Desvendando Fake News: Detetives da Verdade

Desenvolvida por: Flavia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Identificação e combate a Fake News

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão transformados em detetives da verdade. A proposta é que eles aprendam a identificar fake news, desenvolvendo habilidades críticas e analíticas por meio da diferenciação entre artigos reais e falsos. Os estudantes serão incentivados a verificar fontes, validar a data de publicação, conferir a autoria e comparar diversas fontes de informação. O propósito desta iniciativa é fortalecer a capacidade dos alunos de reconhecer e combater notícias falsas de maneira prática, envolvente e educativa. A atividade busca, através de métodos interativos e colaborativos, fomentar uma maior consciência crítica em relação ao conteúdo consumido e compartilhado nas redes sociais e outros meios de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade centram-se em proporcionar aos alunos ferramentas para desenvolver a capacidade crítica de reconhecer e analisar notícias. A intenção é capacitar os alunos a identificar características de notícias falsas, desenvolver um senso crítico em relação à veracidade da informação e entender a importância da apuração de dados antes de compartilhar conteúdos. Além disso, a atividade visa estimular a reflexão sobre o impacto das fake news na sociedade e promover a responsabilidade no consumo e disseminação de informação.

  • Capacitar os alunos a diferenciar notícias verdadeiras de fake news.
  • Desenvolver habilidades de verificação de fontes e informações.
  • Promover a reflexão sobre o impacto das fake news na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP17: Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).
  • EF09LP01: Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.
  • EF09LP03: Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação princípio etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade visa abordar tópicos essenciais para a compreensão e análise crítica das fake news. Os alunos serão apresentados à metodologia de análise de textos jornalísticos e publicitários, com foco na identificação de viés e na verificação de fontes de informação. Serão exploradas as diversas características de notícias falsas, como a manipulação de imagens e dados, e a prática de elaboração de artigos de opinião, incentivando a argumentação e adaptação aos diferentes contextos de produção textual.

  • Diferenciação entre notícias reais e falsas.
  • Verificação de fontes e informações.
  • Características de fake news.
  • Produção de artigos de opinião.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada nesta atividade é voltada para a prática e a experiência colaborativa. Os alunos trabalharão em grupos para analisar diferentes textos, verificar a veracidade de informações e discutir suas conclusões. A atividade será conduzida por meio de debates orientados, pesquisas em sala de aula e atividades práticas de análise textual. O uso de recursos digitais será incentivado para a pesquisa e validação de informação, permitindo aos alunos explorar novas ferramentas de checagem de dados.

  • Trabalho em grupo com análise de textos.
  • Debates orientados.
  • Pesquisas práticas em sala de aula.
  • Uso de recursos digitais e ferramentas de checagem.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma planejado divide a atividade em 12 aulas de 50 minutos, totalizando 10 horas. A sequência de aulas foi desenhada para conduzir os alunos de uma introdução ao tema, passando por análises práticas e reflexões sobre o impacto das fake news, até a produção de um conteúdo que aplica o conhecimento adquirido. Esse esquema oferece um balanceado ciclo de introdução, prática, discussão e produção.

  • Aula 1: Introdução à temática de fake news e sua relevância.
  • Aula 2: Apresentação de notícias falsas e verdadeiras.
  • Aula 3: Técnicas de verificação de informações e fontes.
  • Aula 4: Comparação entre diferentes fontes de informação.
  • Aula 5: Análise guiada de artigos noticiosos.
  • Aula 6: Discussão em grupo sobre impactos das fake news.
  • Aula 7: Atividade prática de análise crítica de textos.
  • Aula 8: Elaboração de estratégia para combater fake news.
  • Aula 9: Produção de artigo de opinião.
  • Aula 10: Revisão e apresentação dos artigos de opinião.
  • Aula 11: Debate sobre a responsabilidade nas redes sociais.
  • Aula 12: Avaliação e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação dos alunos será conduzida de forma contínua e diversificada, incluindo a observação da participação em discussões e debates, a qualidade das análises feitas durante as aulas práticas e a elaboração de um artigo de opinião como projeto final. Este artigo deve demonstrar a capacidade de identificar fake news e utilizar argumentos sólidos para defender uma posição. Os critérios de avaliação englobam a originalidade, clareza, coesão e a precisão na verificação e utilização de fontes. Além disso, será avaliada a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e contribuir positivamente nas discussões e atividades práticas. Exemplos de critérios incluem a habilidade em questionar a veracidade de informações apresentadas e a eficácia na defesa de suas conclusões por meio de argumentos bem fundamentados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, uma diversidade de recursos será empregada, incluindo meios digitais e impressos. O intuito é proporcionar um ambiente de aprendizado rico e multifacetado que permita aos alunos explorar diferentes meios de análise e verificação de informação. A utilização de artigos previamente selecionados, junto com o acesso a bibliotecas digitais e ferramentas de pesquisa online, garante um acesso amplo ao material necessário para a execução das atividades propostas.

  • Artigos impressos e digitais.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Projetor para apresentações.
  • Ferramentas de verificação de fatos online.
  • Materiais para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo