Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Eliana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Compreensão e Interpretação de Textos]

A atividade Caça ao Tesouro das Palavras é projetada para engajar alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma atividade de leitura interativa e colaborativa. O professor seleciona um texto adequado ao nível dos alunos, preferencialmente com um enredo envolvente que contenha informações explícitas distribuídas ao longo do texto. Os alunos são organizados em grupos e recebem instruções para encontrar e listar todas as informações explícitas contidas no texto. Após a leitura e identificação das informações, os grupos realizam discussões sobre suas descobertas e, em um momento subsequente, compartilham com a turma suas anotações e interpretações. Esta abordagem além de tornar a leitura uma prática ativa, também estimula a colaboração entre os alunos, ao mesmo tempo que reforça a capacidade de localizar e compreender informações diretamente apresentadas dentro de um texto.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem nesta aula focam no desenvolvimento da capacidade dos alunos de identificar e compreender informações explícitas em diversos tipos de texto. Este exercício não só aprimora sua habilidade de leitura, mas também fomenta a capacidade de trabalhar em equipe e comunicar ideias de maneira clara e eficaz. Além disso, ao discutir suas descobertas, os alunos podem aprender a respeitar diferentes perspectivas e construir um entendimento coletivo do conteúdo lido.

  • [Desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas em textos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se em práticas de leitura que visam a interpretação de informações explícitas em textos de diferentes gêneros. A atividade promove a interação com o texto de forma precisa, garantindo que os alunos possam identificar pontos específicos e compreender a mensagem total do texto. Esta habilidade é essencial para a construção de uma boa base para a compreensão de leituras mais complexas em etapas futuras.

  • [Identificação de informações explícitas em texto

Metodologia

A metodologia adotada na atividade inclui estratégias de ensino que privilegiam a leitura ativa e colaborativa. O uso de uma metodologia baseada em grupos permite que os alunos troquem informações e ideias, promovendo a aprendizagem por pares. Ao final da leitura e discussão, os alunos apresentam suas conclusões, o que incentiva a expressão oral e o compartilhamento de conhecimentos de forma estruturada.

  • [Leitura individual e em grupo do text

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é planejada para ser realizada em uma sessão de 60 minutos, proporcionando tempo suficiente para leitura, discussão em grupo e apresentação das informações coletadas. Este cronograma é pensado para garantir que cada grupo tenha a oportunidade de explorar o texto com profundidade e compartilhar suas descobertas de forma estruturada.

  • [Leitura do texto e identificação das informações – 20 minuto

Avaliação

A avaliação dos alunos durante a Caça ao Tesouro das Palavras será contínua e baseada em observações do desempenho individual e de grupo. Critérios como a capacidade de identificar corretamente as informações explícitas, a participação ativa nas discussões em grupo, e a clareza e precisão na apresentação dos resultados, serão levados em consideração. Por exemplo, um aluno que demonstra habilidade em localizar informações e participa de maneira construtiva pode receber feedback positivo. Já um grupo que apresenta suas descobertas de maneira clara e coesa também pode ser avaliado de forma favorável. Esses critérios garantem que a avaliação seja justa e leve em consideração tanto aspectos individuais quanto colaborativos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade incluem materiais que facilitam a leitura e registro das informações identificadas. O uso de textos impressos permite que os alunos façam anotações diretamente no material, enquanto cadernos ou folhas avulsas podem ser utilizados para a organização e planejamento das apresentações. Quadros e marcadores também são úteis para que os grupos apresentem suas descobertas para a turma.

  • [Texto impresso selecionado pelo professo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo