Redação Enem: Desafio Criativo

Desenvolvida por: Julio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção e Circulação de Discursos

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio irão se dividir em grupos e trabalhar em torno de temas que já surgiram no Enem, adicionando uma nuance criativa ao processo. A tarefa é construir uma campanha publicitária a partir de um tema, focando em como mensagens precisam ser adaptadas conforme o público-alvo e o meio de distribuição. Essa experiência incentiva a compreensão dos processos de produção e circulação de discursos através de diversas linguagens, enquanto aprimora a habilidade de argumentação escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é enriquecer a capacidade dos alunos de interpretar e produzir discursos levando em consideração a diversidade de linguagens e mídias. Além de promover a criatividade, a atividade busca desenvolver nos estudantes a habilidade de realizar escolhas fundamentadas em seus processos de comunicação, tomando como base diferentes contextos socioculturais e interesses específicos.

  • Compreender processos de comunicação
  • Aprimorar a escrita argumentativa
  • Desenvolver consciência crítica dos meios de expressão

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os estudantes terão contato direto com temas transversais, explorando as estratégias de comunicação utilizadas em campanhas publicitárias. O conteúdo programático é voltado para o entendimento de como discursos são formulados e ajustados para audiências específicas, além de promover o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a produção cultural.

  • Estratégias argumentativas
  • Análise crítica de discursos
  • Adequação de linguagem ao público

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é voltada para o trabalho em grupo, estimulando a colaboração e a troca de ideias. Através de pesquisas, debates orientados e processos criativos, os alunos exercitarão a construção de campanhas publicitárias coerentes com o tema e o público selecionado.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisas temáticas
  • Processos criativos guiados

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto adapta-se a duas aulas de 60 minutos cada, permitindo aos alunos um tempo adequado para o desenvolvimento e apresentação de suas campanhas publicitárias. Na primeira aula, desenvolverão e planejarão a campanha; na segunda, realizarão ajustes finais e apresentações.

  • Aula 1: Introdução e planejamento da campanha publicitária
  • Aula 2: Ajustes finais e apresentação das campanhas

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita com base em critérios específicos: a adequação do discurso ao público-alvo, a criatividade e originalidade da campanha, a clareza e coesão argumentativa, e a participação ativa durante o processo em grupo. Exemplos incluem análise de como a mensagem se ajusta ao meio escolhido e interações durante as apresentações. Cada grupo receberá feedback detalhado, que destacará os pontos fortes e fracos, incentivando melhorias e reflexões futuras.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários diversos recursos que facilitem tanto o processo criativo quanto a apresentação das campanhas desenvolvidas. Estes materiais possibilitarão uma maior imersão dos alunos na elaboração e comunicação de suas ideias de forma eficaz.

  • Computadores com acesso à internet
  • Projetor multimídia
  • Materiais para criação de cartazes

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo