A atividade 'Ritmo das Rimas da Cobra' tem como foco principal desenvolver a percepção das rimas e sonoridades em textos por meio da música 'A cobra não tem pé'. Esta atividade busca sensibilizar as crianças para os elementos sonoros, incentivando-as a identificar rimas e fazer associações criativas, o que contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica e das habilidades artísticas. A turma será dividida em grupos para criar cartazes que ilustrem palavras rimadas e chamativas presentes na música. O aluno TEA, será perguntado sobre em qual grupo deseja participar. Caso, responda que não deseja partivipar de nenhum grupo, será perguntado com qual amigo deseja fazer uma dupla. Se ainda sim, a resposta for nergativa, fará a atividade sozinho, com auxílio da professora, interagindo com os demais, nos momentos oportunos. Durante as apresentações, os alunos explorarão a riqueza sonora e as emoções evocadas pelas rimas, promovendo uma atmosfera de colaboração e expressão artística. Planejada para acontecer em duas aulas de 60 minutos, a atividade não só ensina sobre rimas como também visa aprimorar as habilidades sociais e de comunicação entre os alunos, através de uma abordagem lúdica e interativa.
Os objetivos de aprendizagem dessa atividade centram-se no desenvolvimento da consciência fonológica, através do reconhecimento e uso de rimas e sonoridades em um contexto lúdico e colaborativo. Espera-se que os alunos consigam identificar palavras que rimam e compreender a importância da sonoridade na construção de textos versificados. A atividade busca estimular o gosto pela criatividade e expressão, além de promover a colaboração entre os alunos, incentivando-os a trabalhar em equipe e a respeitar e valorizar as contribuições dos colegas.
O conteúdo programático foca primordialmente no conceito de rima e sonoridade, com ênfase nos elementos que compõem textos poéticos e musicais. Os alunos explorarão como as rimas contribuem para a musicalidade de um texto, aprendendo sobre as conexões que as palavras rimadas promovem. Assim, o conteúdo visa não apenas o reconhecimento desses elementos, mas também o engajamento dos alunos com a linguagem de forma exploratória e divertida, incentivando o uso livre e criativo das palavras e expressões em suas produções.
A metodologia utilizada neste plano de aula será majoritariamente colaborativa e lúdica, ancorada em atividades práticas que fomentem a interação entre os alunos. A partir da escuta atenta da música, os estudantes deverão interagir uns com os outros para identificar rimas e elaborar cartazes. Esta abordagem incentiva a participação ativa e assegura que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que promovem suas habilidades sociais e criativas.
O cronograma da atividade está organizado em um total de duas horas, que serão distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. A estrutura da atividade prevê que cada aula tenha um foco específico com o objetivo de maximizar o engajamento dos alunos e a consolidação dos conceitos abordados. Primeiramente, os estudantes escutarão a música e iniciarão a identificação das rimas. Posteriormente, dedicarão tempo para a elaboração dos cartazes e, por fim, as apresentações dos grupos serão realizadas, permitindo uma reflexão conjunta dos elementos sonoros explorados.
A avaliação dos alunos será contínua e observacional, considerando a participação individual e coletiva durante as atividades em sala de aula. Os critérios de avaliação incluem a capacidade de identificar rimas, a criatividade na elaboração dos cartazes, a cooperação no trabalho em grupo, e a clareza e confiança durante as apresentações. Por exemplo, um aluno que mostra entusiasmo ao identificar rimas ou que contribui ativamente para a criação do cartaz com ideias originais poderá ser elogiado por sua participação. Da mesma forma, a forma como o grupo colabora e apresenta o seu cartaz será avaliada, considerando a distribuição equitativa de responsabilidades entre os membros e a capacidade de envolver a turma durante a apresentação.
Os recursos necessários para a realização da atividade são variados e incluirão materiais tanto auditivos quanto visuais, além de recursos tradicionais de artesanato para a elaboração dos cartazes. A seleção cuidadosa desses materiais é fundamental para garantir que os alunos tenham oportunidade de explorar diferentes formas de expressão e de aplicar seus conhecimentos em um contexto prático e dinâmico.
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