Nesta atividade, os alunos serão jornalistas e conduzirão uma entrevista. Divididos em duplas, escolherão um tema ou acontecimento atual para investigar. Cada dupla deverá pesquisar sobre o tema e o entrevistado escolhido, elaborar um roteiro de perguntas e conduzir uma entrevista oral. Com o material coletado, eles transcreverão e editarão o conteúdo, adaptando-o a um artigo para o jornal escolar, garantindo a relevância e continuidade das informações.
Esta atividade visa desenvolver a capacidade dos alunos de investigar e comunicar informações de forma clara e organizada. Trabalhando em duplas, os alunos praticarão a escuta ativa e o respeito aos turnos de fala, essenciais para a condução de uma entrevista eficaz. A elaboração do roteiro e a transcrição da entrevista exigem habilidades de planejamento e síntese, enquanto a edição final do artigo para o jornal escolar incentiva a reflexão crítica sobre a relevância e a continuidade das informações apresentadas.
O conteúdo programático desta atividade abrange a preparação e condução de entrevistas jornalísticas, o que inclui técnicas de pesquisa e coleta de informações, habilidades de comunicação oral e escrita, além da prática de transcrição e edição de conteúdos. Elaborar perguntas significativas e conduzir entrevistas proporciona uma compreensão prática do processo jornalístico, enquanto a edição final do artigo demanda uma análise crítica e adaptativa do conteúdo coletado.
A metodologia empregada enfatiza a aprendizagem prática e colaborativa. Os alunos dividir-se-ão em duplas para fortalecer o trabalho em equipe e a comunicação. A atividade inicia com uma discussão guiada sobre jornalismo e entrevistas, seguida da escolha de temas e entrevistados. Após desenvolver o roteiro, realizar a entrevista e transcrever os dados, os alunos finalizam editando o artigo. Este processo promove autonomia e responsabilidade, instigando os alunos a se apropriarem de suas aprendizagens.
O cronograma é projetado para ser dinâmico e envolvente, permitindo que os alunos explorem o processo jornalístico de maneira prática e reflexiva. A primeira aula é dedicada à introdução teórica e ao desenvolvimento do roteiro de perguntas, enquanto a segunda se concentra na execução das entrevistas, transcrição e edição do artigo. Desta forma, os alunos podem aplicar imediatamente os conceitos aprendidos de forma prática.
A avaliação será contínua e formativa, focando no processo e no produto final. Os alunos serão avaliados pela sua capacidade de planejar e conduzir a entrevista, evidenciada pela originalidade e pertinência das perguntas. A transcrição deve ser precisa, demonstrando habilidade em organização de ideias. Na edição final, o artigo deverá expressar clareza, coerência e adaptação ao formato jornalístico. Exemplos específicos incluem a avaliação do respeito aos turnos de fala durante a entrevista e a capacidade de reflexão crítica ao adaptar as informações coletadas para um artigo de jornal.
Os recursos selecionados para esta atividade garantem que os alunos tenham acesso a ferramentas essenciais para todas as fases do projeto. Dicionários e enciclopédias ajudam na pesquisa, enquanto o uso de gravadores ou smartphones é crucial para a gravação das entrevistas. Computadores e editores de texto são necessários para a transcrição e edição, garantindo que o trabalho final esteja bem formatado e adequado ao formato de um artigo jornalístico.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula