Nesta atividade, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar parlendas conhecidas, ajudando a desenvolver habilidades de memorização e entonação. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, e cada grupo escolherá uma parlenda para recitar. Usando materiais artísticos, eles criarão cartazes ilustrativos da parlenda escolhida. A tarefa proporcionará a integração de artes visuais e expressão oral, promovendo o trabalho em equipe e a criatividade. A culminância da atividade será a apresentação de cada grupo, onde eles vão recitar sua parlenda, enfatizando a entonação e as rimas, cultivando assim a escuta ativa e a comunicação oral.
Os objetivos de aprendizagem para a atividade de exploração de parlendas são amplos. Em primeiro lugar, visamos incentivar a habilidade de expressão oral dos alunos mediante a recitação de textos com entonação e ritmo adequados. Além disso, a atividade pretende desenvolver nos alunos a capacidade de trabalho em equipe e a colaboração, uma vez que os mesmos terão que dividir tarefas dentro do grupo para completar a proposta. Por fim, pretende-se também estimular a imaginação e a criatividade por meio da elaboração de cartazes utilizando diferentes materiais artísticos.
O conteúdo programático está focado no reconhecimento e prática de parlendas, buscando que os alunos compreendam sua estrutura rítmica e melódica. A atividade incorporará elementos da arte visual na construção de cartazes, o que também introduzirá os alunos a métodos de expressão visual complementares à oralidade. Desta maneira, a interconexão entre linguagens verbais e não-verbais será explorada, fortalecendo a competência comunicativa dos estudantes.
A metodologia adotada para esta atividade baseia-se na aprendizagem colaborativa e na abordagem lúdica da expressão oral. Faremos uso de pequenos grupos para incentivar a cooperação e a divisão de tarefas. O professor atuará como facilitador, ajudando cada grupo a manter o foco na atividade e a gerenciar o tempo. As apresentações finais serão uma oportunidade para os alunos se expressarem diante da turma, recebendo feedbacks construtivos que promoverão o autoconhecimento e o respeito mútuo.
O cronograma é estruturado em seis aulas de 40 minutos, proporcionando tempo suficiente para que os alunos assimilem o conteúdo e realizem todas as etapas da atividade. Desde a introdução do tema e escolha das parlendas, passando pela criação dos cartazes e ensaio das apresentações, até culminar nas apresentações para a turma.
A avaliação será contínua e formativa, focando no processo tanto quanto no produto final. O professor observará a participação dos alunos durante as sessões de planejamento e criação, avaliando a colaboração e o envolvimento de cada membro do grupo. Durante as apresentações, serão avaliados a clareza da fala, entonação, memorização e a capacidade de seguir a estrutura rítmica da parlenda. Exemplos de critérios específicos incluem a habilidade do aluno em trabalhar em grupo, a criatividade demonstrada nos cartazes e a expressividade na recitação oral.
Os recursos para esta atividade englobam uma variedade de materiais artísticos e de escrita que apoiarão a confecção dos cartazes ilustrativos e a preparação das apresentações. Esses materiais são fundamentais para inspirar a criatividade dos alunos e facilitar a visualização do conteúdo oral apresentado.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula