o processo de redemocratização no Brasil após 1946. Os alunos deverão estudar previamente sobre o tema por meio de vídeos e artigos indicados pelo professor. Durante a aula, os estudantes serão divididos em grupos para compartilhar suas aprendizagens, discutir os desafios enfrentados naquele período e, juntos, criar um mapa mental coletivo. Esta prática visa reforçar o entendimento crítico e a conexão entre as várias dimensões da redemocratização brasileira, abordando aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada e crítica sobre o processo de redemocratização no Brasil pós-1946. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades para identificar e analisar transformações significativas nesse período histórico, compreendendo suas implicações para a sociedade contemporânea. A atividade busca também incentivar a capacidade de trabalhar de forma colaborativa e comunicar ideias de forma clara e coesa.

  • Compreender o processo histórico de redemocratização no Brasil pós-1946.
  • Identificar os principais desafios enfrentados durante o processo de redemocratização.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e colaboratividade por meio de discussões em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI17: Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.
  • EF09HI18: Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.
  • EF09HI26: Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui tópicos fundamentais para entender a redemocratização, permitindo que os alunos mergulhem em eventos críticos e suas repercussões. A abordagem histórica atende ao desenvolvimento de um olhar crítico sobre como reformas e mudanças políticas impactaram a sociedade brasileira de então. Prioriza-se a análise de eventos e transformações que moldaram o cenário atual do Brasil.

  • Período histórico e contexto da redemocratização após 1946.
  • Principais eventos e figuras da redemocratização.
  • Impactos sociais e culturais do processo de redemocratização.

Metodologia

Para desenvolver a atividade de forma eficaz, será utilizada a metodologia ativa, promovendo o protagonismo dos alunos e a aprendizagem colaborativa. O uso de mapas mentais estimula a organização de ideias e o pensamento crítico, enquanto as discussões em grupo facilitam a troca de pontos de vista e promovem a integração dos estudantes. A metodologia valoriza o engajamento dos alunos em todas as etapas do aprendizado.

  • Aprendizado baseado em pesquisa individual pré-aula.
  • Discussão em grupos pequenos durante a aula.
  • Criação colaborativa de um mapa mental coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para otimizar o tempo e garantir que todos os objetivos sejam alcançados. Com 100 minutos de aula, divididos em duas aulas de 50 minutos, cada etapa da atividade é planejada cuidadosamente para maximizar a aprendizagem e a participação dos alunos.

  • Aula 1: Discussão em grupos pequenos sobre os materiais estudados previamente (50 minutos).
  • Aula 2: Construção do mapa mental coletivo e apresentação dos resultados (50 minutos).

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e contínua, focando no processo de aprendizagem do aluno. Serão considerados aspectos como a participação nas discussões em grupo, a contribuição individual para o mapa mental coletivo e a capacidade de conectar ideias de forma lógica e coerente. A utilização de rubricas pode auxiliar o professor a tornar a avaliação mais transparente. Por exemplo, uma rubrica pode avaliar a compreensão do conteúdo, o envolvimento durante a atividade e a clareza na apresentação das ideias. Além disso, os alunos serão incentivados a realizar uma autoavaliação, refletindo sobre sua própria contribuição e aprendizado ao longo do processo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são escolhidos para enriquecer o entendimento do tema, oferecendo suporte visual e informativo. A combinação de materiais digitais e físicos visa atender a diferentes estilos de aprendizagem e facilitar o engajamento dos alunos durante as discussões e na criação do mapa mental.

  • Vídeos e artigos online sobre a redemocratização no Brasil.
  • Papéis e marcadores para a criação do mapa mental.
  • Quadro branco ou digital para a apresentação do mapa mental coletivo.

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