Jogo da Memória Literária

Desenvolvida por: Jane C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Gêneros Literários

Nesta atividade lúdica e interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental explorarão diversos gêneros literários por meio de um jogo da memória. O jogo consiste em encontrar pares de cartas, onde cada par possui uma imagem e uma frase curta relacionadas a histórias populares. O objetivo é identificar corretamente os pares lendo as frases e associando-as com as imagens, estimulando a capacidade de compreensão e a autonomia na leitura. A atividade visa despertar o interesse dos alunos por variados textos literários, enquanto enriquece o vocabulário e consolida habilidades de leitura.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade está focada em promover a autonomia na leitura dos alunos ao incentivá-los a engajar-se com diferentes tipos de textos literários. Os alunos terão a oportunidade de conectar imagens com textos, o que ajuda a desenvolver habilidades visuais e de interpretação ao mesmo tempo que exercita a memória. Outro ponto chave é a promoção do gosto pela leitura, já que os alunos estarão em contato com histórias conhecidas e cativantes.

  • Desenvolver autonomia na leitura de textos literários.
  • Incentivar o interesse por diferentes gêneros literários.
  • Enriquecer o vocabulário dos alunos.
  • Promover a compreensão textual por meio de associação imagem-texto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca no reconhecimento e compreensão de diferentes gêneros literários através de atividades lúdicas e interativas. A associação entre imagens e textos é utilizada como uma ferramenta para facilitar a compreensão e memorização dos conteúdos expostos. Além disso, a atividade trabalha com a identificação e diferenciação de gêneros, promovendo a reflexão sobre suas características e peculiaridades.

  • Reconhecimento de diferentes gêneros literários.
  • Interpretação de textos a partir de imagens.
  • Expansão do vocabulário por meio de histórias.
  • Identificação de características dos gêneros literários.

Metodologia

A metodologia aplicada envolve o uso de jogos como contexto para aprendizagem, incentivando a interação e colaboração entre os alunos. A escolha do jogo da memória tem como objetivo unir a questão lúdica com a tarefa cognitiva, facilitando a internalização dos conteúdos. A atividade será mediada pelo professor, que auxiliará na leitura e compreensão inicial dos textos para assegurar o engajamento de todos.

  • Utilização de jogo da memória para aprendizado lúdico.
  • Mediação do professor na leitura dos textos.
  • Colaboração entre alunos na busca de pares.
  • Discussão em grupo sobre as histórias e gêneros.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado para ser realizado em duas aulas de 30 minutos. Na primeira aula, os alunos receberão uma introdução aos gêneros literários e explorações iniciais com as cartas do jogo. Na segunda aula, haverá tempo para completar o jogo e as discussões em grupo, permitindo que os alunos expressem suas descobertas e discutam as histórias trabalhadas.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros literários e início do jogo.
  • Aula 2: Conclusão do jogo e discussão em grupo sobre os gêneros e histórias.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e observacional, durante as etapas do jogo. O professor deverá observar a capacidade dos alunos em associar frases às imagens corretamente e analisar a compreensão e interpretação dos textos apresentados. Além disso, será importante avaliar a participação e o interesse demonstrado durante as discussões em grupo. Exemplos incluem a clareza com que o aluno relata as queixas das histórias ou a confiança demonstrada ao explicar suas escolhas de pares durante o jogo. Feedback individual pode ser dado para apoiar o crescimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados na atividade são fundamentais para criar um ambiente interativo e produtivo. Os jogos de cartas impressas com imagens e frases servirão como os principais instrumentos da atividade. Adicionalmente, o ambiente de sala de aula deve ser organizado de forma a permitir a movimentação e interação entre os alunos.

  • Cartas impressas com imagens e frases.
  • Espaço organizado para a atividade em grupo.
  • Quadro branco para anotações durante discussões.
  • Materiais de apoio para leitura (se necessário).

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