Jornalista Por Um Dia!

Desenvolvida por: Paulo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Entrevista Jornalística

Nesta atividade, os alunos serão jornalistas e conduzirão uma entrevista. Divididos em duplas, escolherão um tema ou acontecimento atual para investigar. Cada dupla deverá pesquisar sobre o tema e o entrevistado escolhido, elaborar um roteiro de perguntas e conduzir uma entrevista oral. Com o material coletado, eles transcreverão e editarão o conteúdo, adaptando-o a um artigo para o jornal escolar, garantindo a relevância e continuidade das informações.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a capacidade dos alunos de investigar e comunicar informações de forma clara e organizada. Trabalhando em duplas, os alunos praticarão a escuta ativa e o respeito aos turnos de fala, essenciais para a condução de uma entrevista eficaz. A elaboração do roteiro e a transcrição da entrevista exigem habilidades de planejamento e síntese, enquanto a edição final do artigo para o jornal escolar incentiva a reflexão crítica sobre a relevância e a continuidade das informações apresentadas.

  • Investigar e coletar informações sobre temas atuais.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Praticar a escuta ativa e respeito aos turnos de fala.
  • Aperfeiçoar a capacidade de síntese e edição de texto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a preparação e condução de entrevistas jornalísticas, o que inclui técnicas de pesquisa e coleta de informações, habilidades de comunicação oral e escrita, além da prática de transcrição e edição de conteúdos. Elaborar perguntas significativas e conduzir entrevistas proporciona uma compreensão prática do processo jornalístico, enquanto a edição final do artigo demanda uma análise crítica e adaptativa do conteúdo coletado.

  • Preparação de perguntas para entrevistas.
  • Técnicas de condução de entrevistas orais.
  • Transcrição de entrevistas.
  • Edição e formatação de artigos jornalísticos.

Metodologia

A metodologia empregada enfatiza a aprendizagem prática e colaborativa. Os alunos dividir-se-ão em duplas para fortalecer o trabalho em equipe e a comunicação. A atividade inicia com uma discussão guiada sobre jornalismo e entrevistas, seguida da escolha de temas e entrevistados. Após desenvolver o roteiro, realizar a entrevista e transcrever os dados, os alunos finalizam editando o artigo. Este processo promove autonomia e responsabilidade, instigando os alunos a se apropriarem de suas aprendizagens.

  • Divisão dos alunos em duplas.
  • Discussão guiada sobre jornalismo.
  • Pesquisa e planejamento colaborativo.
  • Execução de entrevistas e transcrição.
  • Edição conjunta do artigo final.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é projetado para ser dinâmico e envolvente, permitindo que os alunos explorem o processo jornalístico de maneira prática e reflexiva. A primeira aula é dedicada à introdução teórica e ao desenvolvimento do roteiro de perguntas, enquanto a segunda se concentra na execução das entrevistas, transcrição e edição do artigo. Desta forma, os alunos podem aplicar imediatamente os conceitos aprendidos de forma prática.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e desenvolvimento do roteiro de perguntas.
  • Aula 2: Condução da entrevista, transcrição e edição do artigo.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no processo e no produto final. Os alunos serão avaliados pela sua capacidade de planejar e conduzir a entrevista, evidenciada pela originalidade e pertinência das perguntas. A transcrição deve ser precisa, demonstrando habilidade em organização de ideias. Na edição final, o artigo deverá expressar clareza, coerência e adaptação ao formato jornalístico. Exemplos específicos incluem a avaliação do respeito aos turnos de fala durante a entrevista e a capacidade de reflexão crítica ao adaptar as informações coletadas para um artigo de jornal.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade garantem que os alunos tenham acesso a ferramentas essenciais para todas as fases do projeto. Dicionários e enciclopédias ajudam na pesquisa, enquanto o uso de gravadores ou smartphones é crucial para a gravação das entrevistas. Computadores e editores de texto são necessários para a transcrição e edição, garantindo que o trabalho final esteja bem formatado e adequado ao formato de um artigo jornalístico.

  • Dicionários e enciclopédias.
  • Gravadores ou smartphones.
  • Computadores com editores de texto.
  • Exemplares de jornais escolares.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo