Coro das Cantigas

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Musicalidade e Expressão Corporal

A atividade 'Coro das Cantigas' visa desenvolver nos alunos habilidades de oralidade e musicalidade por meio da interação com cantigas de roda. Os alunos escolherão canções ou cantigas conhecidas e, sob orientação do professor, cantarão em coro respeitando ritmo e melodia. A atividade promove a criação de movimentos ou coreografias para acompanhar as canções, estimulando a expressão corporal e fortalecendo o trabalho em grupo. O ambiente acolhedor e lúdico da atividade é essencial para desenvolver confiança e integração entre os alunos, especialmente em períodos iniciais como a semana de acolhida.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são incentivar a precisão na oralidade ao cantar, promover a memorização natural de textos musicais e desenvolver a habilidade de seguir ritmos e melodias. Ao explorar as cantigas, os alunos também exercitam a escuta ativa e a observação de entonações, habilidades importantes para o processo de alfabetização. Além disso, essa proposta procura aumentar o envolvimento dos alunos com a cultura popular e enriquecer o repertório cultural individual de cada um.

  • Desenvolver a oralidade e entonação
  • Promover a memorização de canções
  • Explorar ritmo e melodia na execução musical

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF02LP15: Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da aula se concentra em desenvolver habilidades musicais e comunicativas por meio do canto coletivo. Os alunos deverão escolher cantigas populares, praticando a escuta e a aprendizagem de novos textos musicais. A execução e a criação de movimentos coreográficos simples complementam o conteúdo, proporcionando uma vivência artística rica e ampliando a compreensão cultural das canções.

  • Escolha de cantigas populares
  • Execução de cantigas com ritmo e melodia
  • Desenvolvimento de coreografias simples

Metodologia

A metodologia aplicada enfatiza a pedagogia ativa, onde a participação dos alunos é fundamental. A prática coletiva proporciona um ambiente seguro e colaborativo, permitindo que os alunos aprendam uns com os outros. Essa abordagem prática atrás autenticidade e motivação para a atividade, pois a música é um elemento naturalmente envolvente e exerce atração sobre as crianças. As intervenções do professor têm como foco guiar e apoiar a integração musical e corporal, garantindo que todos participem e respeitem os colegas.

  • Participação ativa e canto em grupo
  • Criação e integração de movimentos
  • Intervenção orientadora do professor

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído de forma a permitir uma introdução gradual ao tema e uma prática ativa. Na primeira aula, os alunos serão apresentados às cantigas, farão escolhas em grupo e ensaiarão as canções. A segunda aula será dedicada à execução integral, com foco na criação de movimentos corporais e na apresentação. Esse cronograma assegura que os alunos tenham tempo suficiente para apreender e se expressar confortavelmente nas propostas.

  • Apresentação e seleção de cantigas, ensaio inicial
  • Execução, introdução de coreografia e apresentações

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua e formativa, observando o envolvimento, a participação e a evolução dos alunos durante as aulas. Durante as atividades, o professor acompanhará o progresso na capacidade de seguir o ritmo e a melodiosidade, além da criatividade e empenho nas coreografias. Exemplos de critérios incluem a habilidade de cantar em conjunto, a contribuição para ideias de movimentos e a capacidade de respeitar e acompanhar o ritmo das cantigas. Observações individuais e feedbacks serão dados para encorajar o esforço e a colaboração.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais básicos que incentivam o envolvimento musical e corporal. Assim, a escolha por materiais lúdicos, como instrumentos de percussão simples, leva em consideração o caráter prático e envolvente da atividade. Esses recursos são pensados para apoiar a prática de forma acessível e estimulante, promovendo uma experiência educacional completa.

  • Letra impressa das canções
  • Instrumentos musicais simples (pandeiros, tambores)
  • Espaço amplo para movimento e dança

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo