Rimas Divertidas com Parlendas

Desenvolvida por: Jane A… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Interpretação e Recitação de Parlendas

Nesta atividade, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar parlendas conhecidas, ajudando a desenvolver habilidades de memorização e entonação. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, e cada grupo escolherá uma parlenda para recitar. Usando materiais artísticos, eles criarão cartazes ilustrativos da parlenda escolhida. A tarefa proporcionará a integração de artes visuais e expressão oral, promovendo o trabalho em equipe e a criatividade. A culminância da atividade será a apresentação de cada grupo, onde eles vão recitar sua parlenda, enfatizando a entonação e as rimas, cultivando assim a escuta ativa e a comunicação oral.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade de exploração de parlendas são amplos. Em primeiro lugar, visamos incentivar a habilidade de expressão oral dos alunos mediante a recitação de textos com entonação e ritmo adequados. Além disso, a atividade pretende desenvolver nos alunos a capacidade de trabalho em equipe e a colaboração, uma vez que os mesmos terão que dividir tarefas dentro do grupo para completar a proposta. Por fim, pretende-se também estimular a imaginação e a criatividade por meio da elaboração de cartazes utilizando diferentes materiais artísticos.

  • Desenvolver a capacidade de recitar textos com entonação e ritmo.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade através de atividades artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP19: Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está focado no reconhecimento e prática de parlendas, buscando que os alunos compreendam sua estrutura rítmica e melódica. A atividade incorporará elementos da arte visual na construção de cartazes, o que também introduzirá os alunos a métodos de expressão visual complementares à oralidade. Desta maneira, a interconexão entre linguagens verbais e não-verbais será explorada, fortalecendo a competência comunicativa dos estudantes.

  • Reconhecimento e prática de parlendas.
  • Exploração de ritmo e melodia em textos orais.
  • Integração de artes visuais para expressão de conteúdo.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade baseia-se na aprendizagem colaborativa e na abordagem lúdica da expressão oral. Faremos uso de pequenos grupos para incentivar a cooperação e a divisão de tarefas. O professor atuará como facilitador, ajudando cada grupo a manter o foco na atividade e a gerenciar o tempo. As apresentações finais serão uma oportunidade para os alunos se expressarem diante da turma, recebendo feedbacks construtivos que promoverão o autoconhecimento e o respeito mútuo.

  • Aprendizagem colaborativa em pequenos grupos.
  • Produção artística com materiais diversos.
  • Apresentações orais lúdicas e expressivas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado em seis aulas de 40 minutos, proporcionando tempo suficiente para que os alunos assimilem o conteúdo e realizem todas as etapas da atividade. Desde a introdução do tema e escolha das parlendas, passando pela criação dos cartazes e ensaio das apresentações, até culminar nas apresentações para a turma.

  • Aula 1: Introdução ao mundo das parlendas e divisão de grupos.
  • Aula 2: Escolha da parlenda e planejamento dos cartazes.
  • Aula 3: Criação dos cartazes com materiais artísticos.
  • Aula 4: Finalização dos cartazes e início dos ensaios.
  • Aula 5: Continuação dos ensaios e ajustes finais nas apresentações.
  • Aula 6: Apresentação dos grupos e feedback.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no processo tanto quanto no produto final. O professor observará a participação dos alunos durante as sessões de planejamento e criação, avaliando a colaboração e o envolvimento de cada membro do grupo. Durante as apresentações, serão avaliados a clareza da fala, entonação, memorização e a capacidade de seguir a estrutura rítmica da parlenda. Exemplos de critérios específicos incluem a habilidade do aluno em trabalhar em grupo, a criatividade demonstrada nos cartazes e a expressividade na recitação oral.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade englobam uma variedade de materiais artísticos e de escrita que apoiarão a confecção dos cartazes ilustrativos e a preparação das apresentações. Esses materiais são fundamentais para inspirar a criatividade dos alunos e facilitar a visualização do conteúdo oral apresentado.

  • Papel cartão e cartolina para os cartazes.
  • Tintas, pincéis e giz de cera para ilustração.
  • Tesouras e cola para montagem.
  • Cópias impressas de diferentes parlendas para escolha dos grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo