Nesta atividade, intitulada 'Jornal do Futuro', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a usar sua imaginação e habilidades críticas para debater como será o mundo daqui a 20 anos. A atividade começará com uma roda de debate onde discutirão inovações tecnológicas, mudanças climáticas e novos modos de vida. O objetivo é que os alunos desenvolvam a capacidade de previsão, análise crítica e argumentação. Após a discussão, cada aluno escolherá um tema específico discutido no debate para transformar em uma notícia escrita, respeitando o formato e as normas do gênero notícia. Esta produção textual visa exercitar a criatividade, bem como aprimorar as habilidades de escrita e comunicação de cada aluno, considerando o conceito de interlocução e o propósito do texto, simulando um contexto real de comunicação jornalística.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver nos alunos a capacidade de pensar criticamente sobre o futuro, articulando suas ideias de forma coerente e alinhada com as características do gênero textual
otícia. Os alunos também exercitarão suas habilidades de comunicação oral e escrita, além de fortalecerem a habilidade de planejar e estruturar textos de forma eficaz para diferentes públicos e finalidades.
O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo e a aplicação das convenções do gênero textual
otícia e sua adaptação a temas futuros. Os alunos irão abordar os diferentes aspectos que constituem uma notícia eficaz: cabeçalhos, introdução, desenvolvimento, conclusão, forma de transmissão e estilo de escrita. Também será abordado o conceito de interlocução e como a escolha do tema influencia a formulação do conteúdo.
A metodologia será centrada em atividades interativas que promovem a participação ativa dos alunos. A roda de debate permitirá que eles compartilhem ideias e recebam feedback imediato, o que enriquece o processo de aprendizado através da troca de perspectivas. A produção escrita será guiada pelo professor, que fornecerá suporte na estruturação e refinamento do texto, garantindo que os alunos apliquem corretamente os elementos do gênero notícia.
O cronograma está cuidadosamente planejado para garantir que os alunos tenham tempo adequado para discutir, planejar e produzir suas notícias. Em duas aulas de 30 minutos cada, eles participarão de uma sessão de debate e em seguida, dedicarão tempo à escrita com base nas discussões realizadas. Este planejamento permite um equilíbrio entre reflexão e produção, promovendo um aprendizado eficaz e significativo.
A avaliação será contínua, levando em conta a participação nas discussões e a qualidade do texto produzido. Os alunos serão avaliados pela clareza na comunicação de suas ideias durante o debate e pela habilidade de estruturar e redigir uma notícia de forma coesa. Exemplos de critérios incluem a originalidade dos temas propostos, a adequação ao gênero textual, a clareza e organização das ideias, bem como a correção gramatical. A avaliação também considerará a capacidade do aluno em levar em conta o público-alvo e o propósito comunicativo de sua notícia.
Os recursos utilizados neste plano de aula incluem materiais que facilitam tanto o processo de discussão quanto a produção escrita. Esses materiais serão fundamentais para assegurar que os alunos tenham acesso a informações variadas e possam estruturar suas ideias de maneira criativa e informada.
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