Jornal da Sala - Especial de Férias

Desenvolvida por: Mayara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção e Análise de Textos Jornalísticos

Nesta atividade, os alunos irão colaborar para desenvolver um jornal da classe abordando suas experiências de férias. Inicialmente, eles serão organizados em grupos, cada um responsável por uma seção do jornal, como entrevista, crônica e reportagens. Os alunos pesquisarão e discutirão diferentes estilos de textos jornalísticos, compreenderão suas funções sociais, e identificarão onde circulam e seus públicos alvo. O foco principal será a localização de informações explícitas nos textos e a troca de feedback entre eles para aprimorar as habilidades comunicativas individuais e coletivas. Este processo estimulará a criatividade e a cooperação, proporcionará uma compreensão mais profunda dos textos jornalísticos e a sua importância na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade dos alunos de compreenderem e produzirem textos jornalísticos, a importância destes textos na sociedade e como eles são veiculados. Através desta atividade prática, os alunos serão capazes de identificar a função social dos textos, saberão localizar informações explícitas e aprenderão a trabalhar em equipe. Além disso, a atividade visa estimular a comunicação eficaz, tanto oral quanto escrita, e promover o pensamento crítico na análise do meio de comunicação.

  • Compreender a função dos textos jornalísticos na sociedade.
  • Desenvolver habilidades de comunicação escrita e oral.
  • Identificar informações explícitas em diferentes tipos de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração de diferentes estilos de textos jornalísticos, suas características e funções. A atividade também inclui práticas de leitura e análise de textos, com enfoque em textos narrativos e crônicas, destacando a importância das informações explícitas e a maneira adequada de transmiti-las ao público.

  • Estudo de diferentes estilos de textos jornalísticos: notícia, reportagem, entrevista, crônica.
  • Análise da função social dos textos jornalísticos.
  • Leitura e interpretação de textos narrativos.

Metodologia

A metodologia adotada visa envolver os alunos em atividades práticas e colaborativas. Através da formação de grupos, os alunos irão experimentar a produção de diferentes tipos de textos jornalísticos. As etapas incluirão pesquisa, escrita, edição e apresentação de seus trabalhos, promovendo constantes debates e trocas de feedback entre eles. Isso será complementado por discussões guiadas sobre a estrutura e função dos textos jornalísticos.

  • Trabalho em grupo para produção de textos.
  • Pesquisas e discussões em sala de aula.
  • Feedback coletivo e debates em roda de conversas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em duas etapas de 60 minutos cada. Na primeira aula, o foco será a introdução aos textos jornalísticos e a divisão de grupos, enquanto a segunda aula será dedicada à produção dos textos e à apresentação e feedback. Este planejamento garante a cobertura de todos os tópicos dentro do tempo disponível.

  • Aula 1: Introdução aos textos jornalísticos e formação de grupos.
  • Aula 2: Produção e apresentação dos textos, além de feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, refletindo a participação dos alunos nas atividades propostas. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade de trabalhar em grupo, a qualidade dos textos produzidos, a correta identificação e localização de informações explícitas e a efetiva comunicação das ideias. Cada grupo será avaliado com base na clareza, coerência e criatividade na abordagem temática de seus textos. Exemplos de avaliação incluem a análise de como o grupo estruturou sua notícia ou crônica, o uso apropriado da linguagem jornalística e a originalidade na apresentação de suas histórias.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais que facilitem a pesquisa e a produção dos textos jornalísticos. Além disso, recursos tecnológicos e audiovisuais podem enriquecer o processo de aprendizagem, proporcionando ferramentas para edição de textos e apresentação. A utilização de exemplos reais de jornais e revistas auxiliará na contextualização da atividade.

  • Papéis e canetas para escrita.
  • Acesso a jornais e revistas.
  • Recursos audiovisuais para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo