Diário de Pequenos Cientistas

Desenvolvida por: Heleni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Observação de processos naturais

A atividade 'Diário de Pequenos Cientistas' é desenvolvida para engajar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na observação e registro de processos naturais. Os alunos acompanharão fenômenos como o crescimento de uma planta ou a transformação do gelo em água, registrando suas observações em um diário. Este projeto não apenas familiariza as crianças com processos científicos, mas também promove habilidades linguísticas através da escrita de relatos de observação. Adicionalmente, ao final do projeto, os alunos participarão de uma sessão de compartilhamento oral, o que incentiva a prática da oralidade e a troca de saberes entre os pares. A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos é aplicada, pois permite que os alunos se tornem protagonistas de sua aprendizagem, desenvolvendo a curiosidade científica e o pensamento crítico de forma prática e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade focam em desenvolver habilidades de observação, escrita e comunicação oral. As crianças aprenderão a planejar e produzir relatos escritos de suas observações diárias, com um enfoque em relatar cronologicamente as mudanças percebidas. Além disso, a atividade visa estimular a habilidade de planejar e expressar verbalmente suas descobertas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e dialogada.

  • Desenvolver a capacidade de registrar observações de forma escrita.
  • Fomentar a habilidade de relatar cronologicamente os fenômenos observados.
  • Promover a prática da oralidade através do compartilhamento de saberes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP13: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF02LP14: Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no desenvolvimento das habilidades de observação científica e na prática de registro escrito e verbal. Alunos aprenderão a utilizar o diário como ferramenta de documentação, registrando suas percepções e hipóteses sobre os fenômenos observados. Além disso, serão orientados a seguir uma descrição cronológica dos eventos para formular narrativas organizadas e claras. Esta abordagem contribui para a construção de competências científicas desde cedo, além de aperfeiçoar as habilidades de comunicação escrita e oral dos alunos.

  • Observação e documentação de fenômenos naturais.
  • Desenvolvimento de habilidades de escrita e relato.
  • Organização de narrativas de forma cronológica.

Metodologia

A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos permite que os alunos sejam protagonistas de sua aprendizagem, estimulando a curiosidade e o envolvimento ativo. Os alunos serão orientados a observar fenômenos naturais e documentar seus processos, desenvolvendo a habilidade de planejar e escrever relatos. A troca de informações e saberes durante o compartilhamento oral promove um aprendizado colaborativo e dialogado, essencial para a construção do conhecimento de forma significativa.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Observação e registro diário.
  • Sessões de compartilhamento oral.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Diário de Pequenos Cientistas' é estruturado em cinco aulas de 60 minutos cada, oferecendo um equilíbrio entre observação prática, registro escrito e análise compartilhada. As aulas são planejadas para garantir a compreensão sequencial e o desenvolvimento completo das habilidades propostas. Durante este período, os alunos têm a oportunidade de observar, refletir e compartilhar suas experiências, consolidando o aprendizado de maneira prática e envolvente.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início das observações.
  • Aula 2: Continuação das observações e primeiros registros escritos.
  • Aula 3: Estudos avançados das observações e revisão do diário.
  • Aula 4: Preparação para a apresentação oral dos relatos.
  • Aula 5: Apresentação dos relatos e troca de saberes.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, focando no registro dos diários, na participação nas sessões de compartilhamento e na capacidade de expressar oralmente suas observações. O professor deverá observar o engajamento dos alunos durante as aulas, a qualidade e a quantidade das informações registradas no diário, e a habilidade de comunicar suas descobertas de forma clara e organizada. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza na escrita, coerência na sequência dos relatos e participação ativa nas discussões em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais didáticos tradicionais e tecnológicos, que facilitam a observação e o registro dos fenômenos naturais. O uso de ferramentas apropriadas é crucial para engajar os alunos de forma ativa e significativa, permitindo que explorem os fenômenos de maneira prática e documentada.

  • Diários para registro.
  • Materiais de observação, como lupas e medidores.
  • Equipamento para apresentações, como projetores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo