Versos Ancestrais: Conhecendo a Cultura Indígena

Desenvolvida por: Wilda … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História, Língua Portuguesa, Artes
Temática: Cultura Indígena e Diversidade Cultural

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para explorar de forma colaborativa a cultura de diferentes povos indígenas do Brasil. O objetivo é promover a compreensão e o respeito pelas tradições e lendas indígenas, incentivando a valorização da diversidade cultural presente em nosso país. Cada grupo escolherá uma tribo específica para pesquisar suas tradições e lendas, e, a partir disso, criarão um poema que deverá refletir as histórias e valores descobertos durante a pesquisa. Ao final da atividade, os alunos irão apresentar seus poemas para a turma, promovendo uma rica troca de conhecimento e aprendizagem coletiva. Essa experiência prática não só enriquece o entendimento cultural, mas também melhora as habilidades de escrita e expressão oral dos alunos, incentivando a criatividade e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda sobre a diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil, valorizando as diferenças e ampliando o respeito pelas tradições ancestrais. Ao criar um poema inspirado nas lendas e na cultura de uma tribo específica, os alunos irão aprimorar suas habilidades de pesquisa e escrita criativa, além de fortalecerem a comunicação oral por meio da apresentação final. Ademais, os alunos serão motivados a trabalhar de forma colaborativa, reforçando a importância do trabalho em equipe e da aprendizagem mútua.

  • Compreender e valorizar a diversidade cultural indígena no Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e escrita criativa.
  • Fortalecer a capacidade de trabalho em equipe entre os alunos.
  • Aprimorar a comunicação oral por meio de apresentações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03HI03: Compreender que a diversidade da cultura indígena se reflete nas diversas manifestações culturais e tradições do Brasil.
  • EF03LP22: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, textos orais ou escritos de acordo com os contextos de produção.
  • EF03AR02: Experimentar fazer de conta como forma de exercício do imaginário, adotando papéis sociais, personagens, e cenários fictícios.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade visa proporcionar aos alunos uma visão abrangente sobre a cultura indígena brasileira, por meio da pesquisa de tradições, valores, e lendas. Essa pesquisa culminará com a produção de um poema, que deverá ser inspirado no material coletado pelos alunos. A experiência permite explorar não apenas o conteúdo histórico-cultural, mas também reforça o ensino de Língua Portuguesa, preparando os alunos para uma apresentação oral articulada e criativa.

  • Pesquisa sobre tribos indígenas brasileiras e suas tradições.
  • Produção de poema baseado em lendas indígenas.
  • Apresentação oral dos poemas criados pelos grupos.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade combina pesquisa teórica com aplicação prática, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. Os alunos serão incentivados a trabalhar em grupos, facilitando o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de colaboração enquanto exploram a cultura indígena por meio de diferentes fontes de pesquisa. A criação do poema proporciona uma oportunidade para que eles usem sua criatividade e conhecimentos adquiridos, culminando com a apresentação oral que reforça a expressão verbal e a autoconfiança.

  • Divisão em grupos para pesquisa colaborativa.
  • Uso de fontes diversas para a coleta de informações.
  • Criação de um poema inspirado nas pesquisas.
  • Apresentação oral dos poemas realizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Cada aula tem objetivos específicos que conduzem os alunos gradualmente da pesquisa à apresentação, assegurando-se de que todos os aspectos planejados sejam abordados sem pressa, permitindo a internalização de novos conhecimentos e habilidades por parte dos alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos. Pesquisa sobre uma tribo indígena escolhida por cada grupo.
  • Aula 2: Criação do poema pelos grupos e apresentação oral dos poemas à turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo e no envolvimento dos alunos em cada etapa. Serão considerados critérios como o empenho durante a pesquisa, a criatividade e a coerência no poema criado e a clareza e confiança durante a apresentação oral. Exemplos de avaliação incluem: verificar se o grupo pesquisou informações relevantes e corretas sobre a tribo escolhida, se o poema reflete as tradições e lendas estudadas, e se a apresentação foi clara, articulada e atendeu aos critérios de respeito e valorização das culturas indígenas.

Materiais e ferramentas:

Para a condução desta atividade, serão utilizados diversos recursos educacionais, que apoiarão os alunos na pesquisa e na criação de seus poemas. A diversidade nos materiais e referências incentiva uma compreensão mais rica e ampla das tradições indígenas e fornece bases sólidas para a reflexão e a transformação do conhecimento em uma produção criativa e significativa.

  • Livros e materiais didáticos sobre cultura indígena.
  • Acesso à internet e computadores para pesquisa.
  • Materiais de escrita e arte para a criação dos poemas.
  • Projetor ou lousa digital para apresentação dos poemas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo