Exploradores do Fogo Primitivo

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Domínio e Impacto do Uso do Fogo pelos Primeiros Humanos

Nesta atividade mãos-na-massa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental irão simular a vivência dos primeiros humanos que aprenderam a dominar o fogo. Será criada uma cena histórica em que os alunos deverão construir uma fogueira utilizando materiais inofensivos, discutindo as dificuldades e os benefícios do uso do fogo naquela época. A atividade terá como foco a construção do conhecimento sobre as transformações que o domínio do fogo trouxe para as primeiras comunidades humanas. Após a montagem da simulação da fogueira, haverá uma roda de debate para que os alunos possam compartilhar suas impressões e discutirem sobre o impacto do fogo na vida humana, abordando questões como aquecimento, proteção contra predadores e desenvolvimento culinário. Assim, os estudantes poderão compreender, de maneira prática e contextualizada, como o fogo influenciou a evolução social e cultural da humanidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão significativa sobre a importância histórica do domínio do fogo. Por meio da reconstrução e simulação prática, os alunos são incentivados a explorar e refletir sobre as transformações sociais e culturais causadas por essa descoberta e as interações entre os seres humanos e a natureza.

  • Refletir sobre as transformações sociais e culturais causadas pelo domínio do fogo.
  • Compreender as interações entre seres humanos e a natureza na pré-história.
  • Identificar o impacto do fogo na vida das primeiras comunidades humanas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
  • EF04HI02: Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
  • EF04HI04: Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

Conteúdo Programático

Ao abordar o conteúdo programático relacionado ao domínio do fogo, os alunos terão a oportunidade de estabelecer conexões entre as práticas dos ancestrais e as formas modernas de viver. O conteúdo explora a introdução das primeiras práticas culturais relevantes para a evolução das civilizações humanas, destacando o papel do fogo como catalisador de mudanças cruciais no modo de vida.

  • Histórico do domínio do fogo na pré-história.
  • A importância do fogo para segurança, culinária e convívio social.
  • Interação entre humanos e meio ambiente na pré-história.

Metodologia

A metodologia incorpora aprendizagem ativa e exploração prática, permitindo aos alunos vivenciar as dificuldades e benefícios do uso do fogo pelos primeiros humanos. Isso se dá por meio de trabalhos em grupo, simulação de contexto histórico e debates, criando um ambiente em que os alunos possam adquirir conhecimento de maneira integrada e vivencial.

  • Simulação de construção de fogueira com materiais inofensivos.
  • Discussões em grupo sobre impactos históricos do fogo.
  • Debate reflexivo em roda de conversa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em três sessões de 50 minutos, organizadas de modo a permitir que os alunos gradualmente mergulhem no tema, participem da simulação e explorem suas reflexões por meio de debates. Essa estrutura facilita a apropriação dos conceitos ao longo das duas horas dedicadas à atividade.

  • Aula 1: Introdução ao tema e exploração teórica sobre a importância do fogo.
  • Aula 2: Construção da simulação de uma fogueira e discussão dos desafios enfrentados.
  • Aula 3: Roda de debate e compartilhamento de impressões sobre o impacto do fogo.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada de forma contínua e processual. Durante as aulas, serão observados o engajamento, a capacidade de trabalhar em grupo e a participação dos alunos nas discussões. Os alunos também serão convidados a produzir um breve relato escrito ou desenho sobre o que aprenderam e como percebem o impacto do fogo na vida humana. Critérios como clareza, criatividade, e capacidade de relacionar o conteúdo aprendido com a prática representam indicadores-chave para a avaliação qualitativa. Exemplos incluem a coerência nas argumentações apresentadas nas discussões e a originalidade nas produções individuais, escritos ou desenhos, que ilustram suas reflexões.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados privilegiam a segurança e a viabilidade da simulação, assegurando que os alunos possam manejar materiais de forma autônoma e segura. Materiais didáticos auxiliares, como vídeos ou imagens, também serão utilizados para contextualizar e enriquecer a experiência educativa.

  • Gravetos artificiais, papel celofane para simular chamas.
  • Vídeos ou imagens sobre o uso do fogo na pré-história.
  • Materiais para registro, como folhas e lápis para desenhos ou textos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo