Cadeia dos Adjetivos

Desenvolvida por: Anders… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Linguística e Flexões de Adjetivos

Nesta atividade, intitulada 'Cadeia dos Adjetivos', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental formarão grupos para realizar uma roda de debate. Cada grupo receberá um conjunto de imagens variadas e será responsável por executar uma análise linguística, descrevendo cada imagem com o uso de substantivos e adjetivos adequados. O foco principal será explorar as várias flexões dos adjetivos, compreendendo as diferentes nuances de sentido que essas flexões podem proporcionar nas frases construídas. A intenção comunicativa e os efeitos de sentido causados pelas escolhas de palavras serão pontos centrais da discussão. A atividade visa não apenas o reconhecimento das flexões e funções dos adjetivos, mas também promover uma comunicação eficaz e criativa entre os alunos, desafiando-os a refletir sobre como as palavras podem transformar o significado das mensagens e qual é a perspectiva dos interlocutores. Ao final, cada grupo compartilhará suas reflexões e descobertas, enriquecendo o repertório coletivo da turma.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são centrados no desenvolvimento da capacidade dos alunos de analisar e usar adequadamente substantivos e adjetivos, incluindo suas flexões, em situações comunicativas contextualizadas. Isso inclui o incentivo à reflexão consciente sobre as intenções comunicativas e os efeitos de sentido causados pelas escolhas lexicais. Ao praticar tais análises, espera-se que os alunos ganhem fluência e precisão no uso da linguagem, aprimorando suas habilidades em um contexto colaborativo e desafiador.

  • Incentivar a reflexão sobre as intenções comunicativas e os efeitos de sentido das escolhas de palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP04: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
  • EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
  • EF06LP06: Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a análise linguística, com foco específico no uso de substantivos e adjetivos e suas flexões. Ao compreender e aplicar essas flexões em diferentes contextos, os alunos serão capazes de reconhecer a importância da concordância nominal e como isso se relaciona à clareza e efetividade da comunicação escrita e oral. Adicionalmente, a atividade incentivará os alunos a explorarem os efeitos de sentido das diferentes formas verbais quando associadas a substantivos e adjetivos.

  • Análise linguística com substativos e adjetivos.
  • Exploração de flexões de adjetivos.
  • Concordância nominal.

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia ativa e participativa, na qual os alunos, organizados em pequenos grupos, participarão de uma roda de debate. Essa abordagem favorece o protagonismo do aluno, a colaboração e o pensamento crítico. A análise de imagens será o ponto de partida para que possam identificar e empregar corretamente adjetivos e substantivos, além de discutir as suas flexões e as implicações para os efeitos de sentido.

  • Trabalho em pequenos grupos.
  • Roda de debate.
  • Análise de imagens.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será distribuído ao longo de uma parte específica da aula, com prazo total de 2 horas, divididos em uma aula de 230 minutos. O tempo será bem escalonado para cada etapa da atividade, permitindo que os alunos se dediquem à análise das imagens, construam frases e participem ativamente das discussões em grupo.

  • Aula única de 230 minutos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no processo participativo dos alunos. Serão observados o envolvimento nas discussões, a capacidade de identificar e utilizar corretamente as flexões dos adjetivos, e a clareza na comunicação das ideias. Exemplos de critérios incluem: originalidade na descrição das imagens, uso adequado das flexões dos adjetivos nas frases construídas, e a contribuição de cada aluno para o debate do grupo. O professor poderá utilizar uma grade de avaliação com esses critérios, anotando o desempenho de cada aluno durante a atividade, para oferecer feedback qualitativo posterior.

Materiais e ferramentas:

A atividade demandará o uso de uma variedade de materiais visuais que servirão como estímulos para a análise linguística. Serão utilizadas imagens impressas, quadro branco para anotações e, possivelmente, dispositivos eletrônicos para pesquisa rápida. Tais recursos são essenciais para proporcionar um ambiente de aprendizagem visual e interativo, enriquecendo a experiência dos alunos neste exercício de criatividade e interpretação.

  • Imagens variadas impressas.
  • Quadro branco.
  • Dispositivos eletrônicos (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo