Detetives de Notícias

Desenvolvida por: Shirla… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura crítica e análise de textos jornalísticos

A atividade 'Detetives de Notícias' tem como objetivo desenvolver a leitura crítica e a consciência sobre as escolhas de linguagem em textos jornalísticos. Divididos em grupos, os alunos recebem cópias de diferentes reportagens para identificar as escolhas do autor que influenciam a percepção do leitor. Após uma análise de 20 minutos, os grupos apresentarão suas observações em uma roda de debate. A atividade busca fomentar a atitude crítica sobre a imparcialidade nos textos e as intenções autorais, alinhando-se à habilidade EF06LP01 da BNCC, desenvolvendo a capacidade de reconhecer a parcialidade e as intenções nos textos, além de fortalecer a competência de reflexão crítica ao articular suas análises.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são criar oportunidades para que os alunos desenvolvam a habilidade de leitura crítica através da análise de textos jornalísticos. Ao focar na identificação das escolhas do autor e seus efeitos na percepção do leitor, a atividade visa cultivar a habilidade de reflexão crítica e a conscientização das práticas de escrita próprias, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.

  • Desenvolver a capacidade de leitura crítica e analítica de textos jornalísticos.
  • Reconhecer e discutir as escolhas de estilo do autor e suas intenções.
  • Estimular a reflexão sobre a imparcialidade e afirmações subjetivas em textos informativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP01: Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.
  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
  • EF69LP29: Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado na análise de linguagem em textos jornalísticos, com foco nos elementos que influenciam a interpretação do leitor. Os alunos serão incentivados a identificar intenções autorais, discutir elementos de estilo, e explorar a subjetividade nas notícias, construindo uma leitura crítica e reflexiva ao longo do processo.

  • Análise de textos jornalísticos diversos.
  • Identificação de escolhas de estilo e linguagem.
  • Discussão sobre parcialidade e imparcialidade.

Metodologia

A metodologia proposta envolve trabalho colaborativo e aprendizagem por investigação. Os alunos trabalharão em grupos, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação e cooperação. A discussão em roda de debate será uma ferramenta chave para facilitar a troca de ideias e promover o pensamento crítico entre os alunos.

  • Trabalho em grupo para análise textual.
  • Roda de debate para discussão e compartilhamento de ideias.
  • Uso de mapas mentais para estruturar a análise.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está devidamente organizado para maximizar o engajamento dos alunos e a eficácia da aprendizagem em um período de 2 horas distribuídas ao longo de 2.4 aulas de 50 minutos. A estruturação apropriada das atividades e intervalos permitirá uma experiência de aprendizado eficaz que incentivará o envolvimento contínuo.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação de grupos.
  • Aula 2: Análise dos textos em grupo e debate.
  • Aula 3 (20 minutos): Encerramento com reflexões finais e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na observação contínua e criteriosa das atividades dos alunos ao longo do processo. Serão considerados aspectos como participação, capacidade de análise crítica, qualidade das contribuições no debate e a habilidade em justificar suas avaliações sobre os textos. Especificamente, os alunos serão avaliados pelo uso do pensamento crítico ao identificar o propósito e o estilo do autor, a habilidade em articular argumentos coerentes e fundamentados durante o debate, e a capacidade de colaboração dentro dos grupos. Exemplos de boas práticas a serem observadas incluem a identificação precisa de elementos de linguagem de persuasão em um texto e contribuições significativas que movimentem a discussão de maneira construtiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade compreendem materiais como textos jornalísticos selecionados com diversos graus de parcialidade e subjetividade, além de materiais complementares como dicionários e ferramentas digitais para a elaboração de mapas mentais. Esses recursos apoiarão a análise crítica e facilitarão a compreensão dos contextos de produção.

  • Cópias de reportagens jornalísticas.
  • Dicionários de língua portuguesa.
  • Flips charts ou quadros para a apresentação dos grupos.

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