A atividade tem por objetivo introduzir os alunos do 8º ano à prática do Slam Poetry, um formato de competição poética que valoriza a performance e o impacto oral das palavras. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criar poesias autorais, focando em ritmos, entonações e emoção na oralidade. A proposta é realizar um evento interno, onde cada aluno apresentará seu poema para a turma, promovendo a confiança ao falar em público e a apreciação das diferentes expressões culturais e pessoais. Além de trabalhar a oralidade, a atividade enfatiza o respeito pelas perspectivas e estilos individuais, impulsionando uma comunidade escolar mais inclusiva e plural. A apresentação poética não só aprimorará as habilidades de comunicação dos alunos, como também lhes proporcionará um senso de realização pessoal e coletiva.
O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é fomentar a capacidade dos alunos de expressarem suas ideias e emoções através da linguagem poética, ao mesmo tempo em que desenvolvem confiança em situações de comunicação oral pública. A atividade do Slam Poetry aborda a valorização das características orais da língua, como ritmo e entonação, essencial para a interação comunicativa eficaz. Ao encorajar os estudantes a criarem suas próprias poesias, a atividade também promove a criatividade e o pensamento crítico, habilidades fundamentais no processo educacional.
O conteúdo programático da atividade foca não só nas técnicas de escrita e análise poética, mas também na prática da declamação e performance oral. A prática da poesia no formato Slam permite que os alunos desenvolvam uma compreensão mais aprofundada de diferentes estruturas poéticas e a importância do som e ritmo no impacto emocional de um poema. Além disso, os estudantes são incentivados a explorar suas próprias vozes e identidades através da escrita criativa. Este componente curricular prepara os alunos para serem comunicadores eficazes e criativos, competentes em expressar suas ideias com emoção e clareza.
A metodologia empregada na atividade de Slam Poetry abrange abordagens participativas e colaborativas. Os alunos serão inicialmente introduzidos ao conceito de Slam através de vídeos e discussões de grupo, para percepção de ritmos e performances impactantes. Durante o processo de criação poética, oficinas de escrita criativa serão realizadas para guiar os alunos na expressão de suas ideias, utilizando metáforas e outras figuras poéticas. A culminação em um evento de apresentação permitirá que os alunos experimentem a interdisciplinaridade entre a literatura e a dramatização, em um ambiente exploratório e de suporte mútuo.
O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para maximizar o envolvimento e aprendizado dos alunos dentro do período de uma hora. A primeira fase envolve uma introdução e discussão sobre Slam Poetry, estabelecendo as bases conceituais para a atividade. Durante a segunda fase, os alunos terão tempo para desenvolver suas poesias com orientação do professor. A última fase será dedicada às apresentações, onde cada aluno declamará sua poesia ao grupo, recebendo feedback imediato e construtivo.
A avaliação será baseada em três critérios principais: conteúdo poético, performance oral e participação. O conteúdo poético será avaliado pela originalidade, uso de figuras de linguagem e clareza na transmissão de ideias. A performance oral focará na projeção de voz, expressividade e adequação ao formato Slam. Por último, a participação será levada em conta, considerando o envolvimento do aluno nas atividades de discussão e feedback dos colegas. Exemplos de avaliação podem incluir a atribuição de notas numéricas para cada critério ou o uso de rubricas descritivas com níveis de desempenho, proporcionando feedback detalhado que incentivará o aprendizado contínuo.
Para apoiar a realização desta atividade, recursos audiovisuais e ferramentas de escrita serão essenciais. O uso de vídeos de apresentações de Slam Poetry ajudará na compreensão de como a performance e o uso da linguagem impactam a interpretação do poema. Blocos de anotações ou computadores com processadores de texto são recomendados para a fase de criação poética, proporcionando aos alunos meios para desenvolver e refinar seu trabalho criativo. Além disso, um espaço adequado para apresentações permitirá que os alunos se movimentem livremente enquanto declamam suas poesias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula