Jornal do Futuro

Desenvolvida por: Rosa M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Explorando o Futuro Através da Escrita e Discussão

Nesta atividade, intitulada 'Jornal do Futuro', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a usar sua imaginação e habilidades críticas para debater como será o mundo daqui a 20 anos. A atividade começará com uma roda de debate onde discutirão inovações tecnológicas, mudanças climáticas e novos modos de vida. O objetivo é que os alunos desenvolvam a capacidade de previsão, análise crítica e argumentação. Após a discussão, cada aluno escolherá um tema específico discutido no debate para transformar em uma notícia escrita, respeitando o formato e as normas do gênero notícia. Esta produção textual visa exercitar a criatividade, bem como aprimorar as habilidades de escrita e comunicação de cada aluno, considerando o conceito de interlocução e o propósito do texto, simulando um contexto real de comunicação jornalística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver nos alunos a capacidade de pensar criticamente sobre o futuro, articulando suas ideias de forma coerente e alinhada com as características do gênero textual
otícia. Os alunos também exercitarão suas habilidades de comunicação oral e escrita, além de fortalecerem a habilidade de planejar e estruturar textos de forma eficaz para diferentes públicos e finalidades.

  • Estimular a imaginação e o pensamento crítico ao discutir possibilidades futuras.
  • Desenvolver a habilidade de articular ideias de maneira clara e coesa em formato de notícia.
  • Aprimorar a capacidade de produção textual respeitando as normas do gênero notícia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF04LP16: Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo e a aplicação das convenções do gênero textual
otícia e sua adaptação a temas futuros. Os alunos irão abordar os diferentes aspectos que constituem uma notícia eficaz: cabeçalhos, introdução, desenvolvimento, conclusão, forma de transmissão e estilo de escrita. Também será abordado o conceito de interlocução e como a escolha do tema influencia a formulação do conteúdo.

  • Estudo das características formais do gênero notícia.
  • Discussão sobre inovações tecnológicas e mudanças climáticas futuras.
  • Prática de escrita com foco na interlocução e propósito comunicativo.

Metodologia

A metodologia será centrada em atividades interativas que promovem a participação ativa dos alunos. A roda de debate permitirá que eles compartilhem ideias e recebam feedback imediato, o que enriquece o processo de aprendizado através da troca de perspectivas. A produção escrita será guiada pelo professor, que fornecerá suporte na estruturação e refinamento do texto, garantindo que os alunos apliquem corretamente os elementos do gênero notícia.

  • Debate em grupo sobre temas futuros.
  • Orientação para planejamento e estruturação de textos noticiosos.
  • Revisão em pares para aprimoramento das produções escritas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está cuidadosamente planejado para garantir que os alunos tenham tempo adequado para discutir, planejar e produzir suas notícias. Em duas aulas de 30 minutos cada, eles participarão de uma sessão de debate e em seguida, dedicarão tempo à escrita com base nas discussões realizadas. Este planejamento permite um equilíbrio entre reflexão e produção, promovendo um aprendizado eficaz e significativo.

  • Aula 1: Apresentação e roda de debate sobre o futuro.
  • Aula 2: Produção da notícia escrita com base no tema escolhido.

Avaliação

A avaliação será contínua, levando em conta a participação nas discussões e a qualidade do texto produzido. Os alunos serão avaliados pela clareza na comunicação de suas ideias durante o debate e pela habilidade de estruturar e redigir uma notícia de forma coesa. Exemplos de critérios incluem a originalidade dos temas propostos, a adequação ao gênero textual, a clareza e organização das ideias, bem como a correção gramatical. A avaliação também considerará a capacidade do aluno em levar em conta o público-alvo e o propósito comunicativo de sua notícia.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados neste plano de aula incluem materiais que facilitam tanto o processo de discussão quanto a produção escrita. Esses materiais serão fundamentais para assegurar que os alunos tenham acesso a informações variadas e possam estruturar suas ideias de maneira criativa e informada.

  • Cópias impressas de exemplos de notícias.
  • Quadro branco e marcadores para anotações durante o debate.
  • Acesso a computadores ou tablets para pesquisa e produção textual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo