Aventura Criativa na Terra dos Monstros

Desenvolvida por: Elisan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Narrativas Ficcionais

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental criarão narrativas ficcionais em formato de jogos, explorando um cenário fictício cheio de monstros amigáveis. A atividade incentiva a criatividade e o desenvolvimento de habilidades de escrita, permitindo que as crianças criem personagens, aventuras e diálogos. Trabalhando em pequenos grupos, cada aluno contribuirá com parte da história, utilizando marcadores de tempo e espaço para estruturar a narrativa. Ao final, as histórias serão compartilhadas e discutidas com a classe, destacando o uso de descrições detalhadas e a expressão criativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar a criatividade dos alunos e desenvolver suas habilidades de narrativa escrita. Através da criação conjunta de histórias, os alunos aprenderão a organizar suas ideias em um texto coeso e coerente, empregando marcadores temporais e espaciais para dar estrutura e fluência ao enredo. Além disso, eles desenvolverão a habilidade de descrever eventos e personagens com detalhes vívidos, colaborando para a construção de uma narrativa conjunta que reflete uma compreensão dos elementos básicos de uma boa história.

  • Desenvolver criatividade através da criação de narrativas ficcionais.
  • Aprimorar habilidades de escrita e organização de ideias.
  • Incentivar a colaboração em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra na criação de uma narrativa ficcional colaborativa, abordando a construção de personagens e enredos em um cenário imaginário. Ao longo do processo, os alunos aprenderão técnicas de organização do texto e o uso de descrições detalhadas que enriquecem a escrita e tornam a leitura mais envolvente e significativa. A ênfase está em como a construção de um ambiente imaginário pode abrir caminho para o desenvolvimento de histórias interdependentes, criadas com autonomia pelos grupos de alunos.

  • Criação de personagens e enredo.
  • Estruturação de textos com início, meio e fim.
  • Uso de descrições detalhadas em narrativas.

Metodologia

A metodologia empregada se fundamenta no trabalho colaborativo e na experimentação criativa, onde os alunos exploram suas ideias em grupos pequenos. Este método não apenas promove a interação social e o trabalho em equipe, mas também permite que cada aluno expresse sua própria perspectiva dentro da narrativa coletiva. O professor atuará como facilitador, oferecendo suporte e orientação para que as crianças possam desenvolver suas narrativas com confiança e clareza de propósito.

  • Trabalho em pequenos grupos.
  • Exploração de ideias criativas.
  • Orientação e facilitação do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado em quatro encontros de 60 minutos, durante os quais os alunos passarão por todas as etapas do processo de criação de narrativas ficcionais. Este cronograma cuidadosamente planejado garante que os alunos tenham tempo para planejar, criar, revisar e apresentar suas histórias, promovendo uma compreensão abrangente dos conceitos de escrita criativa, além de permitir um feedback detalhado e o refinamento contínuo das habilidades de escrita.

  • Aula 1 da atividade: Introdução ao cenário e formação dos grupos.
  • Aula 2 da atividade: Desenvolvimento dos personagens e enredo.
  • Aula 3 da atividade: Estruturação e escrita das partes individuais da história.
  • Aula 4 da atividade: Apresentação e discussão das histórias desenvolvidas.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua contribuição individual para a narrativa coletiva, observando-se a criatividade, coesão e coerência de suas partes da história, bem como o uso de descrições detalhadas. A avaliação envolverá autoavaliação, avaliação por pares e feedback do professor. Exemplo de critério: a clareza na descrição dos personagens e na construção das sequências de eventos será avaliada, incentivando a reflexão sobre o que poderia ser melhorado ou expandido no texto.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais básicos de escrita e tecnologia específica que facilitará tanto a criação quanto a apresentação das histórias. Garantir que os alunos tenham acesso a esses recursos será essencial para que possam explorar suas capacidades criativas ao máximo, resultando em narrativas ricas e envolventes.

  • Papéis e canetas para anotações.
  • Acesso a ferramentas digitais para pesquisa e escrita.
  • Materiais visuais de apoio, como imagens de monstros amigáveis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo