Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio irão se dividir em grupos e trabalhar em torno de temas que já surgiram no Enem, adicionando uma nuance criativa ao processo. A tarefa é construir uma campanha publicitária a partir de um tema, focando em como mensagens precisam ser adaptadas conforme o público-alvo e o meio de distribuição. Essa experiência incentiva a compreensão dos processos de produção e circulação de discursos através de diversas linguagens, enquanto aprimora a habilidade de argumentação escrita.
O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é enriquecer a capacidade dos alunos de interpretar e produzir discursos levando em consideração a diversidade de linguagens e mídias. Além de promover a criatividade, a atividade busca desenvolver nos estudantes a habilidade de realizar escolhas fundamentadas em seus processos de comunicação, tomando como base diferentes contextos socioculturais e interesses específicos.
Nesta atividade, os estudantes terão contato direto com temas transversais, explorando as estratégias de comunicação utilizadas em campanhas publicitárias. O conteúdo programático é voltado para o entendimento de como discursos são formulados e ajustados para audiências específicas, além de promover o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a produção cultural.
A metodologia aplicada nesta atividade é voltada para o trabalho em grupo, estimulando a colaboração e a troca de ideias. Através de pesquisas, debates orientados e processos criativos, os alunos exercitarão a construção de campanhas publicitárias coerentes com o tema e o público selecionado.
O cronograma proposto adapta-se a duas aulas de 60 minutos cada, permitindo aos alunos um tempo adequado para o desenvolvimento e apresentação de suas campanhas publicitárias. Na primeira aula, desenvolverão e planejarão a campanha; na segunda, realizarão ajustes finais e apresentações.
A avaliação dos alunos será feita com base em critérios específicos: a adequação do discurso ao público-alvo, a criatividade e originalidade da campanha, a clareza e coesão argumentativa, e a participação ativa durante o processo em grupo. Exemplos incluem análise de como a mensagem se ajusta ao meio escolhido e interações durante as apresentações. Cada grupo receberá feedback detalhado, que destacará os pontos fortes e fracos, incentivando melhorias e reflexões futuras.
Para a realização da atividade, serão necessários diversos recursos que facilitem tanto o processo criativo quanto a apresentação das campanhas desenvolvidas. Estes materiais possibilitarão uma maior imersão dos alunos na elaboração e comunicação de suas ideias de forma eficaz.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula