Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio irão explorar as ideias centrais do Iluminismo e como essas ideias catalisaram transformações sociais e econômicas significativas. Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo será encarregado de pesquisar sobre um filósofo iluminista específico. Em seguida, deverão apresentar suas descobertas de maneira criativa, utilizando-se de dramatizações, cartazes ilustrativos ou outras formas artísticas. Após as apresentações, organizar-se-á uma roda de debate para discutir a relevância das ideias iluministas na sociedade contemporânea. Esta atividade prática visa não apenas a ampliação do conhecimento histórico, mas também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, crítica e apresentação.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar o aprofundamento no estudo do Iluminismo, ampliar a compreensão das suas principais ideias e fomentar a habilidade de análise crítica sobre os impactos históricos e atuais dessas ideias. Busca-se também incentivar a habilidade de comunicação, tanto na escrita quanto na expressão oral através das apresentações criativas. Por meio da atividade, pretende-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais sólida das interconexões entre passado e presente e valorizem o pensamento crítico e a liberdade de expressão, pilares do Iluminismo.
O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo detalhado dos principais filósofos iluministas e suas contribuições para o pensamento moderno. Os alunos irão se aprofundar nos conceitos de razão, liberdade, progresso e seus desdobramentos históricos como a Revolução Francesa e o liberalismo econômico. Este estudo visa proporcionar uma base sólida de compreensão sobre a origem das ideias iluministas e seu reflexo em eventos subsequentes da história mundial.
A metodologia adotada busca integrar a pesquisa ativa com formas criativas de expressão, permitindo aos alunos explorarem e apresentarem as ideias iluministas de maneira inovadora. Ao dividir os alunos em grupos, promove-se a colaboração e trocas de ideias, fundamentais para a construção do conhecimento coletivo. As dramatizações ou elaboração de cartazes estimulam o uso de múltiplas linguagens, contribuindo para um aprendizado mais significativo e enriquecedor.
O cronograma de atividades foi planejado para ser executado em quatro aulas de 30 minutos, totalizando duas horas. Esta estrutura garante tempo suficiente para discussão, pesquisa, produção e apresentação dos trabalhos, além do espaço para reflexão durante o debate final. Desta forma, promove-se uma gestão eficiente do tempo, assegurando que todos os objetivos pedagógicos sejam atendidos.
A avaliação dos alunos será contínua e observacional, considerando todo o processo de pesquisa, criatividade nas apresentações e participação no debate. Serão observados os seguintes critérios: a profundidade e relevância da pesquisa realizada, a clareza e criatividade durante a apresentação, a capacidade de argumentação e reflexão crítica demonstrada durante o debate. Exemplos de avaliação incluem: atribuição de notas para a participação em grupo e individual, e autoavaliação onde os alunos refletem sobre seu próprio aprendizado e contribuição para o grupo.
Os recursos disponibilizados para esta atividade incluem materiais diversificados que irão enriquecer a pesquisa e criatividade dos alunos. A diversidade de ferramentas busca atender diferentes formas de expressão e suportar diversas modalidades de aprendizagem, garantindo acessibilidade e inclusividade no processo pedagógico.
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