Entrevista Imaginária com Famosos

Desenvolvida por: Maríli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Oralidade e Improvisação

A atividade 'Entrevista Imaginária com Famosos' tem como propósito principal desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Os alunos irão se dividir em duplas e escolher um personagem famoso de suas preferências para entrevistar. A dupla deverá realizar uma pesquisa prévia sobre a vida e as realizações do escolhido, desenvolvendo um roteiro de perguntas que guiará a entrevista. Durante a apresentação, um aluno representará o entrevistador, enquanto o outro atuará como o personagem famoso no formato de improviso, ou seja, sem roteiro. Esta dinâmica busca explorar a criatividade e permitir que os alunos pratiquem a oralidade em um ambiente de aprendizado divertido e lúdico. As entrevistas serão apresentadas para toda a turma, promovendo também a interação em grupo e o fortalecimento da autoconfiança dos alunos, além de romper barreiras do medo de falar em público.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no aprimoramento das habilidades de comunicação oral de maneira criativa e colaborativa. Os alunos serão incentivados a pesquisar e desenvolver conteúdos relevantes sobre a figura escolhida, melhorando suas competências em busca e seleção de informações. Além disso, a atividade visa fomentar a habilidade de improvisação, que é crucial para o desenvolvimento do pensamento rápido e da adaptação a diferentes contextos, competências essenciais em diversas situações comunicativas futuras.

  • Promover o uso responsável e crítico da informação.
  • Estimular a capacidade de improvisação.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e expressividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange diferentes áreas do conhecimento que estão integradas para proporcionar uma experiência de aprendizado mais completa. A pesquisa de informações sobre o personagem escolhido requer habilidades de leitura e interpretação, ao passo que o formato de entrevista improvisada aborda aspectos de expressão corporal e verbal. Além disso, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades críticas ao selecionar o que é relevante para suas entrevistas, considerando a perspectiva do público-alvo durante a apresentação.

  • Pesquisa e seleção de informações de fontes diversificadas.
  • Desenvolvimento de roteiro de perguntas.
  • Técnicas de improvisação e oralidade.

Metodologia

A metodologia adotada envolve a educação colaborativa e prática, onde os alunos trabalham em duplas para explorar suas ideias e trocar feedbacks. O método da aprendizagem ativa será enfatizado, incentivando os alunos a se envolverem ativamente em sua aprendizagem por meio de pesquisa e criação de seus materiais de apresentação. A prática do improviso servirá para os alunos experimentarem e expressarem seus conhecimentos de forma espontânea, aprimorando sua confiança e habilidades de comunicação em um ambiente descontraído e encorajador.

  • Trabalho em duplas.
  • Aprendizagem por pesquisa.
  • Atividades de improvisação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está definido para ser realizado em uma aula de 60 minutos, dividida em duas partes principais. A primeira consiste na preparação e pesquisa das informações sobre o personagem a ser entrevistado; a segunda é a apresentação das entrevistas para a turma, que permitirá aos pares um espaço para o feedback imediato.

  • Aula 1: Organização das duplas e pesquisa sobre o personagem (30 minutos)
  • Aula 2: Apresentação das entrevistas para a turma (30 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na observação contínua do professor, considerando critérios específicos como a habilidade de comunicação, a postura corporal e a capacidade de improvisação dos alunos. O professor deve avaliar como os alunos se comportam enquanto são entrevistadores e entrevistados, observando o respeito aos turnos de fala, a coerência das perguntas e a capacidade de resposta rápida. A avaliação também levará em conta o trabalho em equipe e a qualidade do roteiro de perguntas desenvolvido. Exemplos de aspectos avaliativos incluem a clareza na comunicação, a relevância das perguntas e a criatividade na interpretação do personagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples e devem incluir materiais que incentivem a pesquisa e criatividade dos alunos. Tais recursos apoiarão tanto a fase de preparação quanto a de apresentação, proporcionando um ambiente que estimule a interação e o aprendizado lúdico.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Caderno e caneta para anotações.
  • Espaço para apresentação (sala com disposição para a apresentação oral).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo